-
Letra A
A forma de levantar um peso e a massa do trabalhador com relação à do objeto devem ser observadas para se evitar danos à coluna
-
Por favor alguem sabe porque a c esta errada?
-
Acredito que a questão foi genérica demais.. Na NR-17 não especifica valores percentuais e nem recomendaçoes sobre como transportar.. Na NR-11 trás apenas a distância maxima a percorrer.. Ou seja.. No que se baseia o fundamento da questão?
-
Acredito que a questão foi genérica demais.. Na NR-17 não especifica valores percentuais e nem recomendaçoes sobre como transportar.. Na NR-11 trás apenas a distância maxima a percorrer.. Ou seja.. No que se baseia o fundamento da questão?
-
Lu aha, minha linha de raciocínio foi que a coluna é capaz de suportar grandes forças que atuam no sentido paralelo ao seu eixo (ou seja, no mesmo sentido do seu eixo, que é vertical de cima para baixo). É por isso que as mulheres aqui no nordeste carregam muitos quilos de roupas lavadas sobre a cabeça, por exemplo rsrs. Uma força perpendicular ao eixo da coluna vai prejudicá-la... Por isso é mais fácil carregar objetos pesados deixando-os próximos ao corpo ou colocando-os sobre a cabeça; e quanto mais afastado o objeto fica do corpo, mais difícil e mais prejudicial se torna
-
Erro da letra C:
A coluna é capaz de suportar grandes forças de compressão que atuam no sentido axial (vertical), porém, é frágil para as forças de cisalhamento, que atuam perpendicularmente ao seu eixo.
-
Isso não é abordado em nenhum aspecto da NR 11...
-
EU RESPONDI considerando a equação de NIOSH, na qual o LIMITE DE PESO RECOMENTADO (LPR) é calculado a partir de uma equação que envolve além da constante de carga (23kg) fatores que têm referencia com as condições ideais de levantamento, entre esses:
-distância horizontal do individuo à carga,
-localização vertical da carga,
-necessidade de rotação,
-qualidade da pega da carga (formato da carga ),
-frequência do levantamento,
-entre outros... o valor máximo de cada um desses fatores é 1 e são todos multiplicados de modo que quanto mais distante a condição de levantamento da carga estiver da condição ideal (fatores menores que 1) maior sera a variância do LPR também em comparação ao recomendado máximo de 23kg (em condições favoráveis).
Embora o enunciado e as opções estavam um pouco complexo, fui indo por eliminação e a "A" fez mais sentido pra mim diante desse contexto apresentado, realmente "Cada trabalhador possui uma capacidade de carga máxima. Essa capacidade é influenciada pela localização da carga em relação ao corpo, formato da carga, dimensões e facilidade de manuseio. (certo)
-
A opção "A", que preza pela Avaliação Ergonômica do Trabalho, se mostra mais próxima dos critérios da NR 17, que costuma não definir limites, com algumas excessões.
17.5.4 Na movimentação e no transporte manual não eventual de cargas, devem ser adotadas uma ou mais das seguintes medidas de prevenção:
a) implantar meios técnicos facilitadores;
b) adequar o peso e o tamanho da carga (dimensões e formato) para que não provoquem o aumento do esforço físico que possa comprometer a segurança e a saúde do trabalhador;
c) limitar a duração, a frequência e o número de movimentos a serem efetuados pelos trabalhadores;
d) reduzir as distâncias a percorrer com cargas, quando aplicável; e
e) efetuar a alternância com outras atividades ou pausas suficientes, entre períodos não superiores a duas horas.