-
Sim, pois a firma é tomadora de preços.
Gab: certo.
-
A curva de demanda de mercado (com a qual se defrontam todas as firmas) é negativamente inclinada, mas a curva de demanda para a firma individual é horizontal, o que equivale a dizer que a curva de procura para a firma é infinitamente elástica. Isso quer dizer que caso a firma resolva alterar seu preço os consumidores comprarão das outras empresas existentes no mercado.
-
(CERTO)
Produtores são TOMADORES de preços.
-
JUSTIFICATIVA - CERTO. Em concorrência perfeita, a demanda individual das firmas é horizontal ou infinitamente elástica. Isto porque as empresas são tomadoras de preços e não possuem poder de mercado. Já a demanda do mercado mantém a configuração padrão, sendo negativamente inclinada no plano preço e quantidade.
-
GAB: CERTO
Complementando!
Fonte: Questões do QC / Celso Natale - Estratégia
# Mercado em concorrência perfeita é chamado de mercado competitivo, e as empresas que atuam nesse mercado são chamadas empresas competitivas.
# Características:
- Demanda da firma é infinitamente elástica
- Tanto os consumidores quanto as firmas são tomadores de preços.
- Homogeneidade dos produtos
- Liberdade de entrada e saída
Q116801 ⇒ Em uma economia competitiva, todos os consumidores e produtores agem como tomadores de preços e, portanto, suas respectivas funções de demanda e de oferta são infinitamente elásticas.(CERTO)
Q917721 ⇒ Quando o mercado é perfeitamente competitivo, as firmas oferecem um produto homogêneo, são tomadoras de preço no mercado, defrontam-se com demandas perfeitamente elásticas e têm total liberdade para entrar ou sair desse mercado.(CERTO)
Q994513 ⇒ Na concorrência perfeita, a demanda individual da firma é horizontal. (CERTO)
-
Certo
A curva de demanda da firma pode até ser negativamente inclinada, mas a curva do setor, resultante do somatório das curvas individuais, será horizontal. Na hipótese de concorrência perfeita, o preço é dado pelo mercado, o que resulta em demanda infinitamente elástica.
-
Perfeito!
Esta é uma relação importante: em concorrência perfeita, a firma é tomadora de preços, isto é, não importa o quanto ela oferte, sua quantidade ofertada é insignificante para o mercado como um todo.
Assim, não importa o quanto a firma oferta individualmente: ela não afeta o preço e essa quantidade é irrelevante para o mercado como um todo.
Ora: como o preço não varia para a quantidade ofertada pela firma, sua curva de demanda é horizontal porque o preço é dado pelo mercado, sendo que a firma não tem capacidade de influenciar o preço.
Resposta: C
-
Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para
comentar esta questão sobre concorrência perfeita.
A concorrência perfeita possui 4 características: número infinito de produtores e consumidores, produto homogêneo, transparência perfeita de informação e ausência de barreiras a entrada. A combinação destas 4 características faz com que a firma seja tomadora de preço (price taker), o que significa que ela não consegue influenciar o preço de seus produtos, mas apenas aceita o preço que o mercado estabeleceu.
Assim, teremos apenas um nível de preço possível (apenas o preço estabelecido pelo mercado). Se a empresa quiser colocar o preço acima do de mercado, ela não terá demanda (pois como o produto é homogêneo, há infinitas empresas e transparência de informação, o consumidor sabe que a empresa em questão está cobrando mais caro e simplesmente vai comprar em outro lugar que respeito preço de mercado). Se a empresa quiser cobrar mais barato, como há transparência de informação, as outras empresas vão baixar o preço também. No entanto, com menores preços, as empresas também vão ter menores lucros.
Assim, a empresa não tem incentivo nem para cobrar um preço acima do de mercado (pois não vai vender nada) e nem para colocar o preço abaixo do de mercado (pois vai diminuir seus lucros). Então, ela simplesmente aceita o preço que o mercado estabeleceu e pronto.
O fato de a firma ser aceitadora de preços implica numa demanda individual 100% horizontal.
Gabarito do Professor: CERTO.