-
Gab. D
A cadeia de comando pode ser visualizada no organograma através de uma linha continua. Ela expressa quem é subordinado de quem e quem é chefe de quem. Em uma estrutura vertical existem muitas linhas de comando,
enquanto que em estruturas horizontalizadas as linhas de comando são reduzidas.
Podemos relacionar dois princípios da Teoria Clássica com a cadeia de comando: o da unidade de comando e o princípio escalar.
O princípio da unidade de comando estabelece que cada funcionário só pode receber ordens de um único chefe, dessa maneira, os conflitos relacionados à ambiguidade são evitados, já o princípio escalar afirma que existe uma hierarquia claramente expressa e que deve ser respeitada, indo do topo, que são os indivíduos que tem maior autoridade, até a base.
ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA - Giovanna Carranza
-
PRINCIPIO DE COMANDO : O FUNCIONÁRIO RECEBE ORDEM APENAS DE SEU CHEFE
PRINCÍPIO ESCALAR: NA BASE DA HIERARQUIA
-
PRINCÍPIO DE COMANDO (unidade de comando) : O SUBORDINADO RECEBE ORDEM DE UM ÚNICO CHEFE
PRINCÍPIO ESCALAR (princípio de escala) : BASE DE ESCALA É HIERÁRQUICA
-
Qual a bibliografia que o IDECAN usa?
Nao sei nem por onde começar a pesquisar.
-
Para responder corretamente esta questão, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre alguns elementos que fazem parte da estrutura das organizações. Neste caso, marquemos a opção que evidencia componentes da cadeia de comando.
A cadeia de comando, ou escalar, é, basicamente, uma linha de autoridade que interliga as posições da organização e define quem se subordina a quem, baseia-se no princípio da unidade de comando, que significa que cada empregado deve se reportar a um só superior.
Chiavenato (2014, p.90) nos diz que:
- "A estrutura organizacional é uma cadeia de comando, ou seja, uma linha de autoridade que interliga as posições da organização e define quem se subordina a quem. A cadeia de comando – também denominada cadeia escalar – baseia-se no princípio da unidade de comando, que significa que cada empregado deve se reportar a um só superior."
Sendo assim, podemos concluir que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fonte:
CHIAVANATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.