SóProvas


ID
2821255
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Um Analista de Tecnologia da Informação da UFRN realizou as seguintes tarefas de backup de um sistema de arquivos em um servidor: Dia 01 23:59 – backup full 1; Dia 02 23:59 – backup diferencial 1; Dia 03 23:59 – backup full 2; Dia 04 23:59 – backup diferencial 2; Dia 05 23:59 – backup diferencial 3. No dia 06, esse servidor foi invadido e teve o seu sistema de arquivos apagado. Os backups que o analista necessitará fazer para realizar o restore mais atual desse sistema de arquivos (antes da invasão) são

Alternativas
Comentários
  • O backup diferencial armazena os dados alterados desde o último backup full. Assim, ele irá armazenar mais dados do que o incremental, embora normalmente menos do que o backup completo. Isso exigirá mais espaço e tempo de backup que os backups incrementais. Por outro lado, a recuperação dos dados tende a ser mais rápida do que o backup incremental já que só é necessário o último backup diferencial e o último backup full, enquanto o incremental necessita de todos os incrementais e o ultimo backup full.

    http://www.aliancatecnologia.com/conteudo/2015/05/quatro-tipos-de-backup/

  • Essa questão não tem gabarito. O examinador usou o termo diferencial quando na verdade teria que ter usado incremental cumulativo. Daí faria sentido ter o último backup full + último backup cumulativo.

  • Assertiva C

    O Full 2 tem todos os arquivos até o dia 3.

    O diferencial 3 tem os arquivos dos dias 4 e 5. (Diferencial salva desde o último Full ou incremental)

  • Resposta Letra - C

    Backup Full 2 e Backup Diferencial 3

    Vamos a resolução:

    1- Ponto:

    O backup completo/total/full é um backup copia tudo e marca os arquivos como backupeados.

    O backup diferencial/cumulativo é um backup que realiza a cópia dos arquivos novos ou modificados desde o último backup completo, porém ele não marca os arquivos como backupeados.

    O fato de marcar arquivos como backupeados, seria como um "save point".

    2- Ponto:

    Se fosse apenas Backup Completo, seria necessário apenas o último backup completo para restaurar todo o sistema de arquivos.

    Porém pelo fato do nosso Analista estar trabalhando com Backup Diferencial, é necessário que ele utilize o último backup completo + o último backup diferencial, para que ele restaure todo o sistema de arquivos.

    @Daniel R. Backup Diferencial é também reconhecido por vários autores como Backup Cumulativo.

  • Esclarecendo

    o Backup full 2 armazena os dados tanto do full 1 como do diferencial 1, ou seja:

    Backup full 2 = Backup full 1 + Backup diferencial 1 ( Esse full 2 tem todos os arquivos tanto os arquivos originais do full 1 como os arquivos criados ou alterados do diferencial 1)

    "na recuperação dos dados é necessário o último backup diferencial e o último backup full."

    Como o último backup full é o full 2 e e o ultimo diferencial é o diferencial 3, logo o gabarito é C