SóProvas


ID
2990950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Acerca de políticas, diretrizes, ações e desafios na área da família, da criança e do adolescente, julgue o item subsecutivo.


Em atendimento a gestante adulta, o assistente social deve informar-lhe que o acompanhamento pré-natal será realizado por profissionais da atenção secundária.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado

    Art. 8o  É assegurado a todas as mulheres o acesso aos programas e às políticas de saúde da mulher e de planejamento reprodutivo e, às gestantes, nutrição adequada, atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e atendimento pré-natal, perinatal e pós-natal integral no âmbito do Sistema Único de Saúde.                      (Redação dada pela Lei nº 13.257, de 2016)

     

    § 1o  O atendimento pré-natal será realizado por profissionais da atenção primária.                         (Redação dada pela Lei nº 13.257, de 2016)

    #OperaçaoVouSerPapaCharlie

    www.somostodosconcurseiros.net

  • Atenção Primária: De acordo com a declaração de Alma-Ata, a APS corresponde aos cuidados essenciais à saúde, baseados em tecnologias acessíveis, que levam os serviços de saúde o mais próximo possível dos lugares de vida e trabalho das pessoas, constituindo assim, o primeiro nível de contato com o sistema nacional de saúde e o primeiro elemento de um processo contínuo de atenção (ALMA-ATA, 1978). 

  • Para o alcance da proteção integral, deve ser garantido direitos não só para as crianças e adolescentes, como também ao nascituro e à gestante.

  • Segundo o site do SUS: "A atenção básica ou atenção primária em saúde é conhecida como a "porta de entrada" dos usuários nos sistemas de saúde. Ou seja, é o atendimento inicial. Seu objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. A atenção básica funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos."

  • Gab: Errado!

    Questão que sempre cai! Atenção PRIMÁRIA!

     

  • Atenção primaria = Centros (postos) de saúde. Onde esta relacionado ao promoção e prevenção de doenças.

  • Complemento do site do SUS (não é tema jurídico, mas ajuda):

    A Atenção Primária é constituída pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), pela Equipe de Saúde da Família (ESF) e pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) enquanto o nível intermediário de atenção fica a encargo do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel as Urgência), das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e o atendimento de média e alta complexidade feito nos hospitais.

    A Atenção Secundária é formada pelos serviços especializados em nível ambulatorial e hospitalar, com densidade tecnológica intermediária entre a atenção primária e a terciária, historicamente interpretada como procedimentos de média complexidade. Esse nível compreende serviços médicos especializados, de apoio diagnóstico e terapêutico e atendimento de urgência e emergência.

    A Atenção Terciária ou alta complexidade designa o conjunto de terapias e procedimentos de elevada especialização. Organiza também procedimentos que envolvem alta tecnologia e/ou alto custo, como oncologia, cardiologia, oftalmologia, transplantes, parto de alto risco, traumato-ortopedia, neurocirurgia, diálise (para pacientes com doença renal crônica), otologia (para o tratamento de doenças no aparelho auditivo).

    ==

    Ou seja: a gestante terá atendimento regular na UBS, geralmente próxima do seu bairro (atenção primária). Quando precisar de atendimento com mais tecnologia ou algo mais especializado, é claro, será encaminhada ao hospital (atenção secundária) e, em casos mais extremos, receberá procedimentos mais especializados ainda, como cirurgias/partos de alto risco (atenção terciária).

  • Gabarito Errado.

    Art. 8° parágrafo único: O atendimento pré-natal será realizado por profissionais da atenção primária.

  • § 1o  O atendimento pré-natal será realizado por profissionais da ATENÇÃO PRIMÁRIA.

  • Art. 8º. (...)

    § 1  O atendimento pré-natal será realizado por profissionais da atenção primária.  

  • ERRADO

    § 1  O atendimento pré-natal será realizado por profissionais da atenção primária.  

  • 04 COMENTÁRIOS IGUAIS EM SEQUÊNCIA. DESNECESSÁRIO

  • Atenção primária.

  • Questão errada.

    O atendimento ao pré-natal de acordo com o ECA será ofertado por profissionais da ATENÇÃO PRIMARIA e NÃO SECUNDÁRIA COMO SE REFERE A QUESTÃO.

  • ERRADO - PRIMÁRIA.

    P² -> Pré-natal -> Primária

    O atendimento pré-natal será realizado por profissionais da atenção primária. 

    LoreDamasceno.

  • secundária NÃO, PRIMÁRIA SIM

  • Em atendimento a gestante adulta, o assistente social deve informar-lhe que o acompanhamento pré-natal será realizado por profissionais da atenção primária.

    Art. 8º, § 1º. O atendimento pré-natal será realizado por profissionais da atenção primária.

    Gabarito: Errado

  • Em atendimento a gestante adulta, o assistente social deve informar-lhe que o acompanhamento pré-natal será realizado por profissionais da atenção PRIMÁRIA.

  • Art. 8º, § 1º. O atendimento Pré-natal será realizado por Profissionais da atenção Primária.

  • Profissionais da atenção primária.

  • O atendimento será realizado por profissionais de atenção primária e não secundária como afirmou a questão.

  • Primária

  • ATENÇÃO PRIMÁRIA.

  • primária ne

  • p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120%; }

    A questão em comento encontra resposta na literalidade do ECA.

    Diz o ECA:

    “ Art. 8o É assegurado a todas as mulheres o acesso aos programas e às políticas de saúde da mulher e de planejamento reprodutivo e, às gestantes, nutrição adequada, atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e atendimento pré-natal, perinatal e pós-natal integral no âmbito do Sistema Único de Saúde. (Redação dada pela Lei nº 13.257, de 2016)


    § 1o O atendimento pré-natal será realizado por profissionais da atenção primária. (Redação dada pela Lei nº 13.257, de 2016)”



    Não é atendimento pré-natal por profissionais de atenção secundária, mas sim de atenção primária.

    Logo, a assertiva está INCORRETA.


    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO