SóProvas


ID
2892628
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A respeito da construção de Brasília, analise as afirmativas a seguir:

I. Seu projeto urbanístico foi resultado de um concurso promovido por Juscelino Kubitschek em 1956.

II. O projeto é do arquiteto Lúcio Costa, que chamou Oscar Niemeyer e Burle Marx, respectivamente, para o projeto dos prédios e dos jardins.

III. O projeto do Plano Piloto propunha dois eixos que se cruzariam, um para as obras públicas e outro para as residências.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • C - II O projeto é do arquiteto Lúcio Costa, que chamou Oscar Niemeyer e Burle Marx, respectivamente, para o projeto dos prédios e dos jardins.

  • O arquiteto é Oscar Niemeyer.

    O Lúcio Costa é o urbanista.

    Por que a II foi dada como certa?

  • Nesse item ll a banca foi bem esperta no meu ponto de vista.

    Lúcio Costa além de Urbanista era arquiteto e foi ele quem criou o projeto para o concurso da construção de brasília, sendo assim todos os itens estão corretos.

    Fontes (Peguei de um dos simulados do projeto caveira que tinha essa questão):

    https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Brasilia /Construcao 

    http://dasartes.com/materias/brasilia-marco-daarquitetura-modernista/ 

    https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Brasilia /Construcao 

  • ALTERNATIVA CORRETA: E

  • Nunca tinha ouvido falar desse cara, mas realmente teve uma participação significativa na construção de Brasília, principalmente no que se refere ao paisagismo.

    Roberto Burle Marx foi um artista plástico brasileiro, renomado internacionalmente ao exercer a profissão de paisagista .

    1961 - Projeta o paisagismo para o Eixo Monumental de Brasília.

    O paisagista que fazia arte moderna com matéria-prima viva deixou em Brasília as marcas de sua genialidade. São dele a Praça dos Cristais (no Setor Militar Urbano), a Praça das Fontes (no Parque da Cidade), os jardins externos e internos do Itamaraty, o jardim externo do Palácio da Justiça, o jardim externo do Palácio do Jaburu. É dele também o projeto de paisagismo da 308 Sul, os jardins do Teatro Nacional e os do Tribunal de Contas da União. Burle Marx está também nas embaixadas da Alemanha, Estados Unidos, Irã e Bélgica.

    Fonte: Correio Brasiliense e Wikipedia (não achei muita coisa em outros lugares kkk)

  • Jessica, a graduação é em Arquitetura e Urbanismo, portanto, quem é arquiteto também é urbanista. Isso justifica a assertiva II como correta. A banca foi sacana.
  • Li todo o material do Estratégia e do Exponencial acerca da RIDE. Em nenhum deles há menção a esse Burle Marx.

  • Gabarito: E

    Todas as alternativas estão corretas.

  • No PDF do estratégia só faz menção ao Lúcio Costa, por isso a importância de se fazer questões.. Já inserir ele no meu PDF.

  • Sobre Burle Marx:

    Burle Marx veio para Brasília a pedido de Lucio Costa, onde fez o paisagismo do Eixo Monumental e da 308 Sul, os jardins do Palácio do Itamaraty, do Palácio da Justiça, do Teatro Nacional, do Tribunal de Contas da União e a Praça dos Cristais (Setor Militar Urbano).

    site: https://jornaldebrasilia.com.br/blogs-e-colunas/figuras-brasilia/figuras-de-brasilia-roberto-burle-marx

  • Alguém tem alguma referência para a afirmação de que Lúcio Costa CHAMOU o Niemeyer??

    Niemeyer foi diretor técnico da NOVACAP, ele que organizou o concurso para a criação do projeto urbanístico do núcleo da cidade, o Plano Piloto. Logo, a participação do Niemeyer existia antes do Lúcio vencer o concurso.

    Ainda, de acordo com entendimento da FCC:

    Juscelino Kubitschek lançou o concurso para a escolha do Plano Piloto, o projeto básico do desenho da Capital Federal, que teve Lucio Costa como vencedor. O arquiteto Oscar Niemeyer, parceiro de Lucio Costa, foi integrado ao projeto por

    a) ter trabalhado com Le Corbisier no projeto do Ministério da Educação do Rio de Janeiro, Lucio Costa decidiu convidar seu antigo estagiário para trabalhar na construção de Brasília.

    b) já ser componente da equipe de Lucio Costa, de quem fora estagiário e com ele já havia desenvolvido diversos projetos, inclusive colaborando com o arquiteto suíço, Le Corbusier.

    c) ter vencido novo concurso para a escolha do segundo arquiteto. Pesou na escolha o seu renome internacional.

    d) ter recebido o Prêmio Pritzker, a mais alta distinção da Arquitetura, e ter se tornado um arquiteto renomado internacionalmente.

    e) ter trabalhado com Juscelino Kubitschek na construção do Complexo da Pampulha.

    GAB e)

  • I. Seu projeto urbanístico foi resultado de um concurso promovido por Juscelino Kubitschek em 1956. CERTO

    Em 1956, o presidente Juscelino Kubitschek lançou um concurso para o projeto urbanístico de Brasília. Vinte e cinco projetos foram inscritos.

    II. O projeto é do arquiteto Lúcio Costa, que chamou Oscar Niemeyer e Burle Marx, respectivamente, para o projeto dos prédios e dos jardins. CERTO

    Lúcio Costa (1902-1998) foi Arquiteto e Urbanista brasileiro. Autor do projeto do Plano Piloto da Cidade de Brasília, a capital do Brasil, obra que o consagrou como urbanista. O Urbanista Lúcio Costa foi responsável pelo planejamento da capital e escolheu Oscar Niemeyer pelos projetos dos prédios e Burle Marx pelos jardins e terraços.

    III. O projeto do Plano Piloto propunha dois eixos que se cruzariam, um para as obras públicas e outro para as residências. CERTO

    Brasília tem as quatro escalas urbanas: a escala monumental, a residencial, a gregária e a bucólica. Lúcio Costa propunha dois eixos que se cruzavam, um monumental para as obras públicas, outro residencial, baseado na ideia das superquadras.

    Fonte: https://arquiteturaurbanismotodos.org.br/plano-piloto/

  • Para resolvermos esta questão, precisamos primeiro analisar item a item.

    I. O concurso que escolheu o projeto urbanístico de Brasília foi resultado de um concurso promovido durante o governo Juscelino Kubitschek, em 1956. ITEM CORRETO.

