SóProvas


ID
2828629
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Padrão de projeto é uma técnica que permite reutilizar em seu projeto soluções utilizadas anteriormente em outros sistemas.

Considere as afirmativas presentes no quadro abaixo a respeito dos padrões de projeto Adapter e Observer:


I Uma das implementações do padrão Adapter é realizada através do uso do mecanismo de herança múltipla.

II O padrão Observer é usado para permitir que mudanças no estado de vários objetos sejam repassadas para objetos observadores interessados.

III O padrão Adapter permite que o cliente troque os objetos Adapter e Adaptee dinamicamente.

IV O padrão Observer define a quantidade de objetos observadores (Observer) de um dado assunto (Subject) em tempo de inicialização do programa.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da afirmativa II ?

  • Nilton, o erro da afirmativa II é dizer "... mudanças no estado de vários objetos..."

    Padrão Observer: uma dependência um-para-muitos entre objetos para que, quando UM OBJETO mudar de estado, TODOS OS SEUS DEPENDENTES sejam notificados e atualizados automaticamente. (Elements of Reusable Object-Oriented Software, 1995)

    Atente-se à relação de um-para-muitos: um objeto com um ou vários observadores.

    A afirmativa IV está incorreta: a quantidade de observadores também pode ser alterada em tempo de execução.

  • II - Um objeto com um ou vários observadores.

  • I - Um adaptador de classe utiliza a herança múltipla para adaptar interfaces.

    III - Um adaptador de classe permite a Adapter substituir algum comportamento do Adaptee, uma vez que Adapter é uma subclasse de Adaptee.

    (http://www.dpi.ufv.br/projetos/apri/?page_id=679#)