• período Sensório-motor (0 a 2 anos);
• período Pré-operatório (2 a 7 anos): Segundo Rappaport (1981), neste período do desenvolvimento, o egocentrismo se caracteriza por uma visão do real que tem por referência o próprio eu, ou seja, a criança nessa fase não concebe uma situação no mundo sem que não faça parte, desse modo, ela confunde-se com objetos e pessoas atribuindo-lhes seus próprios pensamentos.
Assim, a criança pode dar explicações animistas, frente a acontecimentos por ela vividos, ou seja, a criança irá atribuir características humanas para animais, plantas e objetos, por exemplo, “dizer que a boneca vai dormir porque está com sono ou que a panela está sentada no fogão.” (RAPPAPORT, 1981, p. 69).
• período das Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos);
• período das Operações formais (11 ou 12 anos em diante).
Para responder essa questão, o candidato necessita de conhecimentos a respeito da teoria do desenvolvimento de Jean Piaget. Com base nas teorias do referido autor, deve-se indicar a opção que apresenta a etapa do desenvolvimento correspondente ao comportamento dos estudantes observado pelo professor.
A) Operações formais.
ERRADO - Nesse estágio do desenvolvimento predomina a lógica formal, a criança já pode realizar abstrações sem necessitar de representações concretas e pode, também, imaginar situações nunca vistas ou vivenciadas por ela.
B) Psicogenética da leitura e escrita.
ERRADO – Esta não é uma etapa do desenvolvimento das crianças, de acordo com as teorias de Piaget. A Psicogenética está ligada ao processo de aquisição da linguagem, afirmando que todos os conhecimentos têm uma gênese e explicitando quais são as formas iniciais de conhecimento da língua escrita.
C) Operações concretas.
ERRADO - O estágio das operações concretas é o período em que a lógica começa a desenvolver-se e a criança já consegue, ao seu modo, organizar e sistematizar situações e relacionar aspectos diferentes da realidade. Sua compreensão do mundo não é mais tão prática, mas ainda depende do mundo concreto para realizar abstrações.
D) Pré-operatório.
CORRETO - No estágio pré-operatório predomina o egocentrismo, pois a criança não consegue colocar-se abstratamente no lugar do outro. A leitura da realidade é parcial e incompleta, visto que a criança prioriza aspectos que são mais relevantes aos seus olhos. Sua percepção abstrata começa a ser aguçada à medida que aumenta sua capacidade de simular, imaginar situações, figuras e pessoas semelhantes.
E) Sensório-motor.
ERRADO - No estágio sensório-motor a inteligência da criança é essencialmente prática e as ações de reflexo predominam. A relação com o meio ambiente não se dá pelo raciocínio lógico ou pela representação simbólica, mas pela ação e experimentação direta.
Portanto, a letra D indica a etapa do desenvolvimento das crianças correspondente ao comportamento observado pelo professor, sendo, desta forma, a resposta correta.
Gabarito do Professor: Letra D.