    II. O urbanista Lúcio Costa foi o autor do projeto do Plano Piloto da Cidade de Brasília, a capital do Brasil. O arquiteto Oscar Niemeyer, por outro lado, foi responsável pelos projetos dos prédios, enquanto os jardins e terraços ficaram a cargo de Burle Marx. ITEM CORRETO.

    III.O projeto do Plano Piloto possuía quatro escalas: a monumental, a residencial, a gregária e a bucólica. Destas, uma se propunha a privilegiar as obras públicas (a monumental) e outra para as residências (a residencial). ITEM CORRETO.

    Resposta: E

  • Na segunda metade da década de 50, o presidente JK começou o processo de instalação da Nova Capital e viajou ao Planalto Central. Depois de um concurso, a equipe do urbanista Lúcio Costa e o grupo de arquitetos encabeçados por Oscar Niemeyer começaram os trabalhos para projetar Brasília.

     

    NA VERDADE, NA VERDADE: Oscar Niemeyer, ESCOLHIDO A DEDO PELO JK, inclusive frente ao arquiteto mais famoso do mundo. 

    Fonte: aulas da Profª Rebecca

  • Essa alternativa II não faz sentido, tanto pelas explicações dos colegas acima, quanto por afirmar que Lúcio Costa, quem chamou Oscar. Sendo que já foi relatado diversas vezes, que a escolha de Oscar Niemeyer para planejar o plano de arquitetura foi do próprio presidente JK.

    II. O projeto é do arquiteto Lúcio Costa, que chamou Oscar Niemeyer e Burle Marx, respectivamente, para o projeto dos prédios e dos jardins.

  • O Lúcio Costa chamou o Niemeyer?/? Que eu saiba quem fez isso foi o JK...

  • Todas as assertivas estão corretas.

     

    I. Seu projeto urbanístico foi resultado de um concurso promovido por Juscelino Kubitschek em 1956. CORRETA. Foi aberto edital para escolha do projeto urbanístico de Brasília. Ao total, concorreram 26 projetos e o projeto aprovado foi o projeto de Lúcio Costa.

     

    II. O projeto é do arquiteto Lúcio Costa, que chamou Oscar Niemeyer e Burle Marx, respectivamente, para o projeto dos prédios e dos jardins. CORRETA. Lúcio Costa tinha faro para descobrir talentos. Quem está por trás das obras dos jardins é o arquiteto Burle Marx, que foi contratado por Lúcio Costa, após este reparar em um belo jardim que havia perto da sua casa e entrar em contato com o arquiteto da obra. Quanto aos prédios, o projeto ficou incumbido ao jovem arquiteto Oscar Niemeyer que havia sido estagiário de Lúcio Costa e atingiu notoriedade maior que a dele.

     

    III. O projeto do Plano Piloto propunha dois eixos que se cruzariam, um para as obras públicas e outro para as residências. CORRETA. Os dois eixos formavam um ângulo reto, fazendo alusão ao cruzeiro que simbolizaria a conquista por novas terras.

     

    Fontes: 

     

    GABARITO: LETRA E

    marina soares

    tecconcursos

  • # Burle Marx é muito conhecido aqui no Rio de Janeiro. Sua moradia (em Barra de Guaratiba RJ) virou local de visitação.

  • Gente, Lúcio Costa era urbanista, que eu saiba, não arquiteto. O arquiteto era o Niemeyer.

  • Lúcio Costa chamou o Niemeyer??? O próprio JK o chamou, o concurso promomovido por JK foi realizado pelo Niemeyer. Brincadeira.

  • Projeto urbanístico da nova capital: escolhido em um concurso cujo vencedor foi LÚCIO COSTA.

    Projetos arquitetônicos: Oscar Niemeyer.

  • Olá pessoal.

    Apenas acrescentando, Burle Marx foi um grande paisagista e trabalhou muito aqui no DF. Fiz um semestre de arquitetura e tive aula com um ex-aluno dele que era apaixonado por sua obra. Caso alguém seja daqui de Brasília (ou venha nos visitar) aconselho a conhecer a quadra 308 da Asa Sul. Lá vocês vão encontrar não só a obra de Burle Marx, Athos Bulcão e Niemeyer também trabalharam nela, vale muito a pena.

  • No pdf do estratégia consta que foi Oscar Niemeyer que organizou o concurso cujo vencedor foi Lúcio Costa.

    "O engenheiro Israel Pinheiro foi indicado como presidente da Novacap, e o arquiteto Oscar

    Niemeyer como diretor técnico, e quem coube organizar o concurso para a criação do projeto

    urbanístico do núcleo da cidade, o chamado Plano Piloto.

    Nesse mesmo ano, foi lançado o edital do concurso do Plano Piloto, publicado no Diário Oficial

    de 30 de setembro de 1956. Venceu o concurso o urbanista Lúcio Costa"

  • O engenheiro Israel Pinheiro foi indicado como presidente da NOVACAP, e o arquiteto Oscar Niemeyer como diretor técnico. Oscar também foi responsável por organizar o concurso para criação do projeto urbanístico da cidade, o chamado Plano Piloto. Antes mesmo do concurso, Niemeyer já era o arquiteto responsável pelos projetos arquitetônicos (dos prédios). Nada de Lúcio Costa "chamou" Niemeyer pra projetar os prédios.

    Outra coisa, Lúcio Costa era ARQUITETO e URBANISTA, porém fez o projeto urbanístico de Brasília. Um arquiteto também é urbanista e um urbanista também é arquiteto. Ele era o arquiteto responsável pelo projeto urbanístico.

  • Quanto mais eu estudo menos eu confio nos materiais do estratégia. Não cita Burle Marx e diz que o responsável pelo concurso foi o Niemeyer!

  • Convitinho pra ir conhecer os cantos de ñ sei onde. Predador a vista. kkkkkkkkkkkkkk

  • SOBRE A ALTERNATIVA II:

    Lúcio Costa tinha faro para descobrir talentos. Quem está por trás das obras dos jardins é o arquiteto Burle Marx, que foi contratado por Lúcio Costa, após este reparar em um belo jardim que havia perto da sua casa e entrar em contato com o arquiteto da obra. Quanto aos prédios, o projeto ficou incumbido ao jovem arquiteto Oscar Niemeyer que havia sido estagiário de Lúcio Costa e atingiu notoriedade maior que a dele.

