SóProvas


ID
2919301
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o método START (simple triage and rapid treatment), usado para classificar e identificar múltiplas vítimas, julgue o item a seguir.


Na triagem de múltiplas vítimas que envolvam crianças, a criança que estiver alerta ou responder a chamado verbal ou a estímulo doloroso com localização do estímulo deverá ser classificada e identificada com a cor amarela.

Alternativas
Comentários
  • No método START, as vítimas são classificadas pelo estado de gravidade e cada categoria utiliza uma cor para fácil identificação no momento de evacuação e transporte da cena.

    Imediata (cor vermelha): vítimas com ferimentos graves, porém com chance de sobrevida. Possuem prioridade elevada para atendimento, retirada da cena e transporte. Exemplo: Trauma torácico com tórax instável.

    Pode aguardar (cor amarela): vítimas com ferimentos moderados. Podem aguardar um tempo na cena até tratamento definitivo. Exemplo: membros fraturados.

    Leve (cor verde): vítimas com ferimentos mínimos, que podem deambular e ajudar outras vítimas mais debilitadas. Essas vítimas são as que costumam causar alguns problemas, pois estão deambulando, assustadas e com dores. Deve-se investir apoio psicológico e orientação para que não sobrecarreguem o serviço terciário de saúde. Exemplo: escoriações difusas no corpo.

    Mortos (cor cinza ou preto): vítimas que não respondem a procedimentos simples, como abertura de vias aéreas e com ferimentos críticos que indicam morte iminente. Exemplo: paciente em parada cardíaca, exposição de massa encefálica.

    A categorização pode ser facilitada pelo uso de cartões nas cores vermelha, amarela, verde e preta (cinza). Esses instrumentos são colocados em cada vítima de acordo com a gravidade.

  • A triagem de múltiplas vítimas podem ser classificada em quatro categorias:

    Vermelha - Prioridade 1 - A vítimas que necessitam de algum tratamento médico antes de um transporte rápido ao hospital, ou que precisam ir rapidamente ao hospital para cirurgia. Se a criança respira com uma frequência abaixo de 15 ou acima de 45 mvm, é considerada “vermelho".

    Amarela - Prioridade 2 - vítimas que necessitam de algum tipo de tratamento no local enquanto aguardam transporte ao hospital, não apresentam risco de vida imediato. Se a criança estiver alerta ou responder a um chamado verbal ou a um estímulo doloroso com localização do estímulo e retirada proposital do estímulo, ela é considerada uma vítima “amarelo"

    Verde - Prioridade 3 - vítimas que não necessitam de tratamento médico ou transporte imediato, possuem lesões sem risco de vida. Por exemplo, vítimas que estejam andando pela cena.

    Preta ou cinza - Prioridade 4 - vítimas em óbito ou que não tenham chance de sobreviver.


    Gabarito do Professor: CERTO



    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Protocolos de Intervenção para o SAMU 192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.