SóProvas


ID
2848375
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

(…) o “arco do triunfo” é um fragmento de muro que, embora isolado da muralha, tem a forma de uma porta da cidade. (...) Os primeiros exemplos documentados são estruturas do século II a.C., mas os principais arcos de triunfo são os do Império, como os arcos de Tito, de Sétimo Severo ou de Constantino, todos no foro romano, e todos de grande beleza pela elegância de suas proporções.

PEREIRA, J. R. A., Introdução à arquitetura. Das origens ao século XXI. Porto Alegre: Salvaterra, 2010, p. 81.


Dentre os vários aspectos da arquitetura romana, destaca‐se a monumentalidade de suas construções. A relação entre o “arco do triunfo” e a História de Roma está baseada

Alternativas
Comentários
  • O século II a.C é marcado como o auge da República na Antiga Roma, em que o expansionismo territorial e econômico, juntamento com o aumento da escravidão são fatos que marcaram o poderio militar e político de Roma. Dessa forma, compreende-se que a letra C corrobora esses fatos explicados anteriormente.

    .

    A letra A está errada pois fala sobre o fim do Império romano (27 a.C - 476 d.C)

    A letra B está errada pois explica sobre a religiosidade politeísta de Roma enfatizada principalmente no Império romano, o qual foi palco da ascensão do cristianismo.

    A letra D está errada pois se refere ao alargamento da cidadania romana no início da República com a luta dos plebeus pelos seus direitos e suas posteriores conquistas como a Lei das Tábuas, Lei Licínio (fim da escravidão por dívida), Lei Canuléia (libera o casamento entre patrícios e plebeus).

    A letra E está errada pois está se referindo a perseguição aos cristãos, os quais eram contra o regime político, contra a religião politeísta, refuta a ideia da escravidão e idolatria, ou seja, não havia relação com o arco do triunfo, que tinha um caráter meramente militar, político e econômico.

  • "Obviamente, como literalmente diz o nome, o arco do triunfo romano era uma homenagem monumental, em forma de uma porta ou passagem em forma de arco, para comemorar o triunfo: quase sempre conquistas de territórios ou vitórias em guerras."

  • O militarismo foi um grande edificador da República Romana, pois com o mesmo ocorreu o apogeu da expansão territorial,Nisso, a sociedade tinha o costume de celebrar as vitórias adquiridas pelos militares, com uma cerimonia batizada de TRIUNFO.

    LETRA C

    APMBB