SóProvas


ID
3011779
Banca
FUNDATEC
Órgão
IMESF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A análise SWOT, também conhecida como FOFA, insere quatro itens a serem observados no planejamento e estratégia organizacional, os quais são Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Trata-se, portanto, de uma ferramenta utilizada para o diagnóstico estratégico da organização. Apresenta características de avaliação dos ambientes internos e externos das entidades. Nesse sentido, quando a organização estuda os aspectos internos que podem estar dificultando o alcance dos seus objetivos, ela está realizando a avaliação de:

Alternativas
Comentários
  • Força e Fraquezas são variáveis controláveis do ambiente interno, ao passo que ameaça e oportunidade são variáveis incontroláveis do ambiente externo.

  • Gabarito: D

    Forças e Fraquezas referem-se ao ambiente interno, Fraquezas = Pontos fracos.

  • Força: Variável interna à organização que contribui para o bom desempenho. Ex: profissionais com alta capacitação.

    Fraqueza: Variável interna à organização que freia o desenvolvimento. Ex: tecnologia defasada.

    Oportunidades: Variável externa à organização que pode alavancar os negócios. Ex: financiamentos bancários com menor taxa de juros.

    Ameaças: Variável externa à organização que pode lhe trazer riscos. Ex: valorização cambial - em empresas que importam matéria-prima.

  • GABARITO  d) Pontos fracos. 

     

    Ambiente Interno = ponto forte e ponto fraco (controláveis)

    Ambiente Externo = oportunidades e ameaças (não controláveis)

     Fraco + Ameaças = Estratégia de Defesa (Problemas = sobrevivência)

     Fraco + Oportunidades = Estratégia de Reforço (Limitações = crescimento)

     Forte + Ameaças = Estratégia de Confronto (Vulnerabilidade = manutenção)

     Forte + Oportunidades = Estratégia Ofensiva (Alavancagem = desenvolvimento )

     

    Fonte: Labuta do dia-a-dia!

    Não desistam!

  • Nesse sentido, quando a organização estuda os aspectos internos que podem estar dificultando o alcance dos seus objetivos, ela está realizando a avaliação de: Pontos Fracos (Letra D)

  • ANÁLISE SWOT:

    • Ferramenta de diagnóstico estratégico criada pela Escola do Design de Planejamento.

    • Por meio dela, realiza-se a auditoria de posição, que analisa as forças e fraquezas do ambiente interno, bem como as fraquezas e ameaças do ambiente externo.

    • Relaciona os fatores internos da empresa, ou seja, suas competências e deficiências versus fatores que são de mercado, como ambiente político, economia, aspectos sociais e tecnológicos.

    • Sua importância no apoio à formulação de estratégias deriva de sua capacidade de promover um confronto entre as variáveis externas e internas, facilitando a geração de alternativas de escolhas estratégicas e de possíveis linhas de ação. 

    FONTE: Gran cursos.

  • GABARITO: LETRA D

    Análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos. A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e também é conhecida como Análise FOFA ou Matriz SWOT.

    Análise SWOT, ou FOFA, é uma ferramenta de planejamento estratégico na gestão de projetos, usada para analisar cenários e embasar a tomada de decisões. Ela costuma ser usada pelas empresas antes de implementar algum projeto de impacto para o negócio. A análise proporciona um diagnóstico completo da situação da própria empresa e dos ambientes que estão no seu entorno, de maneira que ajude a correr menos riscos e aproveitar as oportunidades.

    As forças e as fraquezas se referem à análise interna, ou seja, os pontos positivos e negativos da empresa ou do projeto que se quer implementar.

    São fatores que, em sua maioria, estão sob controle da empresa e podem ser modificados por ela, diferentemente do ambiente externo, que é analisado nas oportunidades e ameaças. Elas englobam a análise de mercado, concorrentes, fornecedores e até o macroambiente político, econômico, social e cultural.

    FONTE:https://rockcontent.com/blog/como-fazer-uma-analise-swot/

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre as varáveis da Análise SWOT. Nota-se que deverá ser assinalada a alternativa que trouxer a variável responsável por estudar os aspectos internos que podem dificultar o alcance dos objetivos organizacionais.

    A Análise SWOT é uma ferramenta de diagnóstico dos ambientes (interno e externo) da organização. Tem a finalidade de avaliar os aspectos positivos e negativos que podem impactar no negócio da organização em cenários futuros. A Sigla SWOT é uma abreviação de Strengths, Weaknesses, Threats, Opportunities, que significam Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades.

    As Forças e as Fraquezas estão situadas no ambiente interno da organização, pertencem, por isso, àqueles aspectos que podem ser por ela controlados.

    ◼ Forças/Strengths: representam aquilo que a organização tem de melhor, que funciona bem para o alcance das suas metas.

    ◼ Fraquezas/Weaknesses: são aqueles aspectos que têm o que melhorar para não comprometer o desempenho organizacional.

    Por outro lado, o ambiente externo, que contém os aspectos incontroláveis pela organização, pode proporcionar algumas situações que podem ser positivas ou negativas. Ele contempla:

    ◼ Ameaças/Threats: são situações que colocam o negócio da organização em risco.

    ◼ Oportunidades/Opportunities: são situações que podem, se aproveitadas, alavancar o negócio da organização.

    Agora, vamos às alternativas e ver qual é a correta.

    A - incorreta - Pontos fortes - são os aspectos positivos da organização.

    B - incorreta - Ameaças - são os riscos que o ambiente externo pode apresentar.

    C - incorreta - Oportunidades - são situações, oferecidas pelo ambiente externo, que podem alavancar o desempenho organizacional.

    D - correta - Pontos fracos - são aqueles aspectos internos que, se não corrigidos, podem por a saúde da organização em risco, pondo o alcance dos objetivos em risco.

    E - incorreta - Estratégias de curto prazo.

    Diante do exposto, notamos que a variável responsável pela análise dos aspectos internos que podem dificultar o alcance dos objetivos organizacionais é aquela conhecida por Fraquezas (Pontos Fracos) na alternativa "D".

    GABARITO: D

    Fonte: FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3. ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.

  • GABARITO: LETRA D

    O que é a Análise SWOT (Matriz FOFA)?

    Também conhecida com Matriz SWOT, Análise FOFA ou ainda Matriz FOFA, dentro da Gestão do Desempenho Empresarial, a Análise SWOT é uma das ferramentas mais simples e ao mesmo tempo úteis que uma empresa tem ao seu dispor para entender o ambiente em que está inserida e criar a base de informações necessárias para planejar seu futuro.

    O termo SWOT é o acrônimo para Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats que quando traduzimos para o português temos a sigla FOFA que significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

    FATORES POSITIVOS:

    Strengths - FORÇAS (INTERNO)

    Opportunities - OPORTUNIDADES (EXTERNO)

    FATORES NEGATIVOS:

    Weaknesses - FRAQUEZA (INTERNO)

    Threats - AMEAÇAS (EXTERNO)

    A Matriz SWOT avalia a empresa olhando para suas forças e fraquezas e também levando em consideração os fatores internos e externos a organização.

    TREASY.COM.BR

  • GAB:D

    a questão pede a relação interno+ pejorativo

    vai a analise de cada alternativa.

    A-Pontos fortes.(interno) meliorativo

    B-Ameaças.(externo) pejorativo

    C-Oportunidades.(externo) meliorativo

    D-Pontos fracos.(interno) pejorativo

    E-Estratégias de curto prazo.(interno) meliorativo