-
CORRETO
As trade unions foram uma forma de organização dos trabalhadores na Grã-Bretanha do século XVIII e XIX onde a rápida expansão da sociedade industrial estava atraindo para as grandes cidades mulheres, crianças, trabalhadores rurais e imigrantes como força de trabalho para as grandes indústrias. Aos poucos, após constantes repressões às tentativas de reivindicações individuais e de pequenos grupos à melhorias de salários, condições salubres, direito à voto, dentre outras, os trabalhadores começaram a se agrupar visando a criação de uma força trabalhadora para estas reivindicações. Estas organizações foram as antecessoras dos sindicatos.
Vale ressaltar que a reivindicação pelo sufrágio universal permeou diversos movimentos da época, dentre os quais o Cartismo, que chegou a redigir uma “Carta do Povo”, enviada ao Parlamento visando uma série de reformas.
-
As condições dos trabalhadores na Inglaterra eram precárias, pois, a princípio, não havia direitos que abrangessem essa nova classe. Assim, os operários eram utilizados na produção como forma de engrenagem produtiva (sem direitos, com horários que os levavam a exaustão física e mental, e sem proteção contra o burguês). Com o tempo, foram criados movimentos para reivindicar proteção do trabalhador, as chamadas trade unions, cujo objetivo era aumentar a participação política e representatividade dessa classe junto ao parlamento e, para isso, exigia-se voto universal.
CERTO
-
Concordo com Rafaela e Arthur
-
-
Concordo com Eliana
-
Os operários chegaram à conclusão de que a união era fundamental para se contrapor ao poder burguês, então criaram os “trade-unions”, associações formadas pelos operários, mas que possuíam uma evolução muito lenta nas reivindicações que faziam. Porém, evoluíram e formaram os sindicatos, que eram sistemas de organização que defendiam seus direitos, eram os focos de resistência à exploração capitalista. Mas diferente dos sindicatos de hoje, tinham muita dificuldade de atuação.
A burguesia via um grande perigo nessas associações e os sindicatos eram ameaçados pela violência. Portanto, as reuniões tinham de ser secretas, não havendo sedes sindicais. Mas, aos poucos, foram se organizando e realizando greves e protestos. E os proprietários levavam prejuízo, pois não tinha quem trabalhasse durante as manifestações.
Em 1824, diante de todo esse crescimento das lutas operárias, a Inglaterra acabou aprovando a primeira lei, que permitiu a organização sindical dos trabalhadores. Depois dessa conquista, o sindicalismo se fortaleceu ainda mais.
A partir desse momento, começaram a surgir organizações de federações que unificavam várias categorias dos trabalhadores e em 1830 foi fundada a primeira entidade geral dos operários ingleses (que chegou a ter cerca de 100 mil membros).
Em 1866, ocorreu o primeiro congresso internacional das organizações de trabalhadores de vários países, que representou um grande avanço na unidade dos assalariados, onde surge a fundação da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT).
Mas a burguesia sempre achava novos meios de interferir e reprimir os sindicatos. A história da legislação trabalhista dependeu de muitas lutas, os operários e sindicatos resistiram à muita pressão para que hoje, todos pudessem ter os direitos trabalhistas.
-
concordo com o Adeilson
-
movimento cartista - movimento operários que distribuía cartas, em busca do Sufrágio Universal.
-
movimento cartista - movimento operários que distribuía cartas, em busca do Sufrágio Universal.
-
Movimentos Operários do Século XIX
1811 - Ing - Ludismo
- invasão de diversas fábricas
- destruição de máquinas e equipamentos
- desemprego
- péssimas condições de trabalho
Perde força com a org dos primeiros sindicatos (trade unions)
1830 - Ing - Cartismo
- direitos políticos dos operários
- sufrágio universal (direito ao voto), voto secreto
- melhoria nas condições e jornadas de trabalho
1838 - carta ao Povo - registrava todas as reivindicações - todas rejeitadas pelo parlamento inglês
1824 - Trade Unions - parlamento inglês aprovou lei que permitiu a organização sindical dos trabalhadores.
-
raapz... isso ai é o cartismo..
-
Questão correta! Minha contribuição:
Na verdade, as condições de vida dos trabalhadores eram precárias: eles viviam em bairros afastados das regiões centrais das cidades, suas casas eram insalubres, construídas em ruas escuras e sem pavimentação, eram mal ventiladas, não tinham água e apresentavam péssimas condições sanitárias.
As indústrias, conforme as casas dos trabalhadores, também não proporcionavam boas condições de trabalho, geralmente eram quentes e úmidas, com pouca ventilação. A alimentação servida para os operários nas fábricas era insuficiente e de péssima qualidade, pobre em nutrientes.
-
Concordo com Adeilson, Eliana e José Carlos
-
O gabarito deveria ser errado, pois isso é cartismo mesmo:
Cartismo: (1836) era constituído pela “Associação dos Operários”, liderada por Feargus O’Connor e William Lovett. Esse movimento pedia, de forma mais organizada, direitos políticos como o sufrágio universal e secreto, e melhorias trabalhistas como as condições do horário. Dessa forma, redigiram a “Carta do Povo”, a qual foi entregue ao Parlamento.
Trade Unions: era composta pela união dos trabalhadores que queriam mudanças nas questões que não haviam surtido efeito nos movimentos anteriores.
-
concordo com adeilson, eliana, jose carlos e nathalia.
-
Primeiros movimentos reivindicatórios trabalhistas foram o ludismo e o cartismo, questão um pouco equivocada.