  • Sobre o item 2, nao concordo com o gabarito porque Oscar Niemeyer foi quem organizou (convidado por JK) o concurso para o Plano piloto, concurso esse que Lucio Costa ganhou. Como que Lucio Costa teria chamado Niemeyer?

  • Com o projeto urbanístico aprovado, Juscelino escolheu Oscar Niemeyer como o arquiteto responsável pela construção dos monumentos. O carioca foi autor das principais estruturas da cidade: o Congresso Nacional, os Palácios da Alvorada e do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e a Catedral de Brasília. Além da dupla Oscar e Lúcio, completavam o time que fez desta cidade um museu a céu aberto figuras inspiradas como Burle Marx, com jardins e praças, e Athos Bulcão, com os painéis de azulejos que são marca registrada da capital.

    PARA O PRÓPRIO SITE DO GDF QUEM ESCOLHEU NIEMEYER FOI JK. Essa questão seria passível de recurso...

    FONTE: www.df.gov.br/historia/

  • Questão super dificil, pois somos acostumados a associar Lucio Costa apenas ao urbanismo!

    Porém Lúcio Costa além de Urbanista era arquiteto e foi ele quem criou o projeto para o concurso da construção de brasília.

    Roberto Burle Marx foi um artista plástico brasileiro, renomado internacionalmente ao exercer a profissão de paisagista .

    1961 - Projeta o paisagismo para o Eixo Monumental de Brasília.

    O paisagista que fazia arte moderna com matéria-prima viva deixou em Brasília as marcas de sua genialidade. São dele a Praça dos Cristais (no Setor Militar Urbano), a Praça das Fontes (no Parque da Cidade), os jardins externos e internos do Itamaraty, o jardim externo do Palácio da Justiça, o jardim externo do Palácio do Jaburu. É dele também o projeto de paisagismo da 308 Sul, os jardins do Teatro Nacional e os do Tribunal de Contas da União. Burle Marx está também nas embaixadas da Alemanha, Estados Unidos, Irã e Bélgica.

    Fonte: QC

  • Gente, quem chamou o Niemeyer num foi o JK? Niemeyer não quis fazer o projeto urbanístico tanto que sugeriu ao JK realizar um concurso público para contratar um urbanista. Lembrando que Urbanista é um dos segmentos da arquitetura. Assim como o advogado que se especializa em alguma área do Direito.

  • Esta questão está errada. Nao foi Lucio Costa quem convidou Niemeyer. Na verdade JK queria que o projeto fosse todo feito por Niemeyer que por sua vez não aceitou e sugeriu a realização de um concurso público, concurso este em que o Plano Piloto de Lúcio Costa saiu vitorioso.

    Quem se interessar, segue texto que corrobora com o que estou dizendo.

    Fonte: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/2

    O convite foi recebido com entusiasmo, mas não aceito de pronto. Niemeyer ponderou com o presidente que seria mais democrático abrir um concurso para a escolha dos projetos da nova capital. Poucos dias após a conversa, em 30 de setembro, o "Diário Oficial da União" publicava o edital do Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil.

    De um total de 26 projetos, o júri — que contava com Israel Pinheiro, presidente da Companhia Urbanizadora na Nova Capital (Novacap), e o próprio Oscar Niemeyer, como diretor do Departamento de Urbanismo e Arquitetura da Novacap — declarou vencedor o plano piloto apresentado por Lúcio Costa, antigo professor da Escola Nacional de Belas-Arte

  • Não se deixem enganar pela ilusão da completude de materiais de cursinhos, o conhecimento é uma construção constante

  • EDUARDO....Então o 1 concurso já foi estranho....

  • Ah tá q foi o Lúcio quem chamou Niemeyer e Burle Marx... Q questão mais sem pé nem cabeça.

  • MEU DEUS! O povo fala mal da Idecan não é à toa. Que questão mais mal feita. Não existe isso de o Lúcio Costa ter chamado o Oscar Niemeyer para fazer os prédios. O Oscar Niemeyer já era velho conhecido do JK, tendo trabalhado com ele na construção do Complexo da Pampulha, em BH. O JK queria que o Oscar fizesse todo o projeto urbanístico da nova capital, mas ele se recusou e convenceu o Presidente a realizar um concurso para encontrar o projeto urbanístico ideal. Coincidência ou não, Lúcio Costa já era conhecido do Niemeyer e participou do concurso. Niemeyer, que era um dos jurados e coordenador do concurso, inclusive, já torcia e tinha uma prévia tendência a chamar o velho companheiro. NUNCA! NUNCA que o Niemeyer foi chamado pelo Lúcio Costa. Questão absurda. Segue o baile.

  • Questão maluca, fala o Juscelino promoveu um concurso,o Lúcio Costa chamou o Oscar, ora não se trata de um puxadinho no fundos de casa.Quem fez o concurso foi o Governo Federal.

  • Questão II - ERRADA

    Em 1957, Niemeyer abre um concurso público para o , a nova capital. O projeto vencedor é o apresentado por , seu amigo e ex-patrão. Niemeyer, arquiteto escolhido por Juscelino, seria responsável pela concepção dos edifícios, enquanto Lúcio Costa desenvolveria o plano da cidade.

  • A pessoa que elaborou essa questão não conhece a história da construção de Brasília. Como Lúcio Costa chamaria Niemeyer, sendo que este foi juri no concurso que escolheu o plano piloto e já tinha sido, em 1958, nomeado arquiteto-chefe de Brasília?

    E mais: Niemeyer já havia trabalhado antes da construção de Brasília com JK em BH quando aquele era prefeito da cidade mineira. Mesmo que Lúcio Costa não tivesse ganhado o concurso, os prédios públicos já estariam a cargo de Niemeyer por expressa vontade de JK.

    A assertiva II não tem pé nem cabeça. É absurda. Não tem nexo e está patentemente errada.

    Aos colegas que anotaram a questão no caderno como referência: me desculpem, mas vocês estão com uma referência errada.

    Aos colegas que tentaram justificar a assertiva II (ou até mesmo o bisonho que a elaborou, se estiver vendo meu comentário) me aponte uma fonte séria e confiável que corrobore a assertiva.

  • I. Seu projeto urbanístico foi resultado de um concurso promovido por Juscelino Kubitschek em 1956.

    Assertiva estranha visto que o projeto não foi simplesmente "promovido" por JK, mas sim por uma equipe composta por Israel Pinheiro, Ernesto Silva, Niemeyer, Raul Pena Firme e Roberto Lacombe e, daí, foi elaborado o texto do edital que regularia o concurso.

