-
ERRADO!
Os conflitos não devem ser evitados, pois segundo uma maxima de organizações americanas, é "nos momentos de guerra que o ser humano tem as melhores e brilhantes idéias". Os conflitos não devem ser evitados, devem sim ser gerenciados. E, são positivos, pois a partir deles se cria, discute e inova.
O conflito é necessário para o desenvolvimento de uma empresa e serve para forçá-la a ter uma visão internacionalista a respeito.
Existem os conflitos funcionais e os disfuncionais, ou seja, aqueles que ajudam a atingir os objetivos planejados e outros, que apenas complicam.
O conflito funcional caracteriza-se, por exemplo, pela incompatibilidade de opinião entre pessoas ou grupos distintos, mas que ao final de um debate poderão chegar a um acordo. Este tipo de conflito apóia os objetivos do grupo e melhora o desempenho da organização. Já o conflito disfuncional é o mais presente dentro das empresas. Caracteriza-se por prejudicar o desempenho do grupo devido ao surgimento de problemas de relacionamento interpessoais e não da divergência de tarefas. (Irene Azevedo - consultora organizacional).
Bons estudos para nós!
-
Tais conflitos se dão entre duas ou mais pessoas e podem ocorrer por vários motivos: diferenças de idade, sexo, valores, crenças, por falta de recursos materiais, financeiros, por diferenças de papéis, podendo ser divido em dois tipos:
Hierárquicos: colocam em jogo as relações com a autoridade existente.
Pessoais: dizem respeito ao indivÌduo, à sua maneira de ser, agir, falar e tomar decisões.
No entanto temos potenciais de efeitos benéficos dos conflitos, a saber:
• São bons elementos de socialização, pois oferecem aos novos participantes de um grupo a sensação de envolvimento com alguma causa;
• Ajudam a equilibrar as relações de poder dentro da organização, pois qualquer episódio de conflito pode haver diferente ganhador (independentemente das percepções anteriores);
• Propiciam a formação de alianças com o objetivo de ganhar num conflito específico, mas também de garantir mais poder.
-
Errado!
Os conflitos interpessoais são de natureza funcional ou disfuncional.
Consequencias:
Funcionais (positivas) - Estimula o interesse e a criatividade pelo desafio da oposição, descobre os problemas e demanda a sua resolução. Deve ser insentivado no contexto de trabalho
Disfuncionais (negativas) - Queda na produção da equipe. Deve ser evitado no contexto de trabalho
-
tem conflitos que são positivos e outros que são negativos, os conflitos devem existir nos ambientes de trabalhos, para que seja possível também contribuir para o desenvolvimentos das pessoas na organização.
-
Conflito funcional X conflito disfuncional:
Conflito funcional: são aqueles que apoiam os objetivos do grupo e melhoram seu desempenho, são forma construtiva de conflito. Caracteriza-se, por exemplo, pela incompatibilidade de opinião entre pessoas ou grupos distintos, mas que ao final de um debate poderão chegar a um acordo.
Obs.: Níveis reduzidos de conflito de processo e níveis baixos a moderados de conflito de tarefa são funcionais.
Conflito disfuncional: são aqueles que atrapalham o desempenho do grupo, são formas destrutivas de conflito. São de cunho comportamental, muitas vezes ligado a antipatias, não aceitações, inflexibilidade etc.
A discussão intensa sobre “quem deve fazer o que” torna-se disfuncional quando gera incertezas sobre os papéis de cada um, aumenta o tempo de realização das tarefas e leva os membros a trabalhar com propósitos difusos.
Para diferenciar o conflito funcional do disfuncional, é preciso analisar três tipos de conflitos: tarefa , processo e relacionamento.
Conflito de relacionamento: se refere as relações interpessoais;
Estudos demonstram que conflitos de relacionamento são quase sempre disfuncionais; porque , aparentemente , o atrito e as hostilidades interpessoais inerentes aos conflito de relacionamento aumentam os choques de personalidades e reduzem a compreensão mútua, o que impede a realização das tarefas organizacionais.
Conflito de tarefa: está relacionado ao conteúdo e objetivo do trabalho; Um nível baixo e moderado de conflito tarefa demonstra conscientemente um efeito positivo no desempenho do grupo por estimular a discussão de ideias que ajudam o trabalho em equipe.
Conflito de processo: relaciona-se à maneira como o trabalho é realizado. Para que seja produtivo seus nível tem de ser baixo.
Fonte : Livro Robbins cap 14 página 327
Portanto, com base livro Robbins, acredito que o erro da questão está em afirmar que os conflito interpessoais-disfuncionais devem ser evitados no contexto de trabalho, quando na realidade devem ser transformado em funcionais, através de uma comunicação aberta, franca entre os membros do grupo
Se tiverem outras opiniões, por favor colaborem!!!!!!!
