-
A fosforescência é um processo fotofísico lento, pois envolve uma transição radioativa entre estados de mesma multiplicidade.
A fosforecência envolve transições entre um estado excitado tripleto e um estado fundamental singleto, portanto estados com multiplicidades diferentes, e não iguais! Apesar da afirmação sobre a velocidade do processo estar correta, a afirmação como um todo está ERRADA
-
A Fluorescência envolve uma transição radioativa entre estados de mesma multiplicidade, uma vez que após haver o relaxamento vibracional, passa do estado singleto excitado (S1) para singleto fundamental (S0), e apesar de mais provável a acontecer do que a fosforescência, dura cerca de 10^-8 a 10^-4 segundos.
E a Fosforescência envolve transição radioativa entre estados de multiplicidades diferentes, uma vez que após o relaxamento vibracional, passa do estado tripleto excitado (T1) para singleto fundamental (S0), e é uma etapa lenta, com tempo variando entre 10^-4 a 100 segundos.
Multiplicidade está relacionado com o posicionamento dos números quânticos magnéticos de spin (↑↑).
-
-
Errado:
Na transição radioativa em que a espécie retorna ao estado fundamental, a espécie parte do referido estado
tripleto excitado (T1) para um estado singleto fundamental, ou seja, estados de diferente multiplicidades (So).transição com diferentes números quânticos.
-
Gab. ERRADO
A fosforescência e a fluorescência são processos fotofísicos, mas a fluorescência, após a excitação da espécie química (átomo ou molécula), ocorre um cruzamento intersistemas de um estado singleto excitado (S1) para um estado tripleto excitado (T1).
-
A fluorescência ocorre usualmente em "tempo real", com o material fluorescente brilhando apenas enquanto exposto à fonte primária de energia, ao passo que a FOSFORESCÊNCIA abarca os casos especiais onde a conversão de energia ocorre lenta e gradualmente por períodos muito posteriores ao término da exposição à fonte primária.
A fluorescência tem origem nas transições eletrônicas que levam elétrons previamente deslocados pela radiação incidente a estados excitados na estrutura da matéria novamente aos estados fundamentais. A fosforescência é um tipo de fluorescência onde encontram-se envolvidos ESTADOS DE EXCITAÇÃO ELETRÔNICA METAESTÁVEIS.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fluoresc%C3%AAncia
-
ERRADA!
Na fosforescência a direção do SPIN do elétron promovido sofre uma inversão( mudança de multiplicidade do estado excitado singleto para tripleto)
-
É correto afirmar que a fosforescência e a fluorescência são processos fotofísicos. Entretanto, na fluorescência, após a excitação da espécie química (átomo ou molécula), ocorre um cruzamento intersistemas de um estado singleto excitado (S1) para um estado tripleto excitado (T1). Por fim, na transição radioativa em que a espécie retorna ao estado fundamental, a espécie parte do referido estado tripleto excitado (T1) para um estado singleto fundamental, ou seja, estados de diferente multiplicidades (S0). Assim, a afirmativa está errada.
Diego Souza
Estratégia Concursos