SóProvas


ID
2897281
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Na prevenção da contaminação por agentes infecciosos, recomenda-se aos profissionais de saúde que adotem medidas de Biossegurança, especificamente àqueles que trabalham em áreas insalubres, com risco variável.


Nesse sentido, o emprego de práticas seguras, como o uso do jaleco, reduz significativamente o risco de acidente ocupacional, sendo importante também a conscientização dos profissionais para utilização de técnicas assépticas e o estabelecimento de normas, conduta e procedimentos que garantam ao profissional e ao paciente um tratamento sem risco de contaminação.

Fonte: Carvalho et al. (2009)


Acerca das diversas abordagens sobre a utilização de jalecos e outros acessórios por profissionais da saúde, analise as alternativas e assinale a CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA. Jalecos ficam progressivamente contaminados até atingirem um nível de saturação. Embora o tempo para se atingir este nível não esteja claro, é provável que esteja relacionado com a contaminação do paciente, frequência e tipo de atividade clínica e outros fatores, como nível de contaminação microbiana ambiental e a extensão e uso efetivo de roupa protetora.

    b) ERRADA. Roupas, são uma importante via de contaminação. Como o jaleco é o primeiro sítio de contato entre a pele do profissional e o material contaminado, torna-se um verdadeiro fômite.

    c) ERRADA. Existe o risco destes acessórios estarem contaminados e contaminarem pacientes.

    d) ERRADA. Luvas possuem MENOS porosidade e reentrâncias que a pele. Do contrário, não serviria como EPI.

    e) CORRETA. Muitos EPI e outros equipamentos, quando usados inadequadamente, podem representar um risco de contaminação. Entre estes, estão o estetoscópio e o casaco branco, muitas vezes usado como parte de um código obrigatório.

    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n2/20.pdf