-
Causais: introduzem uma oração que é causa da ocorrência da oração principal. São elas: porque, que, como (= porque, no início da frase), pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que, etc. Por exemplo:
Ele não fez a pesquisa porque não dispunha de meios.
Como não se interessa por arte, desistiu do curso.
Condicionais: introduzem uma oração que indica a hipótese ou a condição para ocorrência da principal. São elas: se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que, etc. Por exemplo:
Caso precisar de minha ajuda, telefone-me.
Não irei ao escritório hoje, a não ser que haja algum negócio muito urgente.
-
Letra C.
A causa de termos decidido cancelar o projeto de pesquisa é que ninguém se interessou em continuá-lo.
Nós só tornaremos a reabrir o projeto de pesquisa com a condição de alguém se interessar por ele no futuro.
Bons estudos!
-
O FATO DE ninguém se interesar em continuar o projeto de pesquisa, FEZ COM QUE decidicemos em cancelá-lo. SE haja algum interesse no futuro, tornaremos a reabri-lo.
GAB C.
Extra: Após o "O FATO DE" será CAUSA e após "FEZ COM QUE" será CONSEQUÊNCIA.
-
O como será causal quando ele vier na primeira oração com sentido de porque.
-
Se a pessoa já soubesse a segunda matava a questão.
-
Como ninguém se interessou em continuar o projeto de pesquisa, decidimos cancelá-lo. Caso haja algum interesse no futuro.
Por que decidiram cancelar o projeto ?
por causa que ninguém se interessou (causa)
Caso = condição
TROCA POR (SE HOUVER)
SE HOUVER ALGUM INTERESSE NO FUTURO......
GABARITO= C
AVANTE GUERREIROS.
-
Letra C
A melhor forma de responder esse tipo de questão é fazendo uma troca:
"Como [já que] ninguém se interessou em continuar o projeto de pesquisa, decidimos cancelá-lo. Caso [se] haja algum interesse no futuro, [então] tornaremos a reabri-lo."
-
O conector "Como" expressa ideia de causa. Isso pode ser evidenciado pela reescrita: Decidimos cancelar o projeto, porque ninguém se interessou em continuá-lo.
Já o conector "Caso" expressa a ideia de condição.
Resposta: Letra C
-
eu acerto as questões... mas falta aquela certeza... sempre fico com a pulga atrás da orelha
-
''Decidimos cancelar o projeto de pesquisa porque ninguem se enteressou em continuar-lo.'' O como sempre que é igual a porque expressa uma idéia de causa.
-
Troca CASO por SE mata a questão e nem lê o resto...avante
-
A questão aborda o assunto conjunções subordinadas. São conectivos que ligam as orações. Essas se classificam em nove. Vejamos cada uma delas:
➡ Causais: iniciam oração que indica a causa, o motivo, a razão do efeito expresso na oração principal: que(= porque). porque, como, visto que, já que. uma vez que, desde que, etc. Foi bem-sucedido no vestibular, porque estudou bastante.
➡ Comparativas: iniciam oração que estabelece uma comparação em relação a um elemento da oração principal: como, que, do que (depois de mais. menos, maior, menor, melhor, pior). qual (depois de tal), quanto (depois de tanto ou tão}, assim como, bem como. Ex: Maria é tão inteligente quanto Ana.
➡Concessivas: iniciam oração que indica uma concessão relativamente ao fato expresso na oração principal. ou seja. indica um fato contrário ao expresso na oração principal, mas insuficiente para impedir sua realização: embora. conquanto, ainda que, mesmo que, se bem que, por mais que. etc. Ex: Ele não concordará com isso, por mais que você insista.
➡Condicionais: iniciam oração que expressa uma condição para que ocorra o fato expresso na oração principal: se, caso. contanto que, salvo se, a menos que, a não ser que, etc. Ex: Se eu tivesse companhia, iria hoje ao teatro.
➡Conformativas: iniciam oração que estabelece uma ideia de conformidade em relação ao fato expresso na oração principal: conforme. como. segundo, etc. Fizemos a pesquisa, conforme a orientação do professor de Ciências.
➡Consecutivas: iniciam oração que indica uma consequência, um efeito do fato expresso na oração principal: que (precedido dos advérbios de intensidade tal, tão, tanto, tamanho). de forma que, de modo que, etc. Ex:Trabalhei tanto hoje. que estou morto de cansaço.
➡ Finais: iniciam oração que apresenta uma finalidade em relação ao fato expresso na oração principal: para, a fim de que, porque( para que), que, etc. Ex: Chegue mais cedo afim de que possamos preparar a pauta da reunião.
➡Proporcionais: iniciam oração que indica concomitância, simultaneidade ou proporção em relação a outro fato: à proporção que. à medida que. enquanto. etc. Ex: O medo das pessoas crescia, à medida que o temporal aumentava.
➡ Temporais: iniciam oração que indica o momento. a época da ocorrência de certo fato: quando, antes que. depois que, até que, logo que, desde que, etc. Ex: Enquanto a mãe preparava o lanche, o filho arrumava a mesa.
Como ninguém se interessou em continuar o projeto de pesquisa, decidimos cancelá-lo. Caso haja algum interesse no futuro, tornaremos a reabri-lo.
A primeira conjunção inicia uma oração subordinada adverbial causal, podendo ser trocada por "já que".
A segunda conjunção estabelece sentido de condição abrindo a oração subordinada adverbial de condição, podendo ser trocada por "se" ou qualquer outra condicional.
Referência bibliográfica.
CEREJA, William Roberto Conecte : gramática reflexiva / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães - 2. ed. - São Paulo: Saraiva, 2013.
GABARITO: C
-
GABARITO: LETRA C
Causais: introduzem uma oração que é causa da ocorrência da oração principal. São elas: porque, que, como (= porque, no início da frase), pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que, etc. Por exemplo:
Ele não fez a pesquisa porque não dispunha de meios.
Como não se interessa por arte, desistiu do curso.
Condicionais: introduzem uma oração que indica a hipótese ou a condição para ocorrência da principal. São elas: se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que, etc. Por exemplo:
Se precisar de minha ajuda, telefone-me.
Não irei ao escritório hoje, a não ser que haja algum negócio muito urgente.
FONTE: https://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf86.php
-
COMO: CAUSAL VC TROCA POR " JA QUE"
COMO: COMPARATIVO VC TROCA POR "IGUAL A "
COMO: CONFORMATIVO VC TROCA POR "CONFORME OU SEGUNDO "
-
CAUSAL= já que,uma vez que,como,posto que
CONDICIONAL=caso,desde que,contanto que,se
SÃO SÓ ALGUMAS DAS CONJUNÇÕES !!!!
-
gabarito C causal.
ps.
Para não confundir oração causal com explicativa:
Será causal sempre que a oração que tem o conectivo tiver o acontecimento que vem primeiro.
João sorriu porque me viu. (o ''ver'' acontece antes do ''sorrir'' or. causal)
A criança parece doente, porque está chorando. (o ''chorar'' não acontece antes do ''parecer doente'' or. explicativa)
-
PC-PR 2021
-
Não tem remédio criança que me lê agora. Decora as conjunções ou vai se ...