    II. O projeto é do arquiteto Lúcio Costa, que chamou Oscar Niemeyer e Burle Marx, respectivamente, para o projeto dos prédios e dos jardins.

    Sem mais comentários...

    III. O projeto do Plano Piloto propunha dois eixos que se cruzariam, um para as obras públicas e outro para as residências.

    O projeto da plano piloto apresentado pelo grande Lúcio Costa, na verdade, propunha quatro escalas, que são:

    Escala Monumental - Configura-se ao longo do eixo homônimo e é onde se concentram as principais atividades administrativas federais e locais, confere à cidade o caráter de capital. A Praça dos Três Poderes contém em cada um de seus vértices, simbolizando o equilíbrio entre eles, os poderes fundamentais da República: o Palácio do Planalto, sede do poder executivo; o Supremo Tribunal Federal, sede do poder judiciário; e o Congresso Nacional, sede do poder legislativo, todos projetos por Niemeyer. Ele também projetou a Esplanada dos Ministérios, o Palácio Itamaraty, a Catedral, o Teatro Nacional e o Museu Nacional da República. Lucio Costa assinou a Torre de Televisão e a Plataforma da Rodoviária.

    Escala Residencial - Tem como espinha dorsal o Eixo Rodoviário, ao longo do qual estão localizadas as Unidades de Vizinhança, com superquadras que reinventam a forma de morar, já que além dos blocos de pilotis, há áreas destinadas a escolas, clubes, bibliotecas, igrejas e outros equipamentos urbanos.

    Escala Gregária - Localizada no cruzamento dos dois eixos, confunde-se com o centro da cidade, onde se situam os setores bancário, hoteleiro, comercial e de diversões.

    Escala Bucólica - Permeando as outras três e se tornando mais presente na orla do Lago Paranoá, é formada pelas áreas livres e arborizadas, conferindo a Brasília o caráter de cidade-parque.

  • Roberto Burle Marx (São Paulo, 4 de agosto de 1909 – Rio de Janeiro, 4 de junho de 1994) foi um artista plástico brasileiro, renomado internacionalmente ao exercer a profissão de paisagista.

    Fonte: Wikipedia

    Maior paisagista brasileiro.

    Realizou o projeto do aterro do flamengo (RJ).

  • Questão Horrível! Há um erro histórico na II.

    Oscar Niemeyer já fazia parte do projeto da construção de Brasília antes da entrada de Lúcio Costa. O projeto urbanístico da região foi feito após o projeto arquitetônico.

    A resposta correta deveria ser I e III, mas não podemos esperar muito da IDECAN.

  • Fingir que não vi esse gabarito e seguir fazendo outras questões.

  • Professor disse arquiteto Lucio Costa na explicação, está errado.

    Correto:

    Lucio Costa = Urbanista

    Oscar Niemeyer = Arquiteto

  • Em 1956, o presidente Juscelino Kubitschek lançou um concurso para o projeto urbanístico de Brasília. Vinte e cinco projetos foram inscritos. A proposta vencedora, de , agradou pelo o conceito inovador de cidade horizontalizada, na contramão do que se praticava nas grandes cidades brasileiras. Propunha dois eixos que se cruzavam, um monumental para as obras públicas, outro residencial, baseado na ideia das .

     apenas enviou um , simples em apresentação, alegando que não tinha pretensão de concorrer e se desculpando por não ser tão detalhista. Apesar da polêmica durante a classificação e da insatisfação dos concorrentes, venceu por unanimidade. O urbanista foi responsável pelo planejamento da capital e escolheu  pelos projetos dos prédios e  pelos jardins e terraços.

    fonte: arquiteturaurbanismotodos.org

  • O arquiteto é Oscar Niemeyer.

    O Lúcio Costa é o urbanista e arquiteto.

    LURB

    OSCARQ

  • O projeto é do arquiteto Lúcio Costa, que chamou Oscar Niemeyer e Burle Marx, respectivamente, para o projeto dos prédios e dos jardins.

    Lúcio Costa era Arquiteto e ganhou o concurso da NOVACAP para projetar Brasília.

    a unica questão que poderia gerar dúvida pela redação foi o item 1

    Seu projeto urbanístico foi resultado de um concurso promovido por Juscelino Kubitschek em 1956. (Esse concurso foi promovido pela NOVACAP no Governo de JK)

  • I. Seu projeto urbanístico foi resultado de um concurso promovido por Juscelino Kubitschek em 1956. CERTO

    Em 1956, o presidente Juscelino Kubitschek lançou um concurso para o projeto urbanístico de Brasília. Vinte e cinco projetos foram inscritos.

    II. O projeto é do arquiteto Lúcio Costa, que chamou Oscar Niemeyer e Burle Marx, respectivamente, para o projeto dos prédios e dos jardins. CERTO

    Lúcio Costa (1902-1998) foi Arquiteto e Urbanista brasileiro. Autor do projeto do Plano Piloto da Cidade de Brasília, a capital do Brasil, obra que o consagrou como urbanista. O Urbanista foi responsável pelo planejamento da capital e escolheu Oscar Niemeyer pelos projetos dos prédios e Burle Marx pelos jardins e terraços.

    III. O projeto do Plano Piloto propunha dois eixos que se cruzariam, um para as obras públicas e outro para as residências. CERTO

    Lúcio Costa propunha dois eixos que se cruzavam, um monumental para as obras públicas, outro residencial, baseado na ideia das .

    Fonte: https://arquiteturaurbanismotodos.org.br/plano-piloto/

  • Isso tá muito errado. Lucio Costa não chamou ninguém. JK que convidou Niemeyer.

  • URLU ARNI

    Ur banistico - Lu cio Costa

    AR quiteto - Ni emeyer

    questão toda errada.

  • Arquitetos e urbanistas ( As duas formações são complementares)

    Lúcio costa - Urbanista do DF , plano piloto mais conhecido como " avião".

    Oscar Niemeyer - Arquiteto dos edifícios Principais.

    Burle Marx - paisagista de jardins, praças e passeios públicos.

    Joaquim cardozo - Eng. civil de estruturas em concreto armado.

    Vertente MODERNISTA da arquitetura, mais conhecida pelo desenho simples geométrico. " menos é mais" frase do arquiteto Mies van der Rohe.

