-
GABARITO: LETRA D
A) Visto que, em uma determinada escola, cada um dos estudantes apresentam diferentes talentos, a mesma aula pode ser percebida como fácil para alguns, enquanto a outros, parece intransponível. → temos uma concordância feita com a expressão "cada um", o verbo deveria concordar com ela e ir ao singular: cada um... apresenta.
B) Os pais de hoje creem que, não ceder aos desejos da criança faz parte de uma educação sólida, mesmo quando lhe pedem coisas insignificantes, que caberia no orçamento. → vírgula inadequada e o certo seria "caberiam", concordando com o sujeito "que", o qual retoma um substantivo no plural "coisas insignificantes".
C) Como é difícil admitir que não somos todos iguais, oculta-se atualmente as diferenças entre alunos bem-sucedidos e aqueles que não apresentam a mesma predisposição e