-
I. O sistema é composto por variáveis mutáveis.
Para a Teoria Contigencial, tudo "depende", não há uma específica resposta para todos os problemas, tudo é relativo.
II. A organização deve focar em controlar variáveis independentes.
III. Variáveis independentes devem servir como incentivo à adaptação.
Existe uma relação funcional entre o sistema e o ambiente. Teríamos as variáveis dependentes e as variáveis independentes. Todas as ações de dentro da empresa seriam variáveis dependentes do que vier a ocorrer no ambiente externo - que são variáveis indendentes.
Fonte; Administração para concursos, 1.7. Rodrigo Rennó.
-
As variáveis independentes são incontroláveis.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
Não entendi essa 3...
-
Resposta E
Ao meu ver o erro da II está em afirmar que deve-se controlar variáveis independentes, o que não é certo visto que essas são externas a organização e por isso não tem como controlá-las.
-
VAriáveis independentes são variáveis do ambiente, a empresa não tem como controlar o que acontece fora da empresa(no ambiente), logo VARIÁVEIS INDEPENDENTES SÃO INCONTROLÁVEIS, sendo assim se eu não posso controlar vou procurar me ADAPTAR a elas, então incentiva a adaptação.
Ademais, a empresa tem que buscar controlar o controlável que no caso são as variáveis DEPENDENTES ou internas da empresa.
-
I. O sistema é composto por variáveis mutáveis. CORRETO. De acordo com a teoria da contingência o sistema é compostos por variáveis INDEPENDENTE ( AMBIENTE E TECNOLOGIA) e DEPENDENTES ( TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS) que existe uma relação funcional entre elas, essa relação é do tipo "SE...ENTÃO", ou seja, SE isso acontecer, ENTÃO nossa linha de ação será tal. Portanto, pode-se dizer que é composto por Variáveis MUTÁVEIS.
II. A organização deve focar em controlar variáveis independentes. ERRADO. Não tem como a empresa controlar fatores AMBIENTAIS e TECNOLÓGICOS, apesar de existirem muitas empresas grandiosas e com muitas influências elas não são Deus pra controlar tudo. :)
III. Variáveis independentes devem servir como incentivo à adaptação. CERTO. A organização precisa se adaptar as mudanças das variáveis INDEPENDENTES, adaptando assim suas técnicas administrativas (DEPENDENTES) para que se alcance de forma eficaz os objetivos da empresa.
Fonte: Livro teoria contextualizada em questões - Administração Geral e Pública - ADRIEL SÁ e CYONIL BORGES.
Editora: JusPodivm.
-
-
De acordo com a abordagem contingencial não se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional. Deve-se buscar um modelo apropriado para cada situação de acordo com a interface com o ambiente externo.
Vamos analisar as afirmativas.
I. Certo. O sistema é composto por variáveis dependentes ( técnicas administrativas) e independenetes (ambiente). Essas variáveis possuem uma relação funcional do tipo “se - entao” ( Se isso acontecer, a nossa resposta será tal) , por isso são chamadas de mutáveis.
II. Errado. As variáveis independentes são incontroláveis. Por exemplo: aspectos econômicos, tecnológicos, sociais, culturais, legais, políticos, etc.
III. Certo. De acordo com Chiavenato, O reconhecimento, o diagnóstico e a adaptação à situação são importantes. Porém, não são suficientes. As relações funcionais entre condições ambientais e práticas administrativas devem ser constantemente identificadas e ajustadas.
GABARITO: E