Acompanhar o inventário é observação.
Testar os itens do estoque, com ou sem amostragem, é inspeção.
Atenção: amostragem não é procedimento de auditoria. Trata-se de técnica matemática usada em contexto com um procedimento de auditoria. “Conferência” também não é designação formal de um procedimento de auditoria, embora o auditor esteja conferindo diversos elementos patrimoniais e de resultado.
Acompanhar o inventário sendo realizado pelos funcionários da entidade trata-se de teste de controle com aplicação do procedimento “observação”. Note que não é o auditor que realiza o inventário, ele apenas acompanha este procedimento de controle sendo realizado pela entidade. Num segundo momento, nós temos alguns testes de Contagem sendo realizado pelo auditor para verificar o nível de confiança do inventário realizado pela empresa. Trata se de uma inspeção física. Nesse momento, o auditor verifica alguns itens, faz multiplicações de quantidades por embalagem, por recipiente, verifica fundos falsos, compartimentos etc.
Resposta: D
A questão versa sobre conceitos relacionados à auditoria independente, especificamente no que tange aos
procedimentos de auditoria.
No Brasil, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é o órgão responsável por estabelecer as normas de
Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica, as conhecidas NBC TA.
A NBC TA 500 (R1) [1], que versa sobre evidência de auditoria, traz
exemplos de procedimentos de auditoria para obter evidência de auditoria
Antes de adentrar a resolução da questão, faz-se necessário definir
"evidência de auditoria", usando como referência a NBC TA 500 (R1) [1]:
"Evidência de auditoria compreende as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamentam a sua opinião. A evidência de auditoria inclui as informações contidas nos registros contábeis que suportam as demonstrações contábeis e informações obtidas de outras fontes" (grifou-se).
Conforme NBC TA 500, os procedimentos de auditoria para obter evidência de auditoria podem incluir a [1]:
Inspeção: "A inspeção envolve o exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo" (grifou-se).
Observação: "A observação consiste no exame de processo ou procedimento executado por outros, por exemplo, a observação pelo auditor da contagem do estoque pelos empregados da entidade ou da execução de atividades de controle" (grifou-se)
Confirmação externa: "Uma confirmação externa representa evidência de auditoria obtida pelo auditor como resposta escrita de terceiro (a parte que confirma) ao auditor, em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia" (grifou-se).
Recálculo: "O recálculo consiste na verificação da exatidão matemática de documentos ou registros. O recálculo pode ser realizado manual ou eletronicamente." (grifou-se)
Reexecução: "A reexecução envolve a execução independente pelo auditor de procedimentos ou controles que foram originalmente realizados como parte do controle interno da entidade" (grifou-se).
Procedimentos Analíticos: "Os procedimentos analíticos consistem em avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros" (grifou-se)
Indagação: "A indagação consiste na busca de informações junto a pessoas com conhecimento, financeiro e não financeiro, dentro ou fora da entidade" (grifou-se)
Vamos então para análise do enunciado, a fim de identificar os procedimentos utilizados:
"um auditor verificou a necessidade de analisar a forma pela qual os funcionários da entidade auditada realizam a contagem anual de estoques (OBSERVAÇÃO), e de examinar, por amostragem, certos itens do estoque para avaliar a condição em que eles se encontram (INSPEÇÃO)"
Portanto, nosso gabarito é a letra D.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D.
REFERÊNCIAS: [1] Conselho Federal de Contabilidade. NBC TA 500 R1. Disponível em: site do CFC. Acesso em: 28/7/2020.
Segundo a NBC TA 500, a Observação consiste no exame do processo ou procedimento executado por outros, por exemplo, a observação pelo auditor da contagem do estoque pelos empregados da entidade ou da execução de atividades de controle.
Segundo a NBC TA 500, a inspeção envolve o exame de registros ou documentos (Inspeção Documental), internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico (Inspeção Física) de um ativo. A Inspeção Física de ativos tangíveis pode fornecer evidência de auditoria confiável quanto à sua existência, mas não necessariamente quanto aos direitos e obrigações da entidade ou à avaliação dos ativos. A inspeção de itens individuais do estoque pode acompanhar a observação da contagem do estoque. É a Constatação “in loco”, que deverá fornecer à equipe a certeza da existência, ou não, do objeto ou item verificado.
Gabarito: letra D.