SóProvas


ID
2890663
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à administração geral e pública, julgue o item

O critério de departamentalização com base na organização territorial é mais apropriado para as empresas que operam em áreas extensas ou em diferentes locais.

Alternativas
Comentários
  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO BASE TERRITORIAL OU GEOGRÁFICA - É denominada departamentalização territorial, regional ou por localização geográfica. Requer diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização em que o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa. A presunção implícita nessa estratégia é que, onde os mercados estão dispersos, a eficiência pode ser melhorada se todas as atividades relacionadas com um produto forem agrupadas em uma área geográfica específica. Assim, as funções e os produtos/serviços – similares ou dissimilares – devem ser agrupados na base dos interesses geográficos.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes

  • Correto

     

    Ajusta-se as condições de uma localidade/região. As funções podem ser similares ou não. Em geral, utilizadas por empresas de grande porte e extensão.

     

    Vantagem- Comportamento regional em foco.

    Desvantagem- Desequilíbrio; duplicação de instalações; difícil de coordenar.

     

    resumo de organização free

    https://drive.google.com/open?id=1HjN-wP9GueWPqxjmOdHiZ7Gd0h-zORbn

  • alguem tem material de adm geral

  • CERTO. Também chamada de geográfica, esse tipo de departamentalização faz sentido para diferentes locais ou em áreas extensas.

    Gran Cursos

  • Territorial/ geográfica= há descentralização, agrupamento de atividades e pessoas, enfraquecimento da especialização.

  • Pense nas multinacionais (Coca-Cola, por exemplo) e suas filiais em cada país.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • GABARITO: CERTO.

    Departamentalização Territorial ou Geográfica

    A departamentalização geográfica é interessante quando a empresa está distribuída em um território muito grande. Nesse caso, é importante a empresa descentralizar recursos específicos para cada região.

    Outro aspecto que pode apontar a necessidade de um tipo desses de departamentalização é quando existem uma diferença e especificidade grande de acesso a mercados consumidores e a pessoas qualificadas, bem como a matérias-primas.

    Nesses casos, os administradores podem ficar especializados nas demandas e especificidades de cada região. Como exemplo, uma empresa poderia ter gerências nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste, etc.

    (RENNÓ, 2013)

  • CERTO

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

    É utilizada geralmente por empresas que cobrem grandes áreas geográficas e cujos MERCADOS SÃO EXTENSOS. É altamente atrativa para empresas de larga-escala e cujas atividades estejam física ou geograficamente dispersas. As empresas multinacionais utilizam esta estratégia para as suas operações fora do país onde estão sediadas. É mais indicada para a área de produção e de vendas.

    Vantagens

    ·       Quando as circunstâncias externas indicam que o sucesso da organização depende particularmente do seu ajustamento às condições e necessidades locais e regionais;

    ·       Permite fixar a responsabilidade de lucro e do desempenho no comportamento local ou regional;

    ·       Permite encorajar os executivos a pensar em termos de sucesso de território;

    ·       Indicada para firmas de varejo;

    ·       O delineamento da organização pode acompanhar adequadamente as variações de condições e características locais.

    ·       Maior liberdade e autonomia;

    Desvantagens

    ·       O enfoque territorial pode deixar sem segundo plano a coordenação tanto dos aspectos de planejamento, execução ou controle como um todo, em face do grau de liberdade e autonomia nas regiões;

    ·       A preocupação estritamente territorial concentra-se mais nos aspectos mercadológicos e de produção e quase não requer especialização.

    ·       Duplicidade de custo;

  • GABARITO: CERTO

    A departamentalização geográfica divide a organização de acordo com as regiões onde se encontra a organização. As grandes empresas de varejo usam muito a departamentalização geográfica. Assim, apesar de serem unificadas em certos setores (como compras), descentralizam outras funções geograficamente, atingindo melhor seu público-alvo. Dessa forma, evitam-se erros comuns em organizações que não prestam atenção ao território onde estão (erros do tipo colocar equipamentos de ski para serem vendidos no Rio de Janeiro, ou biquinis no Alaska).

    FONTE: QC