SóProvas


ID
3007786
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

De acordo com Szwarcfiter e Markenzon (2010), coloque F (Falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, assinalando a seguir a opção que apresenta a sequência correta.


( ) Análise é um aspecto básico no estudo dos algoritmos, o qual consiste em verificar a exatidão do método empregado, o que é realizado através de um prova de matemática.

( ) Correção é outro aspecto básico no estudo do algoritmo, o qual visa à obtenção de parâmetros que possam avaliar a eficiência do algoritmo em termos de tempo de execução e memória ocupada.

( ) Frequentemente, um procedimento recursivo é mais conciso que o seu correspondente não recursivo. Entretanto, muitas vezes há desvantagens no emprego prático da recursividade, podendo um algoritmo não recursivo ser mais eficiente que o seu equivalente recursivo.

( ) As complexidades do pior caso, do melhor caso e do caso médio têm por objetivo avaliar a eficiência de tempo ou espaço. Sendo a complexidade de pior caso a que fornece um limite superior para o número de passos que o algoritmo pode efetuar, em qualquer caso,

( ) Para a questão de algoritmos ótimos, o interessante é determinar a função que represente o menor limite inferior possível para um problema e a maior complexidade de melhor caso do algoritmo.

Alternativas
Comentários
  • Correção é um aspecto básico no estudo dos algoritmos, o qual consiste em verificar a exatidão do método empregado, o que é realizado através de um prova de matemática.

    Análise é outro aspecto básico no estudo do algoritmo, o qual visa à obtenção de parâmetros que possam avaliar a eficiência do algoritmo em termos de tempo de execução e memória ocupada.

    Para a questão de algoritmos ótimos, o interessante é determinar a função que represente a complexidade igual a cota inferior do problema.

  • ( F) Análise é um aspecto básico no estudo dos algoritmos, o qual consiste em verificar a exatidão do método empregado, o que é realizado através de um prova de matemática.

    Análise: visa à obtenção de parâmetros que possam avaliar a eficiência do algoritmo em termos de tempo de execução e memória ocupada. 

    ( F) Correção é outro aspecto básico no estudo do algoritmo, o qual visa à obtenção de parâmetros que possam avaliar a eficiência do algoritmo em termos de tempo de execução e memória ocupada.

    Correção: verifica a exatidão do método empregado, o que é realizado através de uma prova matemática. 

    (V) Frequentemente, um procedimento recursivo é mais conciso que o seu correspondente não recursivo. Entretanto, muitas vezes há desvantagens no emprego prático da recursividade, podendo um algoritmo não recursivo ser mais eficiente que o seu equivalente recursivo.

    (V) As complexidades do pior caso, do melhor caso e do caso médio têm por objetivo avaliar a eficiência de tempo ou espaço. Sendo a complexidade de pior caso a que fornece um limite superior para o número de passos que o algoritmo pode efetuar, em qualquer caso,

    (F) Para a questão de algoritmos ótimos, o interessante é determinar a função que represente o menor limite inferior possível para um problema e a maior complexidade de melhor caso do algoritmo

    Um algoritmo ótimo é aquele que apresenta a menor complexidade dentre todos os possíveis algoritmos para resolver o mesmo problema. 

    Alternativa; A

  • Algoritmo ótimo = menor complexidade