-
Após ler os comentários fiquei com dúvida sobre o real motivo da questão estar ERRADA. O problema foi afirmar que os conflitos interpessoais são disfuncionais? (faltaria dizer que tb existe os funcionais) ou em dizer que devem ser evitados? Pelos comentários de alguns colegas, o conflito disfuncional deveria sim ser evitado. Se for por isso a questão estaria correta, pois a mesma diz que estes devem ser evitados. Quem puder ajudar.
-
E acho que o erro da questão não está em dizer que os conflitos disfuncionais devem ser evitados , e sim que os conflitos são de natureza disfuncionais , pela interpretação entendo que todos os conflitos têm natureza disfuncional esquecendo -se que ele também é funcional e deve ser incentivado no contexto do trabalho.
Minha opinião aceito sugestão
Fiquem com Deus
-
Lendo os comentários dos colegas acredito que o erro está em apenas ser citado na questão que os conflitos interpessoais são de natureza disfuncional, sabendo que existem também os conflitos de natureza funcional.
-
De acordo com Robbins (Comportamento Organizacional, 2009), p. 327, "Os estudos demonstram que os conflitos de relacionamento são quase sempre disfuncionais."
Portanto a questão está errada ao dizer que "Os conflitos interpessoais são de natureza disfuncional".
Além disso, de acordo com o Prof. Carlos Xavier (Estratégia):
Os conflitos interpessoais tendem a ser disfuncionais, mas nem sempre. Eles podem, em alguns casos, gerar o clima necessário para a mudança e inovação na organização, por isso a questão está errada!
Espero ter ajudado.
-
ITEM ERRADO
A questão se demonstra errada por minimizar o conceito de conflitos interpessoais ignorando a existência de conflitos funcionais e generalizando ao afirmar que os conflitos são disfuncionais e devem ser evitados.
Dependendo da teoria os conflitos são sempre ruins e devem ser evitados (visão tradicional), podem ter potencial para resultados positivos (relações humanas) ou devem ser sempre incentivados (Visão Interacionista)
Visão tradicional: esta abordagem dizia que todo conflito era ruim e que, portanto, deveria ser evitado. O conflito era visto como uma disfunção resultante de falhas de comunicação, falta de abertura e de confiança entre as pessoas e um fracasso dos líderes em atender às necessidades e às aspirações de suas equipes. A visão tradicional era consistente com as atitudes de grupo que prevaleciam nas décadas de 30 e 40.
Visão das relações humanas: esta abordagem argumenta que o conflito é uma conseqüência natural e inevitável em qualquer grupo, não sendo necessariamente ruim, podendo ter o potencial de ser uma força positiva na determinação do desempenho do grupo. A visão das relações humanas dominou a teoria sobre conflitos do final dos anos 40 até a metade da década de 70.
Visão interacionista: esta abordagem, que é a mais recente, propõe não apenas que o conflito pode ser uma força positiva, como defende abertamente a tese de que algum conflito é absolutamente necessário para o desempenho eficaz de um grupo. A principal contribuição desta abordagem, portanto, é encorajar os líderes dos grupos a manter um nível mínimo constante de conflito suficiente para manter o grupo viável, autocrítico e criativo.
-
Os conflitos podem ser de natureza disfuncional ou destrutivos (efeitos negativos) e funcionais ou construtivos (efeitos positivos). A questão não é evitar, mas saber administrar os conflitos com o intuito de aumentar os efeitos positivos e minimizar os negativos.
A questão está errada por tratar os conflitos apenas como disfuncionais, ignorando os efeitos positivos que eles podem trazer.
Bons estudos!!!
-
O ERRO DA QUESTÃO ESTÁ EM DIZER QUE O CONFLITO INTERPESSOAL TEM NATUREZA DISFUNCIONAL , O QUE NEM SEMPRE É VERDADE O EXAMINADOR NESSE CASO GENERALIZOU O QUE DEIXA A QUESTÃO AO MEU VER ERRADA, FICARIA CERTA SE ELE AFIRMASSE QUE:" OS CONFLITOS INTERPESSOAIS NA MAIORIA DAS VEZES TEM NATUREZA DISFUNCIONAL", AÍ SIM ESTARIA CORRETA
SE ALGUÉM DISCORDA POR FAVOR COMENTE, POIS COMO DIZ A MATÉRIA PELOS CONFLITOS AS VEZES CHEGAMOS AS SOLUÇÕES DESEJADAS RSRSR
FÉ E FORÇA
-
Errado.
Efeitos do Conflito - Positivo:
1- O conflito desperta sentimentos e energia dos membros do grupo que estimulam interesse em descobrir meios eficazes de realizar as tarefas, bem como soluções criativas e inovadoras;
2- O conflito estimula sentimentos de identidade no grupo, aumentando a coesão intragrupal;
3- O conflito é um meio de chamar a atenção para os problemas existentes, uma vez que funciona como mecanismo de correção para evitar problemas mais sérios.
