SóProvas


ID
3056986
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Fortaleza dos Nogueiras - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre os conhecimentos de Redes de Computadores julgue as afirmativas abaixo:


I. Uma rede LAN é normalmente utilizada dentro de um único prédio ou prédios vizinhos, ou seja, de extensão pequena.

II. Em uma transmissão Síncrona os dados são enviados de maneira sincronizada com o funcionamento da rede.

III. No topologia em barra (barramento), se uma das estações falhar a rede deixa de funcionar e prejudica toda a ligação.

Alternativas
Comentários
  • I - PAN

    LAN - ''local'' área network

    MAN

    WAN

    II - Síncrona x assíncrona - pela própria redação dá pra saber que está correto.

    III - Se alguma estação parar de funcionar,a rede não cai,a rede só cai se o cabo parar de funcionar.

    Resposta: B

  • I - PAN

    LAN - ''local'' área network

    MAN

    WAN

    II - Síncrona x assíncrona - pela própria redação dá pra saber que está correto.

    III - Se alguma estação parar de funcionar,a rede não cai,a rede só cai se o cabo parar de funcionar.

  • # TOPOLOGIA BARRAMENTO >>> Os computadores estão ligados a rede (que é o barramento). Havendo problema na estação, somente na estação, e não havendo problema na rede (no barramento), a rede continuará operando.

    # TOPOLOGIA ANEL >>> Na topologia de rede, conhecida como ANEL, ocorre interrupção no funcionamento da rede quando há falha de comunicação c uma estação de trabalho.(Afirmativa III ).

  • I. Uma rede LAN é normalmente utilizada dentro de um único prédio ou prédios vizinhos, ou seja, de extensão pequena.(certa)

    LAN significa Local Area Network (em português, Rede Local) e é um conjunto de computadores que pertence a uma mesma organização, conectados entre eles por uma rede, numa pequena área geográfica, geralmente através de uma mesma tecnologia (a mais usada é a Ethernet)

    II. Em uma transmissão Síncrona os dados são enviados de maneira sincronizada com o funcionamento da rede. (certa)

    Síncrona: quando o dispositivo emissor e o dispositivo receptor encontram-se num estado de

    sincronia (estabelecimento de conexão) antes de a comunicação iniciar e permanecem em sincronia durante a transmissão. Isso pode ocorrer o bloqueio das partes enquanto a transmissão ocorre. Por exemplo, um dispositivo pode enviar uma requisição a outro dispositivo, e somente continuar com sua tarefas após a resposta deste outro dispositivo.

    ASSÍNCRONA, não ocorre estabelecimento de conexão entre as partes, ficando a cargo de outros protocolos o ordenamento e eventual perda das mensagens. É como uma carta, enviada pelo correio, sem código de rastreamento. Quem envia não tem como saber se ela chegou ou não, e a leitura da mensagem só ocorre quando o destinatário abre a sua caixa de correio.

    III. No topologia em barra (barramento), se uma das estações falhar a rede deixa de funcionar e prejudica toda a ligação.(errada)

    Mesmo se uma das estações falhar, a rede continua funcionando normalmente, pois os computadores (na verdade, as placas de rede, ou interfaces de rede) se comportam de forma passiva, ou seja, o sinal elétrico é APENAS RECEBIDO pela placa em cada computador, e NÃO retransmitido por esta. 

    Fonte: e Estratégia Concursos.

  • Além das comentadas por SENA, há a:

    # TOPOLOGIA ESTRELA >>> Quando há ligação de computadores por meio de uma central (HUB ou SWITCH).

    HUB - Não Orientado

    SWITCH - Orientado

  • MODOS DE TRANSMISSÃO

    Quando consideramos a transmissão de dados de um dispositivo a outro, é de interesse fundamental a fiação, e é de interesse primário, quando levamos em conta o fluxo de dados. Enviamos 1 bit por vez ou agrupamos bits em grupos maiores e, nesse caso, como? A transmissão de dados binários por um enlace pode ser realizada em modo paralelo ou em modo serial. No modo paralelo, vários bits são enviados a cada pulso de clock. No modo serial, somente 1 bit é enviado a cada pulso de clock. Embora haja apenas uma maneira de enviar dados paralelos, existem três subclasses de transmissão serial: assíncrona, síncrona e isócrona.

    Transmissão Paralela

    Dados binários, formados de bits 1 e 0, podem ser organizados em grupos de n bits cada. Os computadores produzem e consomem dados em grupos de bits de forma muito similar à que concebemos e usam a linguagem falada na forma de palavras em vez de letras. Por meio do agrupamento, podemos enviar dados em blocos de n bits por vez, em vez, de 1 único bit. Isso é chamado transmissão paralela. A vantagem da transmissão paralela é a velocidade de transmissão.

    Transmissão Serial

    Na transmissão serial, um bit segue o outro; portanto, precisamos de apenas um canal de comunicação em vez de n canais para transmitir dados entre dois dispositivos comunicantes.

    A vantagem da transmissão serial em relação à paralela é que, com apenas um canal de comunicação, a transmissão serial reduz o custo de transmissão em relação à paralela por um fator de aproximadamente n. Já que a comunicação dentro dos dispositivos é paralela, são necessários dispositivos de conversão na interface entre o emissor e a linha (paralela-para-serial) e entre a linha e o receptor (serial-para-paralelo). A transmissão serial ocorre em uma de três maneiras: assíncrona, síncrona e isócrona.

    Transmissão Assíncrona

    A transmissão assíncrona é assim chamada porque o intervalo de tempo entre mensagens não é importante. Em vez disso, as informações são recebidas e convertidas em padrões estabelecidos. Desde que esses padrões sejam seguidos, o dispositivo receptor pode recuperar as informações sem se preocupar com o ritmo no qual elas sejam enviadas. Os padrões se baseiam em agrupamentos do fluxo de bits em bytes. Cada grupo, normalmente de 8 bits, é enviado pelo enlace como uma unidade.

    Transmissão Síncrona

    Na transmissão síncrona, o fluxo de bits é combinado em “frames” mais longos, que podem conter vários bytes. Cada byte, entretanto, é introduzido no enlace de transmissão sem um intervalo entre ele e o próximo. Fica a cargo do receptor separar o fluxo de bits em bytes para fins de decodificação. Em outras palavras, os dados são transmitidos na forma de uma string ininterrupta de 1s e 0s e o receptor separa essa string em bytes, ou caracteres, que ela precise para reconstruir as informações.

    Fonte: (Comunicação de Dados e Redes de Computadores, FOROUZAN, CAPÍTULO 4.)

  • Topologia de barramento: A falha com um dos pontos não afeta toda a rede OBS: MAS caso o cabo central falha.

  • Topologia Barramento - imaginem um varal com roupas estendidas: se uma das roupas cair, nada acontece com as outras; ao contrário, se o próprio varal (backbone) cair, toda a rede é prejudicada.

    ** Analogia feita pelo curso em pdf do Estratégia.