-
GABARITO: CERTO.
*A principal funcionalidade do DHCP é fornecer IPs de forma automática em uma rede de computadores por meio de um servidor DHCP.
*Entre as informações fornecidas para um host se conectar à rede inclui-se a máscara de sub-rede e o gateway padrão
*DICA DE QUESTOES: DHCP NÃO FORNECE MAC ADDRESS
-
DHCP é um protocolo utilizado em redes de computadores que permite às máquinas obterem um endereço IP automaticamente.
Este protocolo começou a ganhar terreno aproximadamente em Outubro de 1993, sendo o sucessor do BOOTP que, embora seja mais simples, tornou-se muito limitado para as exigências atuais.
Fonte: tecmundo
-
Algumas características do DHCP (DYNAMIC HOST CONFIGURATION PROTOCOL)
- Protocolo capaz de encontrar um endereço IP para a máquina
- É capaz de designar e configurar endereço IP aos dispositivos de uma rede local de forma automática.
- O serviço DHCP é capaz de atualizar, de forma dinâmica, o serviço DNS (domain name system)
-Pode prover a máscara de sub-rede, o endereço de gateway e o endereço do servidor DNS local.
-
Gabarito : "Certo"
O DHCP ( Dynamic Host configuration Protocol - protocolo de configuração de host dinâmico) foi desenvolvido para permitir a alocação endereços estáticos e / ou dinâmica, que pode ser manual ou automática.
Alocação Estática de Endereços O DHCP apresenta um segundo banco de dados com um pool de endereços IP disponiveis. Esse segundo banco de dados torna o DHCP dinâmico. Quando um Cliente DHCP solicita um endereço IP temporários, o servidor DHCP verifica o pool de endereços IP disponíveis ( não utilizados) e atribui um endereço IP por um período negociável.
Alocação Dinâmica de Endereços O DHCP apresenta um segundo banco de dados com um pool de endereços IP disponíveis. Esse segundo bando de dados torna o DHCP dinâmico. Quando um cliente DHCP solicita um endereços IP temporário, o servidor DHCP verifica o pool de endereços IP disponíveis( não utilizados) e atribui um endereço Ip por um perìodo negociável.
Quando um cliente DHCP envia uma solicitação a um servidor DHCP, o servidor verifica, primeiro, seu banco de dados estático. se existir uma entrada com o endereço físico solicitado no banco de dados estático, é retornado o endereço IP permanente do cliente. Por outro lado, se ão existir uma entrada no banco de dados estático, o servidor seleciona um endereço IP a partir do pool de endereços disponíveis, atribuindo um endereço ao cliente e acrescentando um entrada no banco de dados dinâmico.
Configuração Manual e Automática Um problema grave no protocolo BOOTP é que a tabela de mapeamente entre endereços IP e endereços físicos precisa ser configurada manualmente. Isso significa que, toda vez que ocorrer uma mudança em um endereço IP ou em um endereço físico, o administrador precisa reconfigurar manualmente as modificações. Por outro lado, o DHCP permite tanto a configuração manual como a automática. Os endereços estáticos são criados manualmente ao passo que os endereços dinâmicos fazem parte de um pool de endereços IP disponíveis.
-
O DHCP é um protocolo importante para facilitar a instalação de equipamentos na rede. Seja um notebook, um desktop, um smartphone ou tablet, se o equipamento tem endereço IP automático, ele usa o DHCP.
-
De fato, o DHCP é um Protocolo de configuração dinâmica de endereços de Rede, que permite ás máquinas obterem um endereço IP automaticamente.
GABARITO: CORRETO.
-
Caso tenha que administrar uma rede pequena - por exemplo, com 5 computadores - você não terá muito trabalho para atribuir um número IP a cada máquina. E se sua rede possuir 300 computadores? Ou mil? Certamente, o trabalho vai ser imenso e, neste caso, é mais fácil cometer o erro de dar o mesmo número IP a duas máquinas diferentes, fazendo com que estas entrem em conflito e não consigam utilizar a rede.
O protocolo DHCP faz justamente isso.
DHCP é a sigla para Dynamic Host Configuration Protocol. Trata-se de um protocolo utilizado em redes de computadores que permite a estes obterem um endereço IP automaticamente.
Fonte: infowester.com
GAB C
-
DHCP (DYNAMIC HOST CONFIGURATION PROTOCOL)
Protocolo da Camada de Aplicação, ele permite a a alocação estática e dinâmica de endereços lógicos, que pode ser manual ou automática.
No entanto, essa configuração pode ser feita de forma automática. Nesse caso, utiliza-se um servidor para obtenção de um Endereço IP. O nome desse servidor capaz de encontrar um endereço IP é Servidor DHCP. Ele é capaz de atribuir uma alocação dinâmica de endereços de acordo com a disponibilidade (muda a cada nova conexão). Em suma: esse protocolo é capaz de designar e configurar endereço IP aos dispositivos de uma rede local de forma automática.
