-
A motivação é cíclica e começa com uma necessidade, que pode ser definida como uma força dinâmica e persistente que provoca o comportamento ao interromper o estado de equilíbrio do organismo, causando estado de tensão, desconforto e desequilíbrio. A tensão leva o indivíduo à ação, que é o movimento característico da motivação. A ação pode levar à satisfação, ou seja, ao equilíbrio interno.
Gestão de pessoas para concursos - Andréia Ribas e Cassiano Salim
-
CICLO MOTIVACIONAL
Quando surge a necessidade, ocorre então um rompimento do estado de equilíbrio, vindo a causar no individuo uma situação de desconforto, tensão, desequilíbrio e insatisfação. Esse tipo de situação ou estado irá levar o individuo a adotar um determinado comportamento ou praticar uma ação, fazendo com que seja descarregada a tensão, o desconforto e o desequilíbrio. Atendendo a necessidade o organismo volta a seu estado de estabilidade normal, se ajustando de forma natural com o ambiente em que o individuo convive.
Idalberto Chiavenato mostra que para haver o ciclo motivacional envolvendo a satisfação da necessidade é necessário que exista:
Equilíbrio interno - Estímulo ou incentivo - Necessidade - Tensão- Comportamento ou ação - Satisfação.
-
Enunciado perfeito. Vivemos em um estado de equilíbrio até um estímulo (interno ou externo) nos aguça e desperta uma necessidade.
Como diria as tripulantes de bordo da Azul, “você já sabe, mas não custa lembrar”: segundo Idalberto Chiavenato (2020), o ciclo motivacional pode ser descrito por meio dos seguintes estágios: 1- Equilíbrio; 2- Estímulo ou incentivo; 3 – Necessidade; 4 – Tensão; 5 –
Comportamento; 6 – Satisfação
Gabarito: Certo
-
GAB CERTO
Ciclo Motivacional:
- Estado de equilíbrio;
- Estímulo ou incentivo;
- Necessidade;
- Tensão;
- Comportamento ou ação;
- Satisfação OU frustração.
FONTE: MEUS RESUMOS