-
Pelos órgãos entre si não. Esse é o OFÍCIO.
MEMORANDO é para um mesmo órgão.
-
O AVISO e o OFÍCIO têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.
-
Ano: 2013
Banca: CESPE
Órgão: Instituto Rio Branco
Prova: Diplomata
Em relação às correspondências oficiais, julgue os itens seguintes.
O memorando, o ofício e o aviso são modalidades de comunicação oficial cuja finalidade consiste no tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si e também com particulares.
ERRADA
De acordo com o manual de redação da Presidência da República, apenas o aviso e ofício tratam de assuntos com particulares, enquanto que o memorando é comunicação eminentemente interna.
-
MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
3.4. Memorando
3.4.1. Definição e Finalidade: O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.
Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.
3.4.2. Forma e Estrutura : o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.
Exemplos: Ao Sr. Chefe do Departamento de Administração
Ao Sr. Subchefe para Assuntos Jurídicos.
-
GABARITO: A
-
a)Tem como finalidade exclusiva o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si.
(Errado) -> Memorando é a forma de comunicação interna de um órgão.
Calma, calma! Eu estou aqui!
-
GABARITO A
NÃO SE USA VOCATIVO EM MEMORANDO
Memorando É: a correspondência interna empregada entre as unidades administrativas de um órgão, sem restrições hierárquicas e temáticas. No memorando, o destinatário deve ser mencionado pelo cargo.
O MEMORANDO é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.
Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos.
Bons estudos
-
De acordo com a 3º edição do manual da presidência de república publicado em Dezembro de 2018 o MEMORANDO não existe mais e tem outras coisas que mudaram.
A distinção básica anterior entre os três era:
a) aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia;
b) ofício: era expedido para e pelas demais autoridades; e
c) memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
Atenção: Nesta nova edição ficou abolida aquela distinção e passou-se a utilizar o termo ofício nas três hipóteses.
-
GABARITO A.
Memorando é a forma de comunicação entre unidades administrativas entre si.