-
I. Os antivírus são programas de computador concebidos para prevenir, detectar e eliminar vírus de computador.
IV:Não é o antivirus que controla o tráfego da rede e sim o firewall. Um firewall trabalha controlando o tráfego em uma rede, usando para isso um conjunto de regras. Ele determina qual o conteúdo poderá trafegar pela rede, bem como as conexões que serão aceitas ou negadas.
-
Vírus de computador são programas maliciosos capazes de infectar programas e arquivos do computador, podem fazer cópias de si mesmo e espalhar-se para outros computadores em rede, se acionados!
-
VÍRUS: Tem que ser executado, Precisa hospedeiro E Auto copia.
SPYWARE: Programa espião.
TROJAN HORSE: Cavalo de troia: chega como presente, MAS qando executado lasca tudo
-
Os antivírus são programas de computador concebidos para prevenir, detectar e eliminar vírus de computador.
Um antispyware é um software de segurança que tem o objetivo de detectar e remover adwares e spywares. A principal diferença de um anti-spyware de um antivírus é a classe de programas que eles removem. Adwares e spywares são consideradas áreas “cinza”, pois nem sempre é fácil determinar o que é um adware e um spyware.
Um firewall trabalha controlando o tráfego em uma rede, usando para isso um conjunto de regras. Ele determina qual o conteúdo poderá trafegar pela rede, bem como as conexões que serão aceitas ou negadas. Se, por exemplo, um hacker tentar acessar a rede, ou até mesmo um único computador ligado à internet, e há um firewall configurado adequadamente, o acesso dele será interceptado e bloqueado. O mesmo vale para os worms, pragas que utilizam a rede para se disseminarem.
-
GAB DDDDDDDDDDD
-
Pessoal que tem dificuldade em informática, no perfil da @prontodesafiei tem um material excelente para estudo e vários conceitos cobrados nos Concursos
-
III- Vírus faz cópia de si mesmo?! Isso é característica de Worm
-
GABARITO: D
WORM:
programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes;
envia cópias de si mesmo de computador para computador;
são autorreplicáveis;
não necessitam ser executados para infestarem o computador.
VÍRUS:
programa ou parte de um programa malicioso que se propaga infectando, inserindo cópias de si mesmo;
são replicáveis, mas precisam ser executados;
anexam-se ou hospedam-se em arquivos ou programas existentes na máquina;
depende da execução do programa ou arquivo para se tornar ativo e infectar a máquina.
Firewall é utilizado para proteger um computador contra acessos não autorizados provenientes da internet. Ele pode ser tanto um software como um hardware. Quando existe a combinação de ambos é denominado de "appliance".
O Firewall é capaz de: registrar as tentativas de acesso aos serviços habilitados no seu computador e bloquear o envio para terceiros de informações coletadas por invasores e códigos maliciosos; bloquear as tentativas de invasão e de exploração de vulnerabilidades do seu computador e possibilitar a identificação das origens destas tentativas; analisar continuamente o conteúdo das conexões, filtrando diversos tipos de códigos maliciosos e barrando a comunicação entre um invasor e um código malicioso já instalado; evitar que um código malicioso já instalado seja capaz de se propagar, impedindo que vulnerabilidades em outros computadores sejam exploradas.
Lembrando sempre que não podemos confundir antivírus com firewall, blz? O antivírus protege seu pc do ataque de vírus, detectando, identificando e eliminando o malware envolvido. O Firewall é responsável por controlar ou bloquear tentativas de acesso ao seu computador sem a devida autorização. Ademais, o Firewall não é antispyware, ou seja, apesar de bloquear a propagação, ele não elimina o worm.
Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.
-Tu não pode desistir.
-
Gabarito dado pela banca é a letra D, mas não está totalmente correto a assertiva
II- Spywares são programas maliciosos cujo objetivo é monitorar as atividades do usuário no computador e enviar as informações coletadas para terceiros através da Internet.
Acertei porque fui pela menos errada, mas de acordo com a cartilha Cert referência no assunto, não necessariamente um spyware será malicioso observem:
► Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.Pode ser usado tanto de forma legítima quanto maliciosa, dependendo de como é instalado, das ações realizadas, do tipo de informação monitorada e do uso que é feito por quem recebe as informações coletadas.
Pode ser considerado de uso:
Legítimo: quando instalado em um computador pessoal, pelo próprio dono ou com consentimento deste, com o objetivo de verificar se outras pessoas o estão utilizando de modo abusivo ou não autorizado.
Portanto, caberia anulação da questão, fonte abaixo:
https://cartilha.cert.br/malware/
-
Eliminando a primeira, vc já acerta!
I) Não podemos confundir Firewall x Antivírus
Antivírus, o zelador
O Antivírus, é um software que faz a varredura dos arquivos ou e-mails que já estão no computador ou na rede para verificar se contêm algum tipo de malefício que possa causar danos e os excluí do sistema.
Seguindo a mesma analogia, seria compatível com o zelador que fiscaliza se há uma pessoa mal-intencionada que já se encontra dentro de prédio e está causando prejuízos para o condomínio e precisa ser expulso. Do mesmo modo que o zelador, é responsável por fiscalizar e solucionar os problemas que já estão instalados no local, o antivírus é responsável por cuidar dos vírus que já estão instalados dentro dos arquivos ou e-mails do computador e precisam ser deletados.
-
A questão aborda conhecimentos acerca dos tipos de malwares e suas funções, bem como a função dos antivírus e do Firewall na proteção do computador.
Item I – O Firewall tem como função monitorar a entrada e saída de dados e bloquear acessos externos não autorizados à rede de computares. A definição trazida no enunciado se refere aos antivírus.
Item II – O malware “Spyware” é o responsável por espiar o usuário, através das teclas pressionadas e pela visualização da tela do usuário, para conseguir acesso a senhas do usuário, aos hábitos de navegação, a informações confidenciais etc.
Item III – Vírus é um código malicioso, que começa a se autorreplicar após a execução do arquivo hospedeiro, o que prejudica o desempenho da máquina.
Item IV – O malware “Cavalo de Troia” se passa por um programa legítimo para enganar o usuário e softwares de antivírus, logo não avisa que executa um código malicioso, o que permite ao malware realizar a abertura de portas para futuros ataques.
Item V – Os softwares antivírus tem como função realizar a proteção do computador contra a entrada e ataque de malwares, bem como eliminar os códigos maliciosos presentes no computador. A definição trazida no enunciado se refere ao Firewall.
Gabarito – Alternativa D.