-
A diferença principal entre sistemas de banco de dados centralizados e distribuídos é que no primeiro os dados estão localizados em um único lugar, enquanto que no outro os dados residem em diversos locais.
Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) é o conjunto de softwares responsáveis pelo gerenciamento de um banco de dados. O SGBD disponibiliza uma interface para que seus clientes possam incluir, alterar ou consultar dados previamente armazenados
O XML (eXtensible Markup Language) vem se caracterizando como um padrão de troca e integração de dados de Bancos Relacionais.
-
D
V – F – F.
-
o.O
Não entendi o comentário de Marciomura e nem achei válido o gabarito.
( ) Um SGBD é baseado em um modelo de dados. Exemplos de diferentes modelos de dados são o objeto relacional e o XML. Até aceiteo que seja verdadeiro sem ter visto isso em assunto de BD, pois o HIBERNATE funciona como ORM baseado em XML.
( ) Para ser considerado um SGBD, ele precisa dar apoio a múltiplos usuários, que acessam concorrentemente uma base de dados. Qual parte está errada?
( ) Um SBGD é denominado centralizado se a base de dados residir em um único computador; e, denominado distribuído se a base de dados for particionada em múltiplos computadores. Essa alternativa vai de encontro com o comentário do @Marciomura, porque então o erro? É meio lógico que centralizado consiste em um único PC/Servidor e distribuídos, em vários. Por que seria Falso?
-
Não consegui compreender esse gabarito. Eu jurava de pé junto que a resposta era "E". E olha que sou do ramo, imagina quem não é!!!!
-
GAB D
I - "Exemplos de diferentes modelos de dados são o objeto relacional e o XML"
Geralmente quando se fala em modelo de dados é citado: relacional, OO e hierárquico. Mas Navathe inclui também o XML. Sou muito fã dessa classificação, não, mas enfim:
- "Mais recentemente, alguns SGBDs experimentais se baseiam no modelo XML (eXtended Markup Language), que é um modelo de dados estruturado em árvore (hierárquico). Estes têm sido chamados de SGBDs XML nativos"
II - "Para ser considerado um SGBD, ele precisa dar apoio a múltiplos usuários"
Navathe diz que pode existir SGBD monousuário:
- "O segundo critério usado para classificar SGBDs é o número de usuários suportados pelo sistema. Sistemas monousuário admitem apenas um usuário de cada vez, e são usados principalmente com PCs. Sistemas multiusuário, que incluem a maioria dos SGBDs, admitem múltiplos usuários simultaneamente"
III - "Um SBGD é denominado centralizado se a base de dados residir em um único computador; e, denominado distribuído se a base de dados for particionada em múltiplos computadores"
No SGBDD, a base de dados não necessariamente é particionada. Ela pode sim ser particionada (fragmentação vertical e horizontal), mas pode também ser replicada ou uma combinação dos dois.
Navathe deixa isso propositalmente genérico:
- O terceiro critério é o número de locais sobre os quais o banco de dados está distribuído. Um SGBD é centralizado se os dados estiverem armazenados em um único computador. Um SGBD centralizado pode atender a vários usuários, mas o SGBD e o banco de dados residem integralmente em um único computador. Um SGBD distribuído (SGBDD) pode ter o banco de dados real e o software de SGBD distribuídos por vários locais, conectados por uma rede de computadores.