SóProvas


ID
2946985
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O modelo Open System Interconnection (OSI) foi desenvolvido pela International Standards Organization (ISO) e possui sete camadas. Em relação a essas camadas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Camada sessão

    É responsável pelo controle de diálogo e sincronização e gerenciamento de token. Especifica detalhes de segurança.

     

    Tanenbaum

  • A camada de aplicação é um termo utilizado em redes de computadores para designar uma camada de abstração que engloba protocolos que realizam a comunicação fim-a-fim entre aplicações. No modelo OSI, é a sétima camada. É responsável por prover serviços para aplicações de modo a separar a existência de comunicação em rede entre processos de diferentes computadores. Também é a camada número cinco do modelo TCP/IP (podendo ser a número quatro dependendo do autor) que engloba também as camadas de apresentação e sessão no Modelo OSI.

    Dentre os protocolos da camada de aplicação - de alto nível - estão TELNET, FTP, SMTP, DNS, HTTP, e RTP.[1]

    Como nas outras camadas do modelo, os protocolos da camada de aplicação contam com os da camada inferior para realizar o transporte dos dados através da rede - os dados do protocolo de aplicação são encapsulados no protocolo da camada inferior.

  • A camada de apresentação é responsável pela entrega e formatação da informação para a camada de aplicação para posterior processamento ou apresentação. Ela libera a camada de aplicação de questões relacionadas às diferenças sintáticas na representação de dados dentro dos sistemas do usuário final. Um exemplo de um serviço de apresentação seria a conversão de um arquivo de computador de texto codificado em EBCDIC para um arquivo codificado em ASCII.[2]

    Ela também é responsável pela compressão e criptografia dos dados.

  • Camada de sessão cuida dos processos que controlam a transferência dos dados, cuidando dos erros e administrando os registros das transmissões.

    De acordo com Gallo e Hancock [1] esta camada é vista como responsável por coordenar o fluxo dos dados entre os nós. Nela são implementadas regras para sincronização das trocas de mensagens, e por averiguar quais procedimentos a serem tomados em caso de falhas. Intercala as camadas de Apresentação e Transporte, as quais se comunicam diretamente com ela.

    A camada de transporte gerencia a comunicação fim a fim entre duas máquinas, mas o que desejamos é a comunicação entre aplicações nessas máquinas. A camada de sessão tem objetivo de fornecimento desse serviço de gerência de conexão entre aplicações, provendo ainda o mecanismo de segurança, autenticação e sincronismo entre as partes. De forma simples, podemos dizer que permite a comunicação fim a fim entre aplicações em máquinas remotas, provendo ainda segurança via mecanismo de criptografia e gerencia de sessão.

  • A camada de transporte, tanto no Modelo OSI quanto no Modelo TCP/IP, é a camada responsável pela transferência de dados entre duas máquinas, independente da aplicação usada e do tipo, topologia ou configuração das redes físicas existentes entre elas. A camada de transporte reúne protocolos de transporte end-to-end entre máquinas, isto é, uma entidade (hardware/software) que utilize os protocolos desta camada só se comunica com a sua entidade destino, sem comunicação com máquinas intermediárias na rede, como pode ocorrer com as camadas inferiores.[1] Dois dos principais protocolos desta camada são o UDP e o TCP.

    A camada de transporte oferece para o nível de aplicação um conjunto de funções e procedimentos para acesso ao sistema de comunicação de modo a permitir a criação e a utilização de aplicações de forma independente da implementação da rede. As interfaces dos sistemas operativos, como socket ou TLI (ambiente Unix) e Winsock (ambiente Windows) fornecem um conjunto de funções-padrão para permitir tal acesso.

    A camada de transporte fica entre as camadas de nível de aplicação (camadas 5 a 7) e as de nível físico (camadas de 1 a 3). As camadas de 1 a 3 estão preocupadas com a maneira com que os dados serão transmitidos pela rede. Já as camadas de 5 a 7 estão preocupadas com os dados contidos nos pacotes de dados, enviando ou entregando para a aplicação responsável por eles. A camada 4, Transporte, faz a ligação entre esses dois grupos.

    A transferência de dados pode ser realizada usando o serviço com conexão como com o serviço sem conexão (datagrama). Os protocolos desta camada podem ou não oferecer confiabilidade, garantia de entrega, controle de fluxo, entre outros.

  • Existem dois tipos de Enlace(segunda camada do modelo ISO/OSI): O Enlace ponto a ponto e o Enlace broadcast.

    No enlace ponto a ponto, mesmo que exista uma conexão física de vários hospedeiros (hosts), somente haverá comunicação entre 

    um único remetente numa extremidade do enlace com outro remetente na outra extremidade do enlace, uma analogia bem simples que mostra o funcionamento do enlace ponto a ponto é o sistema de telefonia, mesmo que o remetente esteja interconectado a uma central telefônica só vai haver troca de informações quando este discar e a outra pessoa do outro lado da linha atender. Protocolos que utilizam esse tipo de comunicação: PPP e HDLC.

    No enlace broadcast vários nós (computador, servidor etc), remetentes e receptores, estão conectados em um único canal de transmissão. Um exemplo deste tipo de comunicação é a televisão tradicional. A TV é um enlace unidirecional. Como uma analogia, imagine você na sala de aula, onde o meio de transmissão é o ar, nós receptores e remetentes são seus colegas. Para que não exista problema na comunicação, algumas regras são seguidas.

    Ex:

    "Não fale até que alguém fale com você."

    "Levante a mão se tiver alguma pergunta a fazer."

    "Não interrompa uma pessoa quando esta estiver falando."

    As redes de computadores possuem regras como essa, as quais são denominadas protocolos de acesso múltiplo. Dezenas desses protocolos foram implementados na camada de enlace, de fato que podemos dividi-los em três categorias:

    Protocolos de Divisão do Canal;

    Protocolos de Acesso Aleatório; e

    Protocolos de Revezamento.

  • Sintetizando os ótimos comentários do colega Rodolpho Cesar:

    a) A camada de enlace ( física )de dados trata da transmissão de bits brutos por um canal de comunicação.

    b) A camada de sessão lida com o controle de diálogo, o gerenciamento de símbolos e a sincronização. GABARITO

    c) A camada de transporte ( rede )determina a maneira como os pacotes são roteados da origem até o destino.

    d) A camada de rede ( apresentação )gerencia estruturas de dados abstratas que possibilitam a comunicação entre computadores com diferentes representações de dados e permite a definição e intercâmbio de estruturas de dados de nível mais alto.

    e) A camada de apresentação (aplicação) contém uma série de protocolos comumente necessários para os usuários, como o HTTP (HyperText Transfer Protocol).