-
Gestão por competência = C.H.A
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
-
A resposta correta é a letra C, segundo a banca.
Porém, por que a 3 tá errada? Sinceramente não vejo como uma organização pode ser competente se não ter membros altamente competentes. A organização tende ao fracasso.
-
Gabarito C.
Uma organização pode ter competências individuais (técnicas, gerenciais, gerais e específicas) e ainda assim ser "pobre" em competências organizacionais (básicas e essenciais). Um conjunto de competências organizacionais pode gerar diferenciação, gerar valor percebido pelo cliente e possibilitar a expansão do negócio.
-
III. O conjunto de competências profissionais sustenta a competência organizacional; haverá competência organizacional onde houver competência profissional. Se a competência profissional não estiver aliada com os objs da orgnanização, não tem como afirmar que haverá competência organizacional.
-
Eu não sei o porquê tem pessoas que colocam a resposta errada...sacanagem.
-
Bom, espero que esse meu comentário esclareça, o porque da banca ter considerado somente a letra C como CORRETA!
O que deixa a Letra E errada, e a omissão da palavra NÃO.
III. O conjunto de competências profissionais sustenta a competência organizacional; haverá competência organizacional onde houver competência profissional.
Se estiver errada, favor corrigir!
fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/43163190/desafio-profissional---2/3
-
Conhecimentos (informação, saber o quê, saber o porquê); Habilidades (técnica, capacidade, saber como); Atitudes (querer fazer, identidade, determinação). Errada
As competências podem ser classificadas como humanas (relacionadas ao indivíduo) ou (relacionadas à organização). Correta
o conjunto de competências profissionais que sustenta a competência organizacional. Não haverá competência organizacional onde não houver competência profissional.Errada
Fonte:https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/gesto-por-competncias/
GABARITO LETRA C
-
A questão 3 está errada por conta disso (haverá competência organizacional onde houver competência profissional) Nem sempre! .
-
I - ficou faltando a competência ATITUDE
II- está correta: existem vários tipos de competências, desde humanas, individuais, de equipes a organizacionais. (não vejo nenhum erro)
III- acredito que o erro esteja em falar competências PROFISSIONAIS,quando na verdade é competências HUMANAS que dão origem e sustentam as competências organizacionais.
Cristiana Duram, Gestão de Pessoas pág. 580.
-
I - Faltou atitude (vontade de fazer).
III - Para que haja competência organizacional, é necessário haver também competência individual. Agora, apenas quando há sistematização das competências individuais, haverá competência organizacional.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
Sheila, o problema não é só esse. O pior é as pessoas darem "like" para o comentário e gabarito errados.
-
No Item III, ao referir-se à competência Profissional está ligado a competência humana, visto que, ao tratar-se de Humana (Indivíduo) está associado a Profissional. Enfim, consideraria esse item como assertiva.
-
Item I)
Conhecimentos (informação, saber o quê, saber o porquê);
Habilidades (técnica, capacidade, saber como);
Atitudes (querer fazer, identidade, determinação).
Percebe-se então que a competência não se limita a um conjunto de habilidades que alguém possui, mas envolve todos os seus valores e crenças que influenciam sua conduta e direcionam todos os seus relacionamentos e decisões.
Item II) As competências podem ser classificadas como humanas (relacionadas ao indivíduo) ou (relacionadas à organização).
Item III) Vale ressaltar que é o conjunto de competências profissionais que sustenta a competência organizacional. Não haverá competência organizacional onde não houver competência profissional.
A preocupação das organizações em contar com indivíduos preparados para o desempenho eficiente de determinada função não é recente.
-
Gabarito Oficial: Letra C.
A questão possui como abordagem a gestão por competências; nesse contexto, após analisarmos o conteúdo da mesma, notamos traços de textos extraídos de sites da internet (o que não é muito recomendado...), que possuem, inclusive, menção errada ao nome de um autor da área, ou seja, no item I, onde é mencionado o fragmento “Duram (1999)...”, o correto seria Durand, de Thomas Durand, autor de obras sobre "Competências".
Dessa forma, “A respeito da Gestão por Competência, analise as afirmativas a seguir”:
I. .
ITEM INCORRETO.
De acordo com Durand (1998 apud Brandão e Guimarães, 2001), o conceito de competência é baseado em TRÊS DIMENSÕES: CONHECIMENTOS, HABILIDADES e ATITUDES. Ou seja, competência engloba não apenas questões técnicas, mas também a cognição e as atitudes relacionadas ao trabalho.
II. As competências podem ser classificadas como humanas (relacionadas ao indivíduo) ou organizacionais (relacionadas à organização).
ITEM CORRETO.
III. O conjunto de competências profissionais sustenta a competência organizacional; NÃO haverá competência organizacional onde NÃO houver competência profissional.
ITEM ERRADO.
Segundo Chiavenato (2014), as competências organizacionais são múltiplas e complexas, constituindo muito mais um sistema integrado do que um simples conjunto de blocos de construção. Nesse contexto, as competências organizacionais podem ser definidas como aquelas que formam um conjunto de conhecimentos, habilidades, tecnologias e comportamentos que uma organização possui e consegue manifestar de forma integrada na atuação, impactando sua performance e contribuindo para os resultados.
As competências profissionais, de acordo com Arbache et al (2018), são aquelas associadas aos cargos, funções, processos e subprocessos, sendo, dessa forma, um fator crítico de sucesso da estratégia organizacional o desdobramento das competências organizacionais em competências profissionais.
PROFESSOR MARCOS ANDRÉ- TECCONCURSOS