SóProvas


ID
2951347
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito de princípios e conceitos arquivísticos, julgue o item a seguir.

A manutenção do arranjo original dos documentos de arquivo público é determinada pelo princípio da pertinência.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    As tarefas de arranjo são de 2 tipos: intelectuais e físicas.

    As primeiras compreendem a análise documental no que tange a sua forma, conteúdo e origem funcional.

    As segundas referem-se à arrumação dos papéis nos locais adequados, seu empacotamento, entre outras.

    Quando o arquivista trata de documentos, ele obedece ao princípio básico da Arquivologia chamado proveniência dos arquivos (ou respect des fonds ou provenance: o arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado aos de outras entidades geradoras. O princípio da proveniência deve ser observado na organização dos arquivos correntes, intermediários e permanentes (ele é considerado a base da arquivística).

     

    Arquivologia para concursos / Renato Valentini

  • -->PROVENIÊNCIA/ RESPEITO AOS FUNDOS: Os documentos provenientes de uma mesma fonte, não podem ser misturados com arquivos provenientes de outras instituições.

    --> PERTINÊNCIA: Quando o princípio da pertinência é aplicado, deve-se reclassificar os documentos por assunto, sem levar em conta a origem desses documentos e a sua classificação original.

    -->TERRITORIEDADE: "O princípio da territorialidade estabelece que os arquivos devem ser conservados nos territórios onde foram produzidos. Esse território pode ser um país, uma região administrativa ou uma instituição."

    --> ORGANICIDADE: TRATA-SE do VINCULO EXISTENTE ENTRE A MASSA DOCUMENTAL PRODUZIDA POR DETERMINADA INSTITUIÇÃO. Retrata a própria estrutura organizacional.

    --> CUMULATIVIDADE: Formação dos arquivos é progressiva, natural (NÃO INTENCIONAL) e orgânica.

    --> INDIVISIBILIDADE: Os arquivos devem ser preservados, NÃO PODE HAVER MUTILAÇÃO DE ARQUIVOS.

    --> ORDEM ORIGINAL: O princípio do respeito à ordem original é aquele que defende que, quando um arquivo (enquanto conjunto de documentos acumulados por uma entidade) for encaminhado para guarda por terceiro, deve conservar o arranjo (ordem dada aos documentos) definido pela entidade acumuladora. 

    -->PRINCÍPIO DA UNICIDADE: O documento de arquivo tem caráter único, em função do seu caráter de produção, independentemente do seu número de cópias.

  • O português ajuda...

  • Ordem primitiva/ordem original: Os documentos devem ser mantidos segundo a ordem original, sequência rigorosa dada pelo produtor.

  • princípio da pertinência --> arquivos devem ser organizados por tema e assunto

  • GABARITO:E


    Princípios:
     Os princípios arquivísticos constituem o marco principal da diferença entre a arquivística e as outras “ciências” documentárias. São eles:

     

    Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta, ou seja, não se misturam documentos de origens diferentes.


    Princípio da Organicidade/ Respeito pela ordem original: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas, a fim de se preservar as relações entre os documentos como testemunho do funcionamento daquela entidade. os arquivos de uma mesma proveniência devem conservar a organização estabelecida pela entidade produtora (manter a ordem de quem mandou os documentos). 


    Princípio do Respeito pela Estrutura: Conceito segundo o qual um fundo ou núcleo de que se perdeu a organização original deve, sempre que possível, receber uma organização correspondente à estrutura interna do organismo que o criou


    Princípio da Pertinência: Conceito segundo o qual os documentos de arquivo devem ser reclassificados por assuntos, independentemente da sua proveniência e organização original. Este conceito, anterior ao estabelecimento dos princípios da proveniência e do respeito pela ordem original, é hoje rejeitado. [GABARITO]

     

    Princípio da Territorialidade: arquivos públicos devem ser conservados o mais próximo possível do local que o gerou ou que influenciou sua produção

     

    Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.

