SóProvas


ID
29779
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2005
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na gestão de empresas, ter a maior produtividade entre todos os seus concorrentes é ser

Alternativas
Comentários
  • Colocando os recursos internos da organização como potencializadores de vantagem competitiva sustentável, em vez de o ambiente externo, este livro apresenta um elemento inédito e revolucionário: um modelo integrador amplo o suficiente para ser aplicado na análise de casos e cenários de negócios e simples o suficiente para ser compreendido e compartilhado. Chamado VRIO (sigla que representa ´valor´, ´raridade´, ´imitabilidade´ e ´organização´), esse elemento integrador parte de quatro questões que se deve fazer sobre um recurso ou capacidade para determinar seu potencial competitivo:


    •A questão do valor: O recurso permite que a empresa explore uma oportunidade e/ou neutralize uma ameaça?
    •A questão da raridade: O recurso é atualmente controlado por apenas um pequeno número de empresas concorrentes?
    •A questão da imitabilidade: As empresas sem esse recurso enfrentam problemas de custo para obtê-lo ou para desenvolvê-lo?
    •A questão da organização: As outras políticas e processos da empresa estão organizados para apoiar a exploração de seus recursos valiosos, raros e custosos de imitar?
  • Questão bonitinha que se mata no campo dos conceitos.

    Primeiro: o que é produtividade?

    A produtividade é basicamente definida como a relação entre a produção e os factores de produção utilizados. A produção é definida como os bens produzidos(quantidade de produtos produzidos). Os factores de produção são definidos como sejam pessoas, máquinas, materiais e outros. Quanto maior for a relação entre a quantidade produzida por factores utilizados maior é a produtividade.


    Segundo: exemplo de aplicação do conceito.

    A produtividade é muitas vezes medida por trabalhador mas em muitas situações onde os custos com pessoas são uma percentagem reduzida dos custos totais têm que se ter em conta os outros factores necessários para produzir os resultados pretendidos. 

    No ambiente agronômico ou agrícola, produtividade é definida como a quantidade de produção por unidade de área. Exemplo kg/ha = kilogramas por hectare.


    Terceiro: Transversalidade do conceito com outras definições.

    O grau de produtividade de um agente econômico (pessoa, empresa, país, etc.) é, regra geral, um dos melhores indicadores para a medição do nível de eficiência e eficácia do mesmo.


    Quanto as questão. Se você produz mais por qualquer um dos fatores econômicos signfica que seu custo é MENOR, sua capacidade de entrega é MAIOR e portanto você tem vantagem no mercado = capacidade competitiva.

    Gabarito  - B

  • Segundo Campos (1992, p. 6): “O que realmente garante a sobrevivência das empresas é a garantia da sua competitividade”, portanto, é vital que a empresa seja competitiva, e ser competitivo é ter a maior produtividade entre todos os seus concorrentes.



    Fonte: http://www.guialog.com.br/ARTIGO468.htm
  • Gab. (B)

    Mesmo considerando que essa questao é de 2005, penso que o examinador poderia ao menos montar uma situação conclusiva. Da forma exposta ocorre mais uma generalização (todas as empresas se planejam de acordo com as necessidades do mercado). As empresas podem ser operacionalmente eficazes (boa produtividade) e não ser competitiva, por exemplo, produz pra caramba e fica boa parte da produção parada no estoque de produtos acabados. Na real eu optaria pela (C) porque produtividade é uma  questão de organização no sentido lato de planejar, organizar, dirigir e controlar (PODC).

  • Isso é mais difícil que a Lei 4.320

  • às vezes o mais óbvio dá medo. Mas geralmente dá certo com a FCC.