SóProvas


ID
2864827
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    Os  espaços  assim  requalificados  atendem  sobretudo  aos  interesses  dos  atores  hegemônicos da economia, da cultura e da política e são incorporados plenamente às novas  correntes mundiais. O meio  técnico‐científico‐informacional  é a cara geográfica da globalização.

Milton Santos, 1997.

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item a seguir.


A globalização permitiu que os territórios nacionais se tornassem espaços nacionais da economia internacional.

Alternativas
Comentários
  • (C)


    Basta observar as multinacionais/transnacionais que se instalaram em grandes captais do Brasil.
     

     

    Exemplos de multinacionais instaladas no Brasil:Podemos citar como exemplos de multinacionais que atuam no Brasil atualmente e seus países de origem: IBM (Estados Unidos), Volkswagen (Alemanha), Fiat (Itália), General Motors (Estados Unidos), Toyota (Japão), Nokia (Finlândia), Nestlé (Suíça), Sony (Japão), Siemens (Alemanha), Dell (Estados Unidos), Peugeot (França), entre outras.

     

    Exemplos de multinacionais brasileiras:Existem também empresas multinacionais de origem brasileiras, atuando em outros países. Podemos citar como exemplos a Petrobras, Vale do Rio Doce, Sadia, Perdigão, Weg, Alpargatas, Gerdau, entre outras.



    O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas. As multinacionais ou transnacionais contribuíram para a efetivação do processo de globalização, tendo em vista que essas empresas desenvolvem atividades em diferentes territórios. Outra faceta da globalização é a formação de blocos econômicos, que buscam se fortalecer no mercado que está cada vez mais competitivo.


    A globalização no Brasil é considerada um fenômeno tardio, já que demorou para que ele conseguisse adquirir importância e força no mercado externo e entender a importância de se manter integrado dentro dessa Nova Ordem Mundial. Hoje em dia, ele é o país que mais exerce influência dentro do Mercosul e, de acordo com um artigo da revista América Economia de 2014, entre as 20 empresas latino-americanas que possuem maior influência global, 5 são brasileiras (Latam, Odebrecht, Gerdau, Vale e Marfrig). A mexicana Cemex lidera, seguida pela JBS.


    FAVOR NÃO ACABAR COM A VERSÃO ANTIGA DO QC

  • Leiam este resumo "Globalização e geografia em Milton Santos", a maioria das questões sobre globalização são tiradas das obras de Santos.

  • Exemplo disso é São Paulo.

  • Resposta Certa, a globalização usa os espaços nacionais para instalarem suas empresas!!

  • Gabarito: Certo.

    ➥ A globalização é um fenômeno que, para além da economia, envolve a política, a sociedade e a cultura mundiais, sendo caracterizada, entre outros aspectos, pela ampla circulação de mercadorias, bens, serviços e ideias. É o fenômeno gerado pela necessidade de dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global.

    ➥ Em outras palavras, é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo.

    • Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.

    Ou seja, a globalização produz a superação das distâncias, pois as transformações técnicas e tecnológicas foram capazes de acelerar os acontecimentos e os níveis de produção econômica e integração política.

    ▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎

    VANTAGEM

    Permitiu que os territórios nacionais se tornassem espaços nacionais da economia internacional.

    ____

    DESVANTAGEM

    Nem todo território nacional se inseriu na dinâmica de competição internacional ligados à exportação de produtos agropecuários e industriais ou nas atividades de suporte.

    • Por quê?

    ➥ Pois os atores globais procuram locais com fatores locacionais favoráveis, como matéria prima, mão-de-obra, estradas, portos e aeroportos.

    '

    Bons Estudos!