GABARITO: CERTO.
Prof. Diego Carvalho
-
O DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol, é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host, máscara de sub-rede, default gateway, número IP de um ou mais servidores DNS, sufixos de pesquisa do DNS e número IP de um ou mais servidores WINS.
Fonte: Wikipédia
-
DHCP
É um protocolo (Camada 7 Aplicação - OSI) e por meio dele um servidor é capaz de distribuir AUTOMATICAMENTE endereços de IP diferentes a todos os computadores à medida que eles fazem a solicitação de conexão com a rede. Quando uma máquina for desconectada o IP ficará livre para o uso em outra.
No Windows, por padrão, as configurações de redes são programadas para configuração através do DHCP.
Atua por padrão no UDP. O cliente envia mensagens para o servidor na porta UDP 67, e o servidor envia mensagens para o cliente na porta UDP 68.
-
DNS = Converte, traduz, associa uma URLs em endereços IP ou vice-versa;
WHOIS = Consulta informações de contato dos responsáveis de um nome de domínio, ou de um endereço de IP;
DHCP = Concessão de endereços IP automaticamente, associa dinamicamente. Permite a alocação estática e dinâmica de endereços lógicos (IP), que pode ser manual ou automática. Pode ser utilizado também para máscara de rede, servidores de DNS e roteador ou gateway. Fornece informações da rede para os hosts. Ele é o substituto do RARP e o BOOTP;
NAT = Tradução de endereço de rede = REMAPEAR um único endereço IP em outro endereço IP. Ela permite que as redes IP privadas que usam endereços IP não registrados se conectem à Internet. Opera normalmente em um roteador ou em um firewall.
Gabarito: Certo.
-
Certo.
Complementando..
O protocolo DHCP por meio dele um servidor é capaz de distribuir automaticamente endereços de IP diferentes a todos os computadores à medida que eles fazem a solicitação de conexão com a rede. Essa distribuição dos IPs é feita em um intervalo pré-definido configurado no servidor. Sempre que uma das máquinas for desconectada o IP ficará livre para o uso em outra.
Fonte: tecmundo
-
DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol)
Protocolo de Configuração Dinâmica de Host
Opera na camada de Aplicação;
Responsável por atribuir endereço lógico às máquinas da rede;
Atribui endereço IP;
Opera dinamicamente e automaticamente.
-
Gab. Certo
DHCP = Protocolo de configuração dinâmica de HOST.
Realiza distribuição automática para receber um endereço para navegação (endereço IP). Ademais, envia todas as configurações necessárias para a navegação.
Bons estudos!
-
CERTO
DHCP (DYNAMIC HOST CONFIGURATION PROTOCOL)
- Permite a alocação estática e dinâmica de endereços lógicos, que pode ser manual ou automática.
- A configuração de uma rede pode ser feita de maneira manual.Dessa forma, a configuração tem que ser feita máquina a máquina a partir das propriedades de conexão local.
- Essa configuração também pode ser feita de forma automática. Nesse caso, utiliza-se um servidor para obtenção de um Endereço IP. O nome desse servidor capaz de encontrar um endereço IP é Servidor DHCP.
- Em suma: esse protocolo é capaz de designar e configurar endereço IP aos dispositivos de uma rede local de forma automática.
_si vis pacem para bellum
-
Pontos chaves:
- DHCP = Concessão de endereços IP automaticamente, associa dinamicamente.
- Permite a alocação estática e dinâmica de endereços lógicos (IP), que pode ser manual ou automática.
- Pode ser utilizado também para máscara de rede, servidores de DNS e roteador ou gateway. Fornece informações da rede para os hosts.
SOBRE O DHCP em questões:
CESPE - 2012 - Banco da Amazônia - Técnico Científico - Análise de Sistemas
A principal função de um servidor DHCP é fornecer, de forma dinâmica, um endereço IP a um computador no momento de sua conexão com a rede. (C)
CESPE - 2016 - TCE-PA - Auxiliar Técnico de Controle Externo - Área Informática
Na configuração de uma rede TCP/IP, é possível fazer que a placa de rede obtenha um endereço IP automaticamente ou por meio do DHCP. (C)
-
DHCP – Protocolo para ter um ip automaticamente, pode ser manual ou dinâmico. Gera o nº q identifica o PC na rede (IP dinâmico), reduz a demanda do IPV4 e introduz o IPV6 (junto com o CIDR e NAT), utiliza o UDP, fornece IP ao host, diz o end do roteador padrão, gateway, do servidor DNS e da mascara de sub rede.
-
O servidor DHCP, além de prover endereço de rede, ele também fornece outras configurações, parâmetros de rede que a máquina vai precisar.
-
gab certo.
O DHCP disponibiliza IPs de forma automática para computadores em uma rede, por meio de um servidor que fornece informações essenciais, como a máscara de sub-rede e o gateway padrão. (certo)
Alem de fornecer também o endereço DNS server.
