SóProvas


ID
2749819
Banca
Instituto Acesso
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os Bancos de Leite Humano (BLH) são responsáveis pela promoção do aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade do leite produzido nos primeiros dias após o parto (o colostro), leite de transição e leite humano maduro, para posterior distribuição sob prescrição do médico ou nutricionista. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano foi estabelecida em 1998, por iniciativa do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz, com a missão de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, coletar e distribuir leite humano com qualidade certificada e contribuir para a diminuição da mortalidade infantil. Acerca do BLH marque V paras as afirmativas verdadeiras e F para as falsas e assinale a sequência correta:


( ) A Rede Brasileira de Banco de Leite Humano é considerada a maior e mais complexa do mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

( ) A mãe doadora precisa ter uma produção excessiva de leite, para garantir quantidade suficiente para a amamentação de seu próprio filho e para doação.

( ) Todo o leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança, conforme rege a legislação que regulamenta o funcionamento dos bancos de leite humano no Brasil.

( ) A prática da amamentação cruzada, doar diretamente para outro bebê de uma mãe que não tenha leite, é recomendada quando a doadora tem muito leite e não tem acesso a um Banco de Leite.


A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • a) V, F, V, F.

  • (F) A mãe doadora precisa ter uma produção excessiva de leite, para garantir quantidade suficiente para a amamentação de seu próprio filho e para doação.

    Precisa ser sadia também.

    (F) A prática da amamentação cruzada, doar diretamente para outro bebê de uma mãe que não tenha leite, é recomendada quando a doadora tem muito leite e não tem acesso a um Banco de Leite.

    Contraindicado formalmente pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS), a amamentação cruzada pode transmitir doenças, infecto-contagiosas, a mais grave, Aids.

    Fonte:

  • "A mãe doadora precisa ter uma produção excessiva de leite, para garantir quantidade suficiente para a amamentação de seu próprio filho e para doação."

    Sim, precisa ser sadia também! Porém a frase não está afirmando que essas são as únicas exigências ou algo do tipo! Acredito que caberia recurso.

  • A Rede Brasileira de Banco de Leite Humano é considerada a maior e mais complexa do mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

    Conforme a Res. 171 de 2006 

    F Doadora de leite humano: nutriz saudável que apresenta secreção lática superior às exigências de seu filho, que se dispõe a ordenhar e doar o excedente; ou aquela que ordenha o próprio leite para manutenção da lactação e/ou alimentação do seu filho.

    Todo o leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança, conforme rege a legislação que regulamenta o funcionamento dos bancos de leite humano no Brasil.

    F A prática da amamentação cruzada, doar diretamente para outro bebê de uma mãe que não tenha leite, é recomendada quando a doadora tem muito leite e não tem acesso a um Banco de Leite.

  • As mamas ficam tão cheias de leite a ponto de a mãe sentir desconforto entre as mamadas. Neste caso, algumas mães optam por ajudar a salvar vidas com o leite não consumido pelo seu bebê. No entanto, não é necessário ter uma produção demasiada de leite para se tornar doadora e não existe quantidade mínima para a doação.

  • O perigo da Amamentação Cruzada

    Muitas mulheres com leite excedente optam por doar diretamente para outro bebê, cuja mãe apresente alguma dificuldade com o aleitamento. No entanto, essa prática, bastante disseminada pelas amas-de-leite no passado não é recomendada.