SóProvas


ID
2836747
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Uma grande área externa de uma edificação deverá ser iluminada para uso geral, de modo a permitir a circulação de pessoas. Em um ponto localizado, correspondendo a um pequeno painel de sinalização, será necessário permitir a leitura eventual de informações da comunicação visual dos usos circundantes, que depende de boa reprodução de cor no período noturno. Como essa leitura será eventual, o acionamento dessa iluminação específica da comunicação visual poderá ser feito apenas em momentos de necessidade. Espera-se obter esses resultados com o menor consumo possível de energia, mesmo que à custa de um maior investimento inicial. A solução que melhor atende a essas condições é o uso de lâmpadas de

Alternativas
Comentários
  • Para lâmpadas de mesma potência, a radiação emitida pela lampada de sódio pode ser até o dobro da lampada de mercúrio, portanto para áreas grandes e maior eficiencia e energética, recomenda-se a utilização de lâmpadas de vapor de sódio. E como, o painel será utilizado eventualmente, a lampada incandescente (maior consumo) pode ser utilizada.

  • Lâmpada de vapor de sódio: Por ter um espectro mais alargado e introdução de mercúrio, a lâmpada de vapor de sódio de alta pressão consegue reproduzir cores de maneira mais efetiva e possui eficiência luminosa para altas potências. São muito usadas para projetos de iluminação pública, pois possuem fluxo luminoso amarelado e funcionam bem quando há casos de nevoeiros.

    Lâmpadas incandescentes: são os modelos mais comuns de lâmpadas comercializados. Elas possuem diferentes variações em watts de potência, mas não estão entre os modelos mais econômicos de energia. Existem variações entre as que possuem vidros leitosos e transparentes, estando entre os modelos aplicados comumente em eletrodomésticos, como geladeiras e fogões.

    FONTE: http://www.lojaeletrica.com.br/

  • Sugestão de fonte para essa questão: Manual de Iluminação PROCEL

  • As lâmpadas de vapor de mercúrio emitem uma luz de aparência branca-azulada com uma emissão na região visível dos comprimentos de onda do amarelo, verde e azul. Suas principais vantagens estão a longa duração (vida-útil) e o preço relativamente baixo.

    As lâmpadas de xenônio produzem uma luz branca e muito brilhante que imita a luz natural. Suas principais vantagens estão a longa vida útil e baixo consumo de corrente. Sua principal desvantagem é o alto tempo de aquecimento.

    As lâmpadas de vapor de sódio são lâmpadas com altíssima eficiência energética, longa durabilidade e, consequentemente, longos intervalos de reposição. A iluminação resultante do emprego desta lâmpada causa uma impressão muito mais agradável do que a lâmpada de vapor de mercúrio

  • Não entendi como haverá menor consumo de energia com lâmpadas incandescentes, alguém consegue explicar?

  • Galera, incandescente é a única usada pra projetos residenciais!

    a de sódio é pra iluminação pública e a de mercúrio também, assim como fábricas. Como é um painel que está sendo iluminado, só pode ser a incandescente!