SóProvas


ID
2938642
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Goioerê - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Do volume precipitado sobre uma bacia, apenas uma parcela atinge a seção de vazão, sob forma de escoamento superficial. Isto porque parte é interceptada, ou umedece o solo, ou preenche as depressões, ou se infiltra rumo a depósitos subterrâneos. O volume escoado e, então, um resíduo do volume precipitado e a relação entre os dois é o que se denomina, geralmente, coeficiente de deflúvio ou escoamento superficial. A determinação desse coeficiente depende de uma série de variáveis, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O coeficiente de deflúvio depende da distribuição da chuva na bacia, da direção do deslocamento da tempestade em relação ao sistema de drenagem, da precipitação antecedente, das condições de umidade do solo no início da precipitação, do tipo do solo, da utilização que se faz da terra, da rede de drenagem existente, da duração e intensidade da chuva.

  • g) Coluna 13 - Coeficiente de deflúvio

    O coeficiente de deflúvio a ser indicado na coluna (13) deverá ser calculado com base no critério de Fantoli pela fórmula f = ax (i x t), ou pelo gráfico da Fig. 116, Apêndice D, onde (a) é um fator função dos coeficientes de impermeabilidade (r), intensidade pluviométrica (i), e do tempo de concentração (t).

    DNIT IPR 724 / 2006