    No Urbanismo era FUNCIONALISTA, trata a cidade por ZONEAMENTOS ( lazer, trabalho, comercio, moradias...) por isso o desenho em EIXOS, não por inspirações literais no "Avião, Libelúlas ou Borboletas". MAS se aparecer na prova responda como correto, pois é o imaginário popular.

    obs.: Não foram desenhadas muitas cidades completa na vertente MODERNISTA , do desenho urbano aos edifícios e jardins,o que torna BRASÍLIA QUASE SINGULAR. Esse tipo de desenho urbano é considerado, hoje,utópico e não funcional na prática.

    FONTE: Eu mesmo, Arquiteto e urbanista, entusiasta de história, tragicamente concurseiro kkkkkkk...

  • Lúcio Costa é arquiteto e urbanista, minha gente.

    Fonte: Rebecca Guimarães do Gran Cursos.

  • Não teria sido o Oscar Niemeyer o responsável pelo concurso público quando diretor da NOVACAP? E do referido concurso, consagrou-se vencedor Lúcio Costa?

  • Lucio Costa é urbanista, e não arquiteto.

  • Nenhuma alternativa correta nesta questão, porcaria de banca.

  • Gabarito E

    I. Seu projeto urbanístico foi resultado de um concurso promovido por Juscelino Kubitschek em 1956. CERTO

    Em 1956, o presidente Juscelino Kubitschek lançou um concurso para o projeto urbanístico de Brasília. Vinte e cinco projetos foram inscritos.

    II. O projeto é do arquiteto Lúcio Costa, que chamou Oscar Niemeyer e Burle Marx, respectivamente, para o projeto dos prédios e dos jardins. CERTO

    Lúcio Costa (1902-1998) foi Arquiteto e Urbanista brasileiro. Autor do projeto do Plano Piloto da Cidade de Brasília, a capital do Brasil, obra que o consagrou como urbanista. O Urbanista foi responsável pelo planejamento da capital e escolheu Oscar Niemeyer pelos projetos dos prédios e Burle Marx pelos jardins e terraços.

    III. O projeto do Plano Piloto propunha dois eixos que se cruzariam, um para as obras públicas e outro para as residências. CERTO

    Lúcio Costa propunha dois eixos que se cruzavam, um monumental para as obras públicas, outro residencial, baseado na ideia das .

    Fonte: https://arquiteturaurbanismotodos.org.br/plano-piloto/

  • Em meus estudos, sei que Lúcio Costa ganhou o concurso, mas não foi ele quem chamou o Oscar Niemeyer, na verdade o Oscar Niemeyer foi chamado pelo JK, e o mesmo nem abriria concurso, ele queria que o Arquiteto elaborasse o projeto, e por sugestão do Oscar é que houve o concurso público e o ganhador foi Lúcio Costa. Logo, não existe essa do Oscar Niemeyer ter sido chamado pelo Lúcio Costa.

  • Todas as alternativas estão erradas. Que banca maluca

  • Essa II gerou-me uma dúvida ou foi erro de interpretação meu. Entendi que a questão afirma que foi Lúcio Costa que chamou Oscar......

  • De onde tiraram a informação que foi o Lúcio Costa que chamou os outros dois?

  • Não eram 4 eixos não? gregário, bucólico, residencial e monumental.

  • Galera Questão totalmente errada . não fiquem quebrando cabeça .

  • AS questões 1 e 3 estão corretas, mas a 2 é o Urbanista Lúcio Costa e não o arquiteto. O arquiteto seria o Oscar..

  • AS questões 1 e 3 estão corretas, mas a 2 é o Urbanista Lúcio Costa e não o arquiteto. O arquiteto seria o Oscar..

  • Pra mim projeto de prédio seria projeto estrutural que é feito pelo engenheiro, essa questão tá zoada.

  • Uai, não foi Jucelino que chamou Niemeyer?????????????????

  • O erro da questão pra mim é que na Comissão, Lúcio Costa era Urbanístico, Niemeyer era o arquiteto e Burle Marx era o paisagista.

    O que me consola é que esta questão não é do (a) CESPE/CEBRASPE.

  • Lúcio Costa em entrevista:

    "...Depois, em Brasília, foi o próprio Oscar quem chamou o Burle Marx para fazer os jardins. Você sabe que houve um concurso, vinte e tantos concorrentes para escolher o projeto da nova capital. Escolheram meu projeto, mas aí não tanto por iniciativa minha, mas do próprio Oscar..."

    Gente, não foi Lúcio Costa que chamou o Burle Marx, muito menos chamou Oscar Niemeyer!!! Oscar já era Diretor técnico da Novacap (empresa pública responsável pela construção da capital) antes de Lúcio Costa vencer o concurso para o plano-piloto, era Niemeyer, inclusive, o responsável pelo concurso. Este ficou responsável pelo projeto arquitetônico de Brasília a pedido do próprio JK que já havia trabalhado com ele na Pampulha, quando era Governador de MG. Isso é de conhecimento público, já assisti pelo menos dois filmes sobre a construção de Brasília que retratam a história e demonstram bem isso.

    Mais um item totalmente errado do CEBRASPE que foi considerado correto!

  • A unica questão certa e a 3... Banquinha meia boca

  • Não foi Lúcio Costa que chamou Niemeyer, JK anteriormente queria que ele fizesse toda a Brasília, porém ele queria fazer só os monumentos e por isso teve o concurso. Não concordo com o gabarito.

  • O Oscar Niemeyer que foi chamado pelo JK, teve um concurso...aí depois que Lúcio Costa entrou na brincadeira ao ganhar o concurso.

    Item II pra mim tá errado.

  • Burle Marx foi o paisagista, responsável por selecionar cada arvorezinha que vemos no Plano Piloto. Mas LUCIO COSTA chamou Niemeyer? Lucio Costa venceu o concurso para ser o urbanista promovido por Niemeyer (primeiro concurso da capital e tal)... Realmente não entendi essa questão...

  • A questão só deixa dúvida quanto ao convite hshshshs... complexa.( questão de história da Arquitetura brasileira)

    01- Sim a profissão é " Arquiteto e urbanista", No Brasil os cursos ainda não foram desvinculados.(não até quando formei em 2016).

    02- JK convidou, Oscar e burle Marx para realizar o projeto da PAMPULHA - Belo Horizonte na década de 1940.