Efeitos do Conflito – Negativo:
1- O conflito apresenta consequências indesejáveis para o bom funcionamento da organização, pois indivíduos e grupos veem seus esforços bloqueados, desenvolvendo sentimentos de frustração, hostilidade e tensão. Isto prejudica tanto o desempenho das tarefas como o bem-estar das pessoas;
2- Grande parte da energia criada pelo conflito ・dirigida e gasta nele mesmo, prejudicando a energia que poderia ser utilizada no trabalho produtivo, pois ganhar o conflito passa a ser mais importante do que o próprio trabalho.
3- A cooperação passa a ser substitua por comportamentos que prejudicam o funcionamento da organização, e influenciam na natureza dos relacionamentos existentes entre pessoas e grupos.
“LABOR OMINIA VINCIT IMPROBUS” – O TRABALHO PERSISTENTE VENCE TUDO
-
Errado.
A questão generalizou, então se tornou errada. Nem sempre um conflito interpessoal vai gerar uma consequência negativa.
Segundo Robbins, quase todos os conflitos de relacionamento ou interpessoais são disfuncionais. Eles envolvem situações complexas, movidas pelo relacionamento entre duas pessoas ou mais.
Fonte: Gestão de Pessoas para concursos - Andreia Ribas e Cassiano Salim.
-
Creio que o erro ocorre quando a questão delimita os motivos dos conflitos interpessoais.
-
O erro da questão está em afirmar que os conflitos interpessoais são de índole disfuncional, e nem sempre é assim.Por definição os conflitos disfuncionais ocorrem quando o nível de conflito é muito baixo e gera acomodação ou quando o nível é muio alto que gera perda de tempo e alto esforço da equipe.(Rodrigo Rennó, 2015)
Um conflito interpessoal, que ocorre bastante nas organizações, quando bem gerenciado pode ser tornar um aspecto positivo para a organização. Seria então um conflito funcional ou positivo.
--
Vamos deixar suor pelo caminho..
-
Conflito interpessoal é uma coisa, conflito pessoal é outra ( esse sim é disfuncional)
-
1ª Princípio da Gestão de Conflitos: Existem conflitos que não devem ser eliminados. Existem os conflitos "sadios".
2ª Princípio da Gestão de Conflitos: Os conflitos, antes de serem eliminados, devem ser administrados!
-
Gabarito: errado
Para corroborar com os comentários já postados.
(Cespe/Anatel/Técnico Administrativo/2012) De acordo com a visão interacionista, nem todos os conflitos são prejudiciais a uma organização, havendo aqueles que proporcionam a consecução dos objetivos e o melhoramento do desempenho da equipe.
Gabarito: certo.
Para a visão interacionista, alguns conflitos podem ser importantes para o aprimoramento da instituição.
-
CONFLITOS INTERPESSOAIS:
- INTERPESSOAL FUNCIONAL: CONFLITO QUE APOIA OS OBJETIVOS DO GRUPO E MELHORA O SEU DESEMPENHO. DE ALGUMA FORMA AGREGAM VALOR AO GRUPO E MERECEM ATENÇÃO PARA QUE PROMOVAM REFLEXÃO E NOVA FORMA DO GRUPO SE ORGANIZAR (COMO FAZER UMA TAREFA, OU QUAL PROCESSO É O MAIS ADEQUADO, ENTRE OUTROS). SÃO ESTRATEGICAMENTE MOTIVADOS.
- INTERPESSOAL DISFUNCIONAL: CONFLITO QUE ATRAPALHA O DESEMPENHO DO GRUPO. GERALMENTE SÃO DE CUNHO COMPORTAMENTAL E MUITAS VEZES RELACIONADOS A ANTIPATIAS, NÃO ACEITAÇÃO DO OUTRO, INFLEXIBILIDADE E ETC. DEVEM SER EVITADOS.
GABARITO ERRADO
-
-
Gabarito: errada
Os conflitos podem ser de natureza funcional ou disfuncional. Quando bem administrado, um conflito pode ser positivo para a organização! Este tipo de conflito é chamado de conflito funcional, pois promove um maior esforço no trabalho, maior criatividade e cooperação.
Já quando um conflito é de nível muito baixo ou muito intenso, ele é chamado de conflito disfuncional. Se ele for de intensidade muito baixa, pode ocorrer uma complacência, uma acomodação. Já se for muito intenso, poderá levar as pessoas a perder um tempo valioso, pois estarão envolvidas em conflitos e não no trabalho.
Assim sendo, o gabarito é questão errada, pois os conflitos não são necessariamente negativos, nem podem ser totalmente suprimidos ou evitados.