     

    Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem divisão,dispersão, separação, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

     

    Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica, que se caracteriza pela acumulação de documentos. Os registros arquivísticos não são coletados  artificialmente,  mas  acumulados  naturalmente  nas  administrações,  em  função  do cumprimento  dos  seus  objetivos  práticos.  Eles  se  acumulam  de  maneira  contínua  e  progressiva, como  sedimentos  de  estratificações  geológicas,  e  isto  os  dotam  de  um  elemento  de  coesão espontânea.

     

  • Princípio da pertinência ou temático: Conceito que não leva em consideração a organização original e a proveniência dos documentos, reclassificando-os tematicamente (por assunto).

    Fonte: Revisaço MPU.

  • Princípio da Pertinência ou Princípio Temático devem ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original.

    gab. E

  • Organizados por assuntos e temas. Esse princípio nem é mais utilizado.

  • Princípio da pertinência não é mais utilizado. Sempre cai como pegadinha em concurso, atenção.

  • A manutenção do arranjo original dos documentos de arquivo público é determinada pelo princípio da pertinência. Errado.

    Caso seja utilizada a PERTINÊNCIA para organização dos arquivos, estes serão organizados por ASSUNTO, não importando o arranjo original, a organização inicial dada pela instituição criadora. Teremos, como exemplo, o Órgão1 criando um documento que trata de X e o Órgão2 com um documento que trata sobre X também. Como os dois tratam do mesmo assunto, serão arquivados juntos.

    Diferentemente, para que haja a manutenção do arranjo original, como sugere o enunciado, devemos utilizar o princípio da PROVENIÊNCIA - de forma simples DE ONDE VEM O DOCUMENTO? - que preserva a organização dada pelo ente criador, sendo assim, não serão misturados a outros documentos de outros órgãos, ainda que tratem do mesmo assunto, pois são organizados de acordo com o órgão proveniente.

  • O princípio da Pertinência determina que os conjuntos de documentos, quando reunidos no arquivo permanente, devem ser reorganizados de acordo com o assunto de que tratam. Este princípio vai de encontro ao princípio da Proveniência e à formação do arquivo como conjunto de documentos institucionais, e por isso não possui aplicação prática na Arquivística.

    A manutenção do arranjo original dos arquivos é determinada pelo princípio da Ordem Original, pois o arranjo dos documentos também é uma informação importante para a sua compreensão.

    Gabarito do professor: Errado
  • ERRADO

    No PRINCÍPIO DA PERTINÊNCIA/ PRINCÍPIO TEMÁTICO os documentos são classificados por assunto.

  • Princípio do respeito à ordem original: princípio segundo o qual o arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu. (Dicionário de Terminologia Arquivística)

  • ERRADO

    Princípios da Arquivologia - Proveniência, Territorialidade, Organicidade, Ordem Original, Individualidade, Unicidade, Cumulatividade e Reversibilidade

  • GABARITO: ERRADO

    Princípio da pertinência (ou temático) – os documentos deveriam ser reclassificados por assunto, sem levar em consideração a proveniência e a classificação original.

    FONTE:  Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

  • Ordem Original = Organicidade

  • Fica a dica!

    Classificação por Temas ou AssunTos = PerTinência

  • O princípio da pertinência não leva em consideração a proveniência nem a ordem original.

  • Errei 2 vezes essa questão. Estou de parabéns!!!

  • Kkkkkk, fé Karine! A gente consegue!

  • ERRADO.PRINCÍPIO DA ORDEM ORIGINAL

  • GABARITO: ERRADO

    .

    .

    PRINCÍPIOS

    Proveniência: Fundos devem ser organizados segundo a fonte geradora.

    Ordem original - Organicidade: conserva a organização original. 

    Territorialidade: próximo do local que gerou ou que influenciou sua produção.NÃO especificamente sobre a divisão geopolítica dos territórios marítimos e aéreos.

