Fatores Motivacionais -> Relacionados com as necessidades do mais alto nível. Como o reconhecimento das pessoas, conteúdo do trabalho, possibilidade de crescimento profissional, aprendizagem, exercício da responsabilidade.
São Intrínsecos ➡ INFLUENCIAM A SATISFAÇÃO:
*Crescimento pessoal
*Conteúdo do trabalho
*Reconhecimento
*Realização
Quando os fatores motivacionais não existem as pessoas são neutras em relação a motivação (não ficam motivadas e nem desmotivadas). Mas quando esses fatores estão presentes, geram um alto nível de motivação no profissional.
____________________________________________________________________________________________
Fatores Higiênicos -> Condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, política da empresa.
São Extrínsecos ➡ INFLUENCIAM A INSATISFAÇÃO:
*Salário
*Relacionamentos pessoais
*Condições de Trabalho
*Supervisores
Já os fatores higiênicos influenciam a insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos. Quando positivos geram um ambiente harmônico, mas não um ambiente altamente motivador.
A teoria basicamente diz que os fatores que levam a satisfação são diferentes do que levam a insatisfação.
GABARITO: ERRADO
Teoria dos Dois Fatores de Herzberg
▪ Fatores Motivacionais: Referentes ao CONTEÚDO DO CARGO, ou seja, próprio trabalho, sendo também chamados de fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários. Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.
Ausentes: Não satisfação
Presentes: satisfação
▪ Fatores Higiênicos: Referentes ao AMBIENTE DE TRABALHO, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes. Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego;
Ausentes: Insatisfação
Presentes: Não insatisfação
FONTE: QC