CERTO
COMPETÊNCIA INTERPESSOAL X COMPETÊNCIA INTRAPESSOAL
Competência interpessoal: É a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de uma e às exigências da situação e, se baseia em três critérios: percepção acurada da situação interpessoal de suas variáveis relevantes e respectiva inter-relação; habilidade de resolver realmente os problemas interpessoais, de tal modo que não haja regressões; solução alcançada de tal forma que as pessoas envolvidas continuem juntas tão eficientemente, pelo menos, como quando começaram a resolver seus problemas. A competência interpessoal é a habilidade de mediar relações entre a necessidade das pessoas e as exigências do ambiente em que estão inseridas. As relações estabelecidas através da comunicação vão além de processos mecânicos individuais de emissão e recepção, existindo uma comunhão de ideias, valores e sentimentos.
Competência interpessoal, portanto, é resultante de percepção acurada realística das situações interpessoais e de habilidades específicas comportamentais que conduzem a consequências significativas no relacionamento duradouro e autêntico, satisfatório para as pessoas envolvidas.
Competência intrapessoal: É a capacidade do indivíduo de analisar, compreender e desenvolver as próprias potencialidades. É a capacidade de integração do autoconhecimento, autodomínio, autoafirmação e a automotivação. Esse relacionamento somado ao interpessoal resulta no conceito de inteligência emocional, que segundo Daniel Goleman é “a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos e também, é a grande responsável pelo sucesso e insucesso das pessoas.”