-
gab c!
Dinamic host configuration protocol. Camada aplicação, 67-6 UDP.
Principal função: entregar IP de forma dinamica.
CESPE - 2012 - Banco da Amazônia - Técnico Científico - Análise de Sistemas
A principal função de um servidor DHCP é fornecer, de forma dinâmica, um endereço IP a um computador no momento de sua conexão com a rede. (C) (PS NO IPV6 É AUTOMÁTICO)
DETALHES:
um dispositivo novo é conectado a uma rede. Ele não tem IP, então ele envia um broadcast pra rede perguntando ''quem é o servidor DHCP auqi para me dar um ip''. (esse broadcast é enviado para todos da mesma VLAN) Mesmo sendo switch.
DHCP responde para essa maquina nova: dif getaway, mascara de rede, endereço servidor DNS, e o IP pode ser dado das seguintes formas:
DINÂMICA: DHCP ativado. ip conforme solicitado
AUTOMÁTICA: DHCP faixa de números permitida é informada para atribuir ao novo
FIXO: DHCP desativado.
-
O Protocolo DHCP
O Dynamic Host Configuration Protocol, ou Protocolo de Configuração Dinâmica de Cliente, é um protocolo que atribui dinamicamente endereços IP a máquinas de uma rede local.
Veja bem:
- você está aí, na sua casa, desfrutando do seu modem-roteador, e precisa conectar o seu celular na sua rede sem fio. Você vai lá, acha o nome da rede, coloca a senha e... vai precisar de um IP, né? Sem IP você não pode pertencer à rede. Assim sendo, o DHCP irá atribuir, dinamicamente, um IP ao seu celular.
Prof. Victor Dalton
-
Data do comentário: 26/01/2020
Gabarito: Certo.
O DHCP é um acrônimo para Dynamic Host Configuration Protocol (protocolo de configuração dinâmica de host). Como o próprio nome sugere o DHCP fornece diversas informações que permitem a configuração automática de um computador.
Basicamente, ao ligar um computador que esteja configurado para obter endereço IP automaticamente, esse computador irá enviar uma requisição via broadcast (para todos os computadores do segmento de rede) solicitando um endereço IP. O servidor DHCP receberá essa requisição e analisará se ainda tem disponível um endereço para fornecer. Em caso positivo o servidor irá responder com o endereço IP e a máscara de rede que deve ser configurada, além de outros parâmetros como o gateway padrão, servidor DNS, domínio, etc. O computador então recebe essa resposta e configura sua interface de rede de acordo com os parâmetros de rede constantes na resposta.
Portanto, a questão está correta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/908314
-
Gabarito: certo
DHCP: não interage diretamente com o DNS, atua na porta 67 com o UDP e realiza de forma automática o endereço IP.
(CESPE / CEBRASPE - 2016)Na configuração de uma rede TCP/IP, é possível fazer que a placa de rede obtenha um endereço IP automaticamente ou por meio do DHCP. (CERTO)
(CESPE / CEBRASPE - 2015)O DHCP (dynamic host configuration protocol) não interage com o DNS, portanto, a vinculação entre um nome de host e o endereço IP que o DHCP atribui ao host deve ser gerenciado de maneira independente. (CERTO)
(CESPE / CEBRASPE - 2015)DHCP é um protocolo cliente-servidor que permite que o cliente receba um endereço IP temporário e descubra informações como máscara de sub-rede, endereço do roteador e do DNS. Isto é feito a partir do envio da mensagem de descoberta DHCP (first message), a qual o cliente envia dentro de um pacote TCP envolvido em um datagrama IP para a porta 67.
(CESPE / CEBRASPE - 2015)Para que um servidor DHCP ofereça suporte a clientes em outras sub-redes remotas separadas por roteadores, estes roteadores devem ser usados como agentes de retransmissão BOOTP e DHCP a fim de oferecer suporte ao encaminhamento de tráfego DHCP entre sub-redes.(CERTO)
(CESPE /ANATEL - 2014)Um dos avanços significativos do protocolo IPv6 com relação ao IPv4 é o suporte à autoconfiguração automática de endereços IP, o que torna o uso de servidor DHCP totalmente desnecessário.(errado)
(CESPE /ANATEL - 2014)O serviço DHCP (dynamic host configuration protocol), ao ser disponibilizado no Windows Server, tem a capacidade de atualizar dinamicamente serviços de DNS que estejam configurados para suportar essa atualização. (CERTO)
(CESPE/2016/TCEPA)O serviço DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é capaz de atualizar, de forma dinâmica, o serviço DNS (domain name system).(CERTO)
-
Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):
O DHCP disponibiliza IPs de forma automática para computadores de uma rede? Sim, essa é exatamente a sua função. Por meio de um servidor que fornece informações essenciais, como a máscara de sub-rede e o gateway padrão? Sim, dessa forma o usuário não precisa fazer a configuração manual.
Gabarito: Correto