GABARITO: LETRA A
MERCANTILISTA --- Com a crise do feudalismo e o capitalismo sendo consolidado, inicia-se a primeira fase do capitalismo nos séculos XIV ao XVII, denominado de capitalismo comercial, período anterior à primeira Revolução Industrial.
CONCORRENCIAL --- Ao final do século XVIII na Inglaterra e início do século XIX, período denominado de “Primeira Revolução Industrial” com a utilização da máquina a vapor, indústria têxtil e construção das ferrovias (NOGUEIRA, 1993, p.23), cresceu a exploração da mão de obra operária barata nas fábricas nascentes, com o emprego maciço de mulheres e crianças e um aumento abusivo na jornada de trabalho Esse período histórico representa a transição da produção manufatureira para outro modo de produzir que é a produção industrial moderna, substituindo a habilidade e destreza humana pela rapidez, precisão do sistema de máquinas, caracterizando o capitalismo concorrencial.
MONOPOLISTA --- Na segunda metade do século XIX, começa a se instaurar o que os economistas denominam de tendência monopolistas do capitalismo. O que caracteriza esse processo dinâmico e contraditório do sistema capitalista é a concentração de capital, o que significa dizer que as pequenas e médias empresas cedem lugar às grandes indústrias, devido às necessidades cada vez mais de capitais.
Referência: www.coursehero.com/file/p44estt/2-Do-capitalismo-concorrencial-ao-monopolista-uma-transi%C3%A7%C3%A3o-conflituosa-O/
Força, guerreiros(as)!!