A) Errada. Erros do relógio podem ser dos satélites ou dos receptores.
Apesar da enorme precisão do relógio dos satélites, ainda é possível ocorrerem erros neles, e um erro mínimo traz uma variação enorme na medição da posição, por isso os satélites são constantemente monitorados e corrigidos por estações de controle espalhadas pelo planeta.
Os relógios dos receptores são muito menos precisos que os relógios dos satélites, por isso estão muito mais sensíveis a erros.
Fonte: https://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/gps/erros.htm
B) Errada. Erros de refração são da propagação do sinal.
D) Certa. Erros de refração são da propagação do sinal.
Define-se refração, genericamente, como a mudança de direção e alteração da velocidade que sofre uma onda eletromagnética propagada em um determinado meio, quando penetra em um outro de densidade diferente.
Na propagação dos sinais, dos satélites até os receptores, ao atravessarem a atmosfera terrestre com diversas camadas podem sofrer diferentes influências. Isso pode provocar variações na direção e velocidade de propagação, como também alteram a polarização e a potência do sinal. As principais camadas onde ocorrem essas influencias no posicionamento GNSS são: Troposfera e Ionosfera; com características muito distintas.
C) Errada. Erros de multicaminhamento são da propagação do sinal.
Erro de multicaminhamento ocorre quando o sinal do satélite é refletido por um ou mais obstáculos (como um prédio), fazendo com que o receptor enxergue mais de um sinal.
Fonte: https://www.gta.ufrj.br/grad/09_1/versao-final/gps/precisao.html
Fonte: https://intranet.ifs.ifsuldeminas.edu.br/paulo.borges/Download/EAC066/Aula03_Erros_Sistematicos.pdf
E) Errada. Erros da variação do centro de fase da antena podem ser dos satélites ou dos receptores.
O centro de fase da antena do satélite onde está o ponto de referência da emissão dos sinais, é diferente do centro de massa do mesmo que é o ponto de referência para as coordenadas, assim o centro de fase eletrônico também difere do centro mecânico da antena. Faz-se necessária a correta localização do centro de fase em relação ao centro de massa para a definição das órbitas com alta precisão.
Fonte: https://intranet.ifs.ifsuldeminas.edu.br/paulo.borges/Download/EAC066/Aula03_Erros_Sistematicos.pdf