SóProvas


ID
2979235
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cuitegi - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O uso de luvas nos serviços de assistência à saúde se deve à necessidade de proteger os profissionais e pacientes do risco de infecção cruzada. Analise as assertivas abaixo:

I- As luvas de vinil, embora custem menos que outras luvas sintéticas, não são recomendadas se o usuário está em contato com riscos biológicos como sangue, por exemplo, visto que o vinil tem uma maior tendência a fazer micro perfurações durante o seu uso do que luvas de outros materiais.

II- A efetividade de luvas como uma barreira traduz-se como resistência à penetração viral e resistência à ocorrência de furos.

III- Devem ser utilizadas para reduzir a possibilidade de os microrganismos das mãos do profissional contaminar o campo operatório, sendo desnecessária a lavagem posterior das mãos por estarem devidamente protegidas durante o atendimento.

IV- A higienização das mãos pode ser substituída pelo uso de luvas quando o contato for apenas com as mucosas.

Está CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • As luvas de vinil, embora custem menos que outras luvas sintéticas, não são recomendadas se o usuário está em contato com riscos biológicos como sangue, por exemplo, visto que o vinil tem uma maior tendência a fazer micro perfurações durante o seu uso do que luvas de outros materiais. CORRETA. II- A efetividade de luvas como uma barreira traduz-se como resistência à penetração viral e resistência à ocorrência de furos. CORRETA. III- Devem ser utilizadas para reduzir a possibilidade de os microrganismos das mãos do profissional contaminar o campo operatório, sendo desnecessária a lavagem posterior das mãos por estarem devidamente protegidas durante o atendimento.- A LAVAGEM DAS MAOS É IMPRESCINDÍVEL. IV- A higienização das mãos pode ser substituída pelo uso de luvas quando o contato for apenas com as mucosas- NADA SUBSTITUI A HIGIENE DAS MÃOS, QUE DEVE SER REALIZADA SEMPRE APÓS OS PROCEDIMENTOS/CONTATO COM O PACIENTE.
  • OMS alerta que os profissionais de saúde devem ter ciência de que luvas não oferecem proteção completa contra a contaminação, razão que justifica a importância da correta higienização das mãos antes de calçar as luvas. Conforme destaca a OMS, os patógenos podem ter acesso às mãos dos profissionais usuários de luvas por meio de pequenos defeitos nas luvas ou por contaminação das mãos durante a sua remoção. Essa possibilidade fortalece a necessidade básica de também fazer a higiene das mãos para garantir sua descontaminação após a remoção das luvas. A higienização das mãos não pode ser substituída pelo uso de luvas.