Esta questão solicita que seja indicada a alternativa que apresenta a principal característica da prática do professor na construção do conhecimento, de acordo com a teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano.
A Teoria Histórico-Cultural entende a atividade do professor como aquela que promove situações que proporcionam a formação da subjetividade do aluno, bem como a formação de sua identidade pessoal e social. Vem a pensar o papel do professor como aquele que organiza e direciona a atividade pedagógica, compreendendo esta como uma ação intencional e planejada. O trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens. As atividades escolares possibilitam a aquisição do pensamento abstrato, das generalizações e dos conceitos científicos, atividades psíquicas que se desenvolvem por meio da aprendizagem formal. O papel do professor neste contexto é de suma importância, como agente organizador das condições de aprendizagem de seus alunos: [...] o professor desempenha um papel ativo no processo de educação: modelar, cortar, dividir e entalhar os elementos do meio para que estes realizem o objeto buscado. As atividades mediadas pelo professor provocam uma série de transformações no aluno.
De acordo com a abordagem histórico-cultural do desenvolvimento humano, o professor, no ambiente escolar, será responsável por organizar o processo de ensino-aprendizagem de forma a possibilitar que o aluno tenha acesso ao conhecimento construído historicamente pela humanidade. Assim, o professor deve propiciar ao aluno o domínio de signos e instrumentos culturais que possibilitam a mediação com os outros e com o meio ambiente, deve levá-lo a outro nível de conhecimento a partir daquilo que o aluno sabe mas que ainda não domina. Observando e explorando os conhecimentos dos alunos, o professor deve intervir para reorganizar tal conhecimento, levando-os a outro nível de conhecimento. Dessa maneira, a intervenção pedagógica deve ser feita até que seja possível desencadear a aprendizagem daquilo que está no nível de desenvolvimento potencial, atingindo os objetivos propostos pela escola que é o desenvolvimento e fazer com que a criança se aproprie da cultura. Fazer com que o aluno desenvolva a capacidade de pensar a respeito de situações cotidianas, interiores ou exteriores, é uma maneira de contribuir para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Nesse contexto, fragmentar conteúdos foge da proposta de desenvolvimento, ao considerar somente o conteúdo que deve ser trabalhado, esquecendo do sujeito que deve ser o foco, o aluno. Assim, ser professor é mais que transmitir informações, é rearranjá-las mentalmente, é causar uma modificação nas estruturas psicológicas, de maneira que o conhecimento se abra diante do aluno, é entender a atividade pedagógica através da mediação, pois é por meio dela que se promove o desenvolvimento.
Assim, a alternativa correta é a que afirma que a prática do professor caracteriza-se pela intervenção pedagógica desafiadora, ou seja, letra D.
Gabarito do Professor: Letra D.
Segundo a teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano ( também chamada de histórico crítica) o papel do professor é fundamental na construção do conhecimento. Ele é o mediador e sua prática caracteriza-se principalmente pela:
lembrando que a teoria crítica vai de encontro à teoria tradicional.
A. transmissão de conhecimentos. Tradicional
B. Seleção de conteúdos a serem apreendidos
Tradicional
C. organização do currículo ser a transferido para os alunos.
Tradicional
D. intervenção pedagógica desafiadora. Deixou de ser neutra. Correta