    03- Oscar foi estagiário de lúcio costa, posteriormente trabalhou em vários projetos e parcerias com lúcio desde a década de 1930. (panelinha mesmo hshshs)

    Essa relação que trás dúvidas sobre quem convidou Oscar, Ao que me lembre das aulas de Arquitetura moderna, Lúcio costa chamou Oscar e Burle marx, com aval de Jk. UMA VEZ QUE O PROJETO URBANO JÁ ERA DE LÚCIO COSTA, esse gerenciaria todos os projetos.... seria bem tipo " contra o mestre de obras que ele leva os pedreiros que ele mais gosta" .

  • Vamos por partes:

    I - Seu projeto urbanístico foi resultado de um concurso promovido por Juscelino Kubitschek em 1956. Correta!

    OBS: Lúcio Costa venceu o concurso promovido por JK, apresentando seu projeto em um simples papel rabiscado (feito à mão). Muitos devem perguntar: e porque Oscar N. não venceu, já que ele era o "fodão". Oscar foi designado para coordenar o projeto de construção de Brasília, inclusive o concurso, se não me engano, foi ideia dele. Por isso não fazia sentido ele participar do concurso.

    II - O projeto (urbanístico) é do arquiteto Lúcio Costa, que chamou Oscar Niemeyer e Burle Marx, respectivamente, para o projeto dos prédios e dos jardins. Correta! A questão fala do projeto urbanístico (Lúcio Costa) e não do projeto arquitetônico que é de O.N.

    OBS: A questão força a barra ao dizer que Lúcio Costa chamou Oscar Niemeyer e Burle Marx para os respectivos projetos. Sim, os projetos de prédios e jardins foram feitos por eles, mas eles não foram chamados por Lúcio Costa, até porque, Oscar Niemeyer já estava designado por JK (se não me engano) para ser o responsável pelas obras, porém O.N não teria condições de realizar todos os projetos, e assim, sugeriu tal concurso para designar o autor do projeto urbanístico.

    III - O projeto do Plano Piloto propunha dois eixos que se cruzariam, um para as obras públicas e outro para as residências. Correta!

    Atualidades e RIDE - Professora Rebeca Guimarães - Ela não abrevia conteúdo!

  • Refazendo a questão acho que agora entendi o que o exterminador queria.

    Primeiro o JK chamou Oscar Niemeyer para fazer a parada toda e o bonitinho falou ao chefe - olha não dou conta sozinho, vamos fazer um concurso, Assim o Lúcio Costa venceu o tal concurso e só então Lúcio Costa chamou o resto da galera para ajudá-lo. FIM!

  • Mais quem chamou oOscar Niemeyer não foi o JK? Eu heinnn

  • BURLE MARX É MINHA JIROMBA

  • Por isso que é tão importante fazer questões.Tenho acesso a 3 materiais de cursinhos renomados e nenhum deles faz sequer uma menção a Burle Marx, que ao meu ver teve um papel importantíssimo.

    Tudo o que deveria ter em alguma apostila dos cursinhos está resumido no comentário do colega Lucas Palma:

    Roberto Burle Marx foi um artista plástico brasileiro, renomado internacionalmente ao exercer a profissão de paisagista .

    1961 - Projeta o paisagismo para o Eixo Monumental de Brasília.

    O paisagista que fazia arte moderna com matéria-prima viva deixou em Brasília as marcas de sua genialidade. São dele a Praça dos Cristais (no Setor Militar Urbano), a Praça das Fontes (no Parque da Cidade), os jardins externos e internos do Itamaraty, o jardim externo do Palácio da Justiça, o jardim externo do Palácio do Jaburu. É dele também o projeto de paisagismo da 308 Sul, os jardins do Teatro Nacional e os do Tribunal de Contas da União. Burle Marx está também nas embaixadas da Alemanha, Estados Unidos, Irã e Bélgica.

  • Acredito que a II esteja certa porque de fato eles foram convidados para estas funções, mas Niemeyer aceitou projetar só os monumentos. Imagina só, se tivesse que projetar todos os prédios da cidade? Teria que viver até os 300 anos.

  • Lúcio Costa chamou Oscar Niemeyer para o projeto dos prédios????

    Foi o Oscar N. que organizou o concurso em que o projeto de Lúcio Costa foi escolhido.

  • Infelizmente quase toda autoria de Brasília se dá apenas a Lucio e Oscar

    Como arquiteto, fica aqui uma sugestão de estudo de pessoas que também foram muito importantes (vai que cai):

    Joaquim Cardoso (engenheiro estrutural que era braço direito do Oscar)

    João Filgueiras Lima (dentre outras obras, projetou o prédio principal da UnB junto com Oscar e a rede de hospitais Sarah)

    Paulo Zimbres (dentre várias obras importantes, fez a reitoria da UnB e o plano urbanístico de Águas Claras)

    Athos Bulcão (artista plástico que colaborou em várias obras icônicas de Brasília)

  • Arquitetura e urbanismo é a mesma area.

  • não foi Lúcio Costa que chegou Oscar Niemeyer!!!!! Lúcio foi o urbanista e Oscar foi o arquiteto. II tá errado!!!!!!!
  • GABARITO E

    I. Seu projeto urbanístico foi resultado de um concurso promovido por Juscelino Kubitschek em 1956.

    Em 1956 foi lançado o edital do concurso do Plano Piloto, publicado no Diário Oficial de 30 de setembro de 1956. 

    II. O projeto é do arquiteto Lúcio Costa, que chamou Oscar Niemeyer e Burle Marx, respectivamente, para o projeto dos prédios e dos jardins.

    Venceu o concurso o urbanista Lúcio Costa, que apresentou uma ideia simples e modesta, constituída de dois traços, baseada no “sinal da cruz”, ou seja, dois eixos, que se cruzam formando um ângulo reto.

    Atenção!!!  nas aulas da professora Rebeca Guimarães do GranCursos Online consta que foi Juscelino Kubitschek quem convidou Oscar Niemeyer e Burle Marx para projetar os prédios e jardins. Segue abaixo transcrição do material:

    "Niemeyer já havia trabalhado com Juscelino Kubitschek e Israel Pinheiro nas obras da Pampulha, em Belo Horizonte, quase um pré-aquecimento para Brasília. JK também já havia trabalhado com Athos Bulcão, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari."

    III. O projeto do Plano Piloto propunha dois eixos que se cruzariam, um para as obras públicas e outro para as residências.

    Venceu o concurso o urbanista Lúcio Costa, que apresentou uma ideia simples e modesta, constituída de dois traços, baseada no “sinal da cruz”, ou seja, dois eixos, que se cruzam formando um ângulo reto. 

