SóProvas


ID
2983570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito da teoria microeconômica da produção.


Uma combinação de fatores de produção só pode levar a um único nível de produção.

Alternativas
Comentários
  • Não entendo por que foi dada com o gabarito de "certo". Uma combinação de fatores de produção varia seu nível de produção em função do nível de avanço da tecnologia.

  • Um único nível de produção. (MONO)

    GABRITO - CORRETO

  • Justificativa da Banca - CERTO. "Quando uma mesma combinação de fatores de produção proporciona dois níveis distintos de produção, tem-se um absurdo do ponto de vista produtivo. Isto porque as isoquantas não se cruzam nunca".

    Achei meio confuso, se tivesse deixado explícito que se tratava de isoquantas talvez eu teria acertado já que o nível de produção é constante ao longo da curva de produção (isoquanta)

  • Isoquanta é a própria representação gráfica de uma combinação de fatores de produção, mas nem toda combinação de fatores é representada por uma isoquanta

    ta serto cespe

  • Cada combinação entre os insumos só pode levar a uma determinada quantidade produzida.

    Não é possível obter quantidade diferentes se estiver usando uma quantidade de capital e de trabalho determinada.

    Por outro lado, é possível que diferentes combinações levem ao mesmo nível de produção

    Estratégia, Celso Natale.

  • O que o cespe quis dizer é o seguinte...

    2 insumos: x e y

    Uma combinação de fatores de produção (ex. 6x + y) só pode levar a um único nível de produção (ex: 10 produtos). Se "6x+y" pudesse resultar em 10 produtos ou em 12 produtos significaria que tem isoquanta se cruzando.

    Uma mesma combinação não pode ter 2 produções diferentes.

    Gabarito: certíssimo

  • CERTO.

    Em teoria da produção, presume-se que a tecnologia está dada.

  • Certo

    1 máquina e 2 costureiras produzem 100 camisas hora, não há como, ceteris paribus, essa combinação levar a uma Q diferente

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Teoria da Produção. 

    As firmas combinam fatores de produção, capital e trabalho, para decidirem qual nível de produção alcançarão e, claro, uma determinada combinação só pode levar a um único nível de produção.

    Se a firma emprega 50 unidades de capital e 70 de trabalho, essa combinação levará apenas a um único nível de produção Q.

    Para mudar o nível de produção, a firma também precisa mudar a combinação de fatores (mudar a quantidade de capital, de trabalho ou ambas).


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Faltou falar o essencial: "Tudo o mais constante"

    Ajude-nos a te ajudar cespe, pelo amor de Deus....

  • Como é a própria definição de função, cada combinação entre os insumos só pode levar a uma determinada quantidade produzida. Como explicar, por exemplo, que ao utilizar 15 trabalhadores operando 5 máquinas levará à produção de 10 e 12 unidades? Não faz sentido...

    Em outras palavras, não é possível obter quantidade diferentes se estiver usando uma quantidade de capital e de trabalho determinada.

    Por outro lado, é possível que diferentes combinações levem ao mesmo nível de produção. As isoquantas estão aí para provar, demonstrando as diversas combinações que produzem a mesma quantidade.

    Gabarito: Certo

    Prof. Celso Natale

  • Caso fosse possível gerar mais de um nível de produção com o mesmo vetor de insumos, não seria mais FUNÇÃO de produção, e sim, CORRESPONDÊNCIA. Gabarito: V.