SóProvas


ID
2998363
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em 1937, o médico argentino Pedro Escudero criou as Leis da Alimentação, as quais enfatizam que uma alimentação saudável é composta por quatro princípios. Para as afirmativas abaixo, indique “V”, caso verdadeiro, e “F”, caso falso:


( ) A lei da quantidade aborda que a quantia de alimento deve ser suficiente para cobrir as exigências energéticas do organismo e mantê-lo em equilíbrio.

( ) A lei da qualidade corresponde à composição, a qual deve ser completa e composta por alimentos saudáveis e de qualidade para oferecer ao organismo todas as substâncias necessárias para o seu bom funcionamento.

( ) A lei da harmonia corresponde ao equilíbrio que deve haver na ingestão dos alimentos, e, consequentemente, na proporção de nutrientes.

( ) A lei da adequação a qual refere-se à adequação da alimentação às especificações de cada indivíduo, considerando os ciclos da vida, o estado fisiológico, os hábitos alimentares e as condições sócio - econômicas e culturais.


A sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • A Lei número 1, refere-se à QUANTIDADE e preconiza: A quantidade de alimentos deve ser suficiente para cobrir as exigências energéticas do organismo e manter em equilíbrio o seu balanço. Sendo assim, o bom senso é fundamental para não haver excessos nem restrições, pois ambos são igualmente prejudiciais. No entanto, cada indivíduo necessita de quantidades específicas para manter suas funções orgânicas e atividades diárias.

    A Lei número 2, refere-se à QUALIDADE e aconselha que: O regime alimentar deve ser completo em sua composição, para oferecer ao organismo que é uma unidade indivisível, todas as substâncias que o integram. A variedade de alimentos fornece todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do seu corpo. Com exceção do leite materno até aos 6 meses de vida, nenhum outro alimento é completo isoladamente, por este motivo, a variedade se torna fator indispensável a uma nutrição adequada. Quanto mais colorida e diversificada forem às suas refeições, mais diversidades de nutrientes você estará ingerindo.

    A Lei número 3, refere-se à HARMONIA e recomenda que: A quantidade dos diversos nutrientes que integram a alimentação deve guardar uma relação de proporção entre si. O nosso organismo absorve e utiliza corretamente os nutrientes quando estes se encontram em proporções adequadas. Assim, é importante haver um equilíbrio entre eles, pois as substâncias não agem isoladamente, mas em conjunto. Como exemplo, podemos citar a relação entre a ingestão de carboidratos, proteínas e gorduras.

    A Lei número 4, refere-se à ADEQUAÇÃO e destaca que: A finalidade da alimentação está subordinada a sua adequação ao organismo. O estado fisiológico (gestação, lactação), hábitos alimentares (deficiência de nutrientes), condições socioeconômicas (acesso aos alimentos), alterações patológicas (presença de doenças) e os ciclos da vida (crianças, adolescentes, adultos e idosos) que fazem com que o organismo tenha necessidades nutricionais diferenciadas, dependendo da situação em que este se encontra.

  • A- V, V, V, V