  • Não foi o Lúcio Costa que chamou Niemeyer, e sim o própio  Juscelino! Quando Juscelino foi governador de MG ele juntamente com Niemeyer construiu a Pampulha, assim quando se torna presidente e vem para Brasília chamou Niemayer. A opção II ta errada.

  • "Esse" Burle Marx dói, hein.

    Mas quem chamou Niemeyer foi o JK, e Niemeyer foi quem sugeriu o concurso. O item II não esta correto de acordo com a história brasileira mesmo, sem mencionar material de cursinho. Conhecimento é mais que isso.

    Força, sigamos!

  • Banca lixo.

  • Meu asco pela questão não é sobre o Burle Marx, pois já li a respeito dele em alguns materiais. O problema está em afirmar que Lúcio Costa foi quem convidou Oscar Niemeyer para o projeto. Não é possível!!!!!!!!

  • Oscar Niemeyer foi trazido para projetar os edifícios maravilhosos, cheios de curvas. Lúcio Costa foi o urbanista que fez o plano de urbanização de Brasília, conhecido como Plano Piloto. Em continuidade na equipe de construção de Brasília, tivemos Athos Bulcão, que fez painéis e azulejos que marcam toda a cidade. E nós temos também, como membro da equipe, Burle Max, que cuidou da arborização de toda cidade, ele foi o responsável pelo planejamento dos jardins da cidade. 

    Burle Marx Roberto (Burle Marx) foi o paisagista de Brasília. A capital é uma das cidades com maior quantidade de área verde por habitante do mundo. Na área tombada, você vê a obra de Burle Marx tanto em jardins com plantas típicas do cerrado quanto com jardins experimentais onde ele traz espécies de outros lugares do mundo. Um exemplo de jardim podemos mencionar é o do Palácio do Itamaraty marcado pelas vitórias régias. 

    FONTE: ZEROUM CONCURSOS

  • oscAR niemeyer - arquiteto

    lUcio costa - urbanista e arquiteto

  • Qualquer simples pesquisa mostra que quem convidou Oscar Niemeyer pra projetar os prédios públicos de Brasília foi JK.

    O comentário do professor dando a alternativa como certa fica difícil hein. Sigamos.

  • Tem uma série/documentário com 4 episódios do canal History chamada "Mil Dias", que conta um pouco da história da construção de Brasília. Basta procurar no Youtube, vale a pena, fica a dica!

    PS: de acordo com a série, foi o JK que chamou o Niemeyer para o projeto da capital. Em determinado momento, Niemeyer convenceu JK a realizar um concurso para o projeto urbanístico da capital, o qual foi vencido por Lúcio Costa. Ou seja, Niemeyer já estava envolvido no projeto antes de Lúcio Costa, o que contraria a alternativa II dada como certa...

  • Não foi Lúcio Costa que chamou Niemeyer.

  • Não foi Lúcio que chamou Oscar. O presidente JK chamou Niemeyer para fazer tudo e ele não topou. A partir disso, JK realizou o concurso público em que o projeto de Lúcio Costa foi "campeão". Esse item 2 não está correto.

  • Não entendi pq então a letra E é a certa?

  • o Lúcio costa não chamou o Oscar Niemeyer, o Orcas Niemeyer já fazia parte cá comissão q iria realizar o projeto então está Errado
  • Lúcio Costa não era arquiteto e sim urbanista.

  • Sempre aprendi que foi Juscelino quem convidou Oscar Niemeyer os dois já se conheciam desde 1940, teriam trabalhado juntos na Pampulha. Que Lúcio Costa convidou Niemeyer é novidade pra mim.

  • Essa eu não entendi :S

  • E agoraaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

  • Comentário do colega @ passar_me_ei

    I. Seu projeto urbanístico foi resultado de um concurso promovido por Juscelino Kubitschek em 1956. CERTO

    Em 1956, o presidente Juscelino Kubitschek lançou um concurso para o projeto urbanístico de Brasília. Vinte e cinco projetos foram inscritos.

    II. O projeto é do arquiteto Lúcio Costa, que chamou Oscar Niemeyer e Burle Marx, respectivamente, para o projeto dos prédios e dos jardins. CERTO

    Lúcio Costa (1902-1998) foi Arquiteto e Urbanista brasileiro. Autor do projeto do Plano Piloto da Cidade de Brasília, a capital do Brasil, obra que o consagrou como urbanista. O Urbanista Lúcio Costa foi responsável pelo planejamento da capital e escolheu Oscar Niemeyer pelos projetos dos prédios e Burle Marx pelos jardins e terraços.

    III. O projeto do Plano Piloto propunha dois eixos que se cruzariam, um para as obras públicas e outro para as residências. CERTO

    Brasília tem as quatro escalas urbanas: a escala monumental, a residencial, a gregária e a bucólicaLúcio Costa propunha dois eixos que se cruzavam, um monumental para as obras públicas, outro residencial, baseado na ideia das superquadras.

    Fonte: https://arquiteturaurbanismotodos.org.br/plano-piloto/

  • Com o projeto urbanístico aprovado, Juscelino escolheu Oscar Niemeyer como o arquiteto responsável pela construção dos monumentos. O carioca foi autor das principais estruturas da cidade: o Congresso Nacional, os Palácios da Alvorada e do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e a Catedral de Brasília. Além da dupla Oscar e Lúcio, completavam o time que fez desta cidade um museu a céu aberto:

    João da Gama Filgueiras Lima, o Lelé:  foi o grande companheiro de Niemeyer nos projetos de Brasília, onde chegou ainda em 1957. Atuou em muitas construções, como na UnB, na Colina e nos hospitais da Rede Sarah. É autor dos prédios gêmeos Morro Vermelho e Camargo Corrêa, no Setor Comercial Sul, da famosa Casa dos Arcos e do Beijódromo, como ficou conhecido o memorial em homenagem a Darcy Ribeiro. Foi notável ao pensar na tecnologia de construção para baratear custos. De universidades a favelas, pensava em construções agradáveis ao ser humano sem desperdício de materiais ou dinheiro. Morreu em 2014, deixando um legado em Brasília e em muitos outros lugares.

    Engenheiro Joaquim Cardozo que realizou os projetos estruturais dos edifícios mais complexos, como os palácios e a catedral.