    Pertinência (NÃO é mais usado): devem ser reclassificados por assuntos, independentemente da sua proveniência e organização original.

    Indivisibilidade - Integridade arquivística: preservação sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou acréscimo indevido.

    Unicidade: tem caráter único, independentemente do seu número de cópias !!!

    .

    .

    BIZU SOBRE OS PRINCÍPIOS

    Ordenação externa: Princípio da Proveniência 

    Ordenação interna: Princípio da Ordem original 

    .

    .

    TEORIA X PRINCÍPIO

    TEORIA das três idades NÃO é um PRINCÍPIO na arquivologia.

  • Gab: ERRADO

    Proveniência = Respeito aos Fundos: nada mais é do que guardar os arquivos respeitando SUA ORIGEM, sem misturá-los.

    Ao passo que,

    Pertinência Temática: deve ser organizado por tema e assunto. Note que ele é totalmente o inverso do respeito aos fundos.

    Meus resumos :)

    (Atualizando em 17/06/20, às 17:21) Gente, quando vocês virem algum gabarito colocado errado por algum colega, envie mensagem no PV. Muito mais efetivo, facilita a vida de todo mundo. Às vezes não é porque queremos, mas por cansaço ou outros fatores. Enfim, eu havia colocado o gabarito errado e, por acaso, ao refazer esta questão, vi o comentário da Thaís berrando. Desnecessária. ;)

    Cuidado, não temos o direito de errar aqui!

  • GABARITO OFICIAL:ERRADOOOOOO

    ANTES DE ESCREVER O GABARITO CERTIFIQUE-SE

    CUIDADO GALERA TEM GENTE COLOCANDO O GABARITO ERRADO

  • ERRADO

    ATENÇÃO!

    O princípio da Pertinência NÃO é mais utilizado!

  • Princípio da Ordem Original

  • Errado.

    O princípio que diz respeito ao arquivo manter o arranjo original é o do RESPEITO A ORDEM ORIGINAL.

    O princípio da pertinência classifica o documento de acordo com o assunto.

  • Gabarito: Errado

    A manutenção do arranjo é determinado pelo Princípio da Ordem original. Lembrando que Bellotto afirma que essa ordem não é necessariamente física, mas intelectual, pois diz respeito à organicidade documental.

    Sigam: @mundodaarquivologia no instagram. Material gratuito de arquivologia para concursos.

  • Princípio da Pertinência ou Temático, os documentos deveriam ser classificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original. ... O Princípio da Unicidade diz que cada documento criado é único.

  • O princípio da pertinência é ou nao é mais utilizado?? cada um fala uma coisa diferente

  • Errado.

    Princípio da pertinência (conhecido também como princípio temático), separa os documentos de acordo com o assunto/tema

  • ERRADO

    Na verdade essa é a definição do princípio do RESPEITO À ORDEM ORIGINAL.

    Princípio do Respeito à Ordem Original, Ordem Primitiva ou “Santidade” da Ordem Original: desdobramento do princípio da proveniência. Para o princípio do respeito à ordem original, o arquivo deve conservar o arranjo dado por quem o produziu, seja uma entidade coletiva, pessoa ou família. O arquivo deve ser colocado no seu lugar de origem dentro do fundo de onde provém.

  • ERRADO

    ORDEM ORIGINAL

  • Errado.

    Princípio da Pertinência = Assunto, tema.

  • Errado.

    Esse conceito é do princípio da ORDEM ORIGINAL.

  • ERRADO!

    Ordem Original/Primitiva/Santidade/Registro

  • O PRINCIPIO DA ORDEM ORIGINAL SE CONTRAPOE AO DA PERTINENCIA

  • GABARITO ERRADO.

    O correto seria princípio do respeito à ordem original.

    Questão comentada pela professora Daliane Aparecida Silvério De Sousa.