SóProvas


ID
2820508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As tendências pedagógicas estão organizadas de acordo com a posição que cada uma adota em relação às finalidades sociais da escola. Essas finalidades afetam a relação professor/aluno, a prática escolar, os pressupostos de aprendizagem, o método de ensino e o papel da escola. A tendência pedagógica denominada pedagogia liberal

Alternativas
Comentários
  • É função da tendência liberal considerar que a função da escola é preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, conforme valores e normas vigentes na sociedade de classes, ou seja letra D


  • GABARITO: LETRA D

    A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papeias sociais, de acordo com as aptidões individuais. Para isso, os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes, através do desenvolvimento da cultura individual. A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes, pois, embora difunda a ideia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições. Historicamente, a educação liberal iniciou-se com a pedagogia tradicional e, por razões de recomposição da hegemonia da burguesia, evoluiu para a pedagogia renovada (também denominada escola nova ou ativa), o que não significou a substituição de uma pela outra, pois ambas conviveram e convivem na prática escolar.

    FONTE: PEDAGOGIADIDATICABLOGSPOT

  • GABARITO: LETRA D

    E) subdivide-se em três conjuntos: tendência tradicional, renovada progressivista/tecnicista e libertadora.

    Na verdade, existem quatro tendências pedagógicas liberais: Tradicional, Renovada, Renovada não-diretiva e Tecnicista

  • A) considera, em sua versão tradicional, que os conteúdos e os procedimentos didáticos estão relacionados à realidade social e ao cotidiano dos alunos. (Na tendência tradicional a realidade social do auno não é levada em conta).

    B) propõe, em suas versões tradicional e renovada progressista, que o processo educativo privilegie as necessidades e os interesses individuais para a adaptação ao meio social. ( É Renovada PROGRESSIVISTA e não progressista).

    C) propõe, em sua versão tradicional, que o ensino valorize a experiência direta do estudante sobre o meio social, considerando-o sujeito do conhecimento. ( Na tendência tradicional a realidade social do auno não é levada em conta).

    D) considera que a função da escola é preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, conforme valores e normas vigentes na sociedade de classes. ( Nas tendências liberais é prezado a manutenção do status quo, das relações de poder vigentes).

    E) subdivide-se em três conjuntos: tendência tradicional, renovada progressivista/tecnicista e libertadora. ( libertadora é da pedagogia progressista. No lugar dela é a liberal não-diretiva).

    GABARITO: D

  • GABARITO: ALTERNATIVA D

    A pedagogia liberal defende a ideia de que a função da escola é preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com suas aptidões individuais, por isso os indivíduos precisam aprender a se adaptar aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes através do desenvolvimento da cultura individual.