    Paulo Zimbres: arquiteto, urbanista e professor brasileiro, criador de diversos projetos, como o projeto urbano de Águas Claras; reitoria da UnB ; Projeto para a ocupação do Setor Noroeste, intervenção no plano piloto de Brasília de Lúcio Costa.

    Roberto Burle Marx (paulista), veio para Brasília a pedido de Lúcio Costa, onde fez o paisagismo do Eixo Monumental e da 308 Sul, os jardins do Palácio do Itamaraty, do Palácio da Justiça, do Teatro Nacional, do Tribunal de Contas da União e a Praça dos Cristais (Setor Militar Urbano).

    Athos Bulcão, com os painéis de azulejos que são marca registrada da capital e os cubos irregulares do Teatro Nacional Cláudio Santoro.

    Marianne Peretti, é a única mulher que fez parte da equipe de artistas do arquiteto Oscar Niemeyer na construção de Brasília. A artista plástica franco-brasileira foi a responsável por adornar os monumentos idealizados por Niemeyer com os vitrais que tanto fascinam moradores e turistas.

    A obra mais conhecida da artista os vitrais que compõem os traços de Niemeyer na Catedral Metropolitana de Brasília.

    Bernardo Sayão, Diretor da NOVACAP e responsável pela construção das estradas que integram Brasília.

    Sayão era apaixonado pela construção de estradas e trabalhou nas obras de ligação Brasília-Goiânia, Brasília-Anápolis e Brasília-Cristalina-Paracatu. Após DOIS anos de árduo trabalho, em 1958, Sayão foi encarregado pelo presidente Juscelino Kubitschek de dirigir a construção da estrada Belém-Brasília, que não começou do zero, pois já havia alguns trechos construídos.

    Bernardo Sayão, de 57 anos, foi a primeira pessoa ser enterrada em Brasília, no cemitério batizado de Campo da Esperança, local que ele mesmo demarcara havia menos de DOIS anos. Ele morreu após uma árvore cair na sua barraca nas obras da rodovia Belém-Brasília. 

  • Que questão horrível é essa em?

  • Em 29/09/20 às 00:46, você respondeu a opção E.

    Você acertou!Em 20/08/20 às 00:06, você respondeu a opção E.

    Você acertou!Em 08/07/20 às 01:59, você respondeu a opção E.

    Você acertou!Em 04/06/20 às 21:28, você respondeu a opção E.

    Você acertou!Em 22/05/20 às 00:27, você respondeu a opção E.

    Você acertou!Em 07/05/20 às 22:22, você respondeu a opção E.

    Você acertou!Em 01/05/20 às 02:44, você respondeu a opção E.

    Você acertou!Em 01/05/20 às 02:44, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!

    que mente maluca.

  • O arquiteto é Oscar Niemeyer.

    O Lúcio Costa é o urbanista.

    Roberto Burle Marx: Era arquiteto, artesão, artista plástico, paisagista, responsável pelos jardins do Itamaraty,

    pela Praça dos Cristais, por arborização e por trazer plantas exóticas

  • Vale lembrar que Lúcio Costa é sim um arquiteto, porém foi o seu projeto urbanístico, que ganhou o concurso promovido pela NOVACAP. A afirmativa II, apesar de levar o candidato ao erro, está correta, pois ela diz que o projeto vencedor, no caso urbanístico, foi do arquiteto Lúcio Costa. O problema é que, por uma leitura rápida, dá a entender que o projeto arquitetônico foi de Lúcio Costa.

  • Misericórdia! Questão horrível.

  • mesmo q tenha sido o responsável pelo urbanismo de Brasília,

    Lúcio Costa não deixa de ser arquiteto!!!!!!!!!!!

  • Burle Marx veio para Brasília a pedido de Lucio Costa, onde fez o paisagismo do Eixo Monumental e da 308 Sul, os jardins do Palácio do Itamaraty, do Palácio da Justiça, do Teatro Nacional, do Tribunal de Contas da União e a Praça dos Cristais (Setor Militar Urbano).

    Fonte: https://jornaldebrasilia.com.br/blogs-e-colunas/figuras-brasilia/figuras-de-brasilia-roberto-burle-marx/

  • Lúcio Costa chamou Niemeyer sim! Eu estava lá no dia e vi. Fato venério.

  • Lúcio Costa era Arquiteto e Urbanista! Mas levou fama na construção do Plano Piloto apenas como Urbanista.

  • Roberto Burle Marx foi um dos maiores paisagistas do século 20 no Brasil, participou da

    construção de Brasília com projetos de praças e jardins. (fonte: pdf estratégia)

  • Athos Bulcão foi o responsável pelo Visual.

  • Como que o Lucio Costa chamou o Oscar Niemeyer se o Oscar participou da banca de concurso que escolheu o Lucio como vencedor???? Antes do Lucio sonhar em ganhar o concurso o Oscar já integrava a novacap.

  • Apenas sobre o item

    II. O projeto é do arquiteto Lúcio Costa, que chamou Oscar Niemeyer e Burle Marx, respectivamente, para o projeto dos prédios e dos jardins.

    Diferentemente do que eu vi a maioria comentando Burle Marx fez sim uma grande participação no projeto de Brasília sengo o paisagista.

    Entretanto o que eu não consegui compreender, e acredito que tenha mais pessoas no mesmo caso, foi que, a questão no apresenta Lúcio Costa que era também arquiteto além de urbanista, mas após escreve "que chamou", nos dando a entender que Lúcio costa chamou Oscar Niemeyer e Burle Marx, sendo que Oscar era uns dos que planejou o concurso de Lúcio costa, sendo assim anterior a ele no projeto de Brasília.

    Ao meu ver há um equivoco de temporalidade.

  • Oscar Niemeyer não foi convidado por Lúcio Costa, e sim por Juscelino Kubitschek.

    Questão equivocada.

  • GABARITO: LETRA E

    Lúcio Costa e o pai dos concurseiros rsrsr

    Além disso ele também foi Urbanista e Arquiteto

  • Na minha opinião a assertiva II era para ser ERRADA. Pois Oscar Nierrmayer já compunha a equipe, não foi convidado por Lúcio Costa.

  • Lúcio Costa chamou Niemeyer sim! eu estava lá, eu era o Lúcio.

  • O professor que comenta o gabarito deve trabalhar para essa banca ou pretende.

  • O projeto é do arquiteto Lúcio Costa, que chamou Oscar Niemeyer... Sei não hein, tem coisa errada aí