a) a amostra por conglomerados tem como principal restrição o custo de extração, que costuma ser elevado;
Errada: A amostra por conglomerados é uma técnica que explora existência de grupos (clusters) na população. Esses grupos representam adequadamente a população total em relação a característica que queremos medir. Em outras palavras, estes grupos contêm variabilidade da população inteira.
A principal vantagem desta técnica é a parte operacional: selecionar um conglomerado costuma ser mais fácil e mais barato do que fazer uma amostra aleatória ou sistemática. Usar clusters geográficos podem representar uma economia significativa no deslocamento. A principal desvantagem é o risco dos clusters não serem realmente homogêneos entre eles.
b) a amostragem sistemática tem como fragilidade o fato de que apenas a seleção do primeiro indivíduo é probabilística;
Errada: A amostragem sistemática é uma técnica que requer certo controle do marco amostral entre os indivíduos selecionados junto com a probabilidade que sejam selecionados – consiste em escolher um indivíduo inicialmente de forma aleatória entre a população e, posteriormente, selecionar para amostra cada enésimo indivíduo disponível no marco amostral. A grande desvantagem é que existe a possibilidade de que a ordem dos candidatos listados na amostra tenha algum tipo de periodicidade oculta que coincida com o intervalo escolhido para gerar a amostra sistemática. Neste caso, podemos gerar uma amostra duvidosa.
c) a amostragem por cotas é uma forma de seleção estratificada, também apoiada em critérios probabilísticos;
Errada: A amostragem por cotas é considerada a versão não probabilista da amostragem estratificada. A ideia principal é formar uma amostra que envolve indivíduos que representam uma população e que são escolhidos de acordo com suas características ou qualidades.
d) a probabilidade “a priori” de seleção de um indivíduo numa AAS é diferente quando a amostra é sem ou com reposição;
Errada: A premissa absoluta da amostragem aleatória simples é que todos os indivíduos da população possuam a mesma probabilidade de serem sorteados, independentemente se serão escolhidos com ou sem reposição.
e) na amostragem por saturação, uma estatística empregada no dimensionamento da amostra é o coeficiente de variação.
Correta: Essa é uma questão bem teórica e bem difícil. O item é verdadeiro e a explicação para ele pode ser encontrada no artigo científico (em inglês):
https://link.springer.com/content/pdf/10.3758%2FBF03192966.pdf