-
O gabarito está completamente ERRADO.
A departamentalização territorial ou por localização geográfica visa justamente a descentralização do comando. Vou dar um exemplo: na década de 70 e 80 a indústria japonesa chegou rasgando na guerra comercial com os EUA. Isso foi reflexo do postulado de Deming. Um exemplo de qualidade e de excelência dos produtos japoneses é o Toyota Corolla. Os EUA quase quebrou em função das indústrias japonesas. A cidade de Detroit passou por um processo de "detroitização". Isso levou a fuga das grandes indústrias dos EUA (Grandes Lagos, em Detroit), principalmente para o México em busca de mão de obra, isenções fiscais e energia para competir com os produtos japoneses. Essa ida se deu por meio da departamentalização por localização geográfica.
>>>Quanto a ideia de centralizar e comando único ou unidade de comando, é um dos nortes de Fayol, que não tem relação com a departamentalização territorial ou por localização geográfica. Saiba mais sobre unidade de comando resolvendo a Q592947 e a Q502272,
-
Quando se utiliza o critério de departamentalização territorial ou por localização geográfica, parte‐se do pressuposto de que, para evitar a dispersão resultante de unidades múltiplas em locais distantes, se deve centralizar a direção, mediante comando único. Resposta: Errado.
Comentário: se você descentralizou não há o que se falar em comando único ou centralização.
-
Departamentalização geográfica:
Agrupamento de atividades de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado. Aplicável quando a empresa pretende dar melhor cobertura a um mercado de consumidores ou usuários.
Vantagens: permite fixar a responsabilidade de lucro e desempenho, com foco direcionado ao comportamento regional/local. Encoraja os executivos em termos de sucesso de território. Indicado para firmas de varejo.
Desvantagens: perca de coordenação como um todo. Geralmente com foco excessivo nas áreas de marketing e produção, em detrimento das outras áreas.
Fonte: minhas anotações.
(Qualquer erro, notifique-me).
"Treino difícil, jogo fácil."
-
A departamentalização segue o princípio da descentralização. À medida que se criam unidades descentralizadas (departamentalização), delegam-se autoridade e responsabilidade (descentralização).
Na departamentalização geográfica, pensamos em estrutura divisional, em que cada unidade apresenta grande descentralização. Contudo, com vistas a ganhos de escala, algumas atividades podem vir a ser centralizadas: Ex: compras, finanças.
-
-
Muito pelo contrário, quanto mais descentraliza, mais difícil fica o controle.
-
Uma das vantagens da departamentalização geográfica:
Ênfase no comportamento regional ou local. Cada departamento tem total responsabilidade pelo seu desempenho e lucratividade, operando como se fosse uma empresa independente.
Logo, se cada unidade operará como se fosse uma empresa independente, não há que se falar em centralização.
Fonte: Elisabete Moreira
-
ERRADO
DEPARTAMENTALIZAÇÃO TERRITORIAL/GEOGRÁFICA----> OPERA COM A DESCENTRALIZAÇÃO !
"O desenho organizacional na base de departamentalização territorial pode acompanhar as variações regionais e os locais sem grandes problemas. Como cada divisão opera em um território como se fosse uma companhia independente, cada gerente divisional pode tomar decisões adequadas e adaptadas às diferenças territoriais. "
-Chiavenato, 2014.
-
GABARITO ERRADO
Quando se utiliza o critério de departamentalização territorial ou por localização geográfica, parte‐se do pressuposto de que, para evitar a dispersão resultante de unidades múltiplas em locais distantes, se deve centralizar a direção, mediante comando único. (O COMANDO É DESCENTRALIZADO)
-
Comando descentralizado.
-
já pensou o dono da HAVAN ter uma só pessoa para gerenciar todas suas lojas. É humanamente impossível...
-
Gab. E
Exatamente o oposto, "centralizar a direção, mediante comando único" refere-se à centralização. A departamentalização territorial trabalha com unidades regionalizadas para atender diversos nichos mercadológicos.
-
A departamentalização GEOGRÁFICA dá certa autonomia para cada filial, não seria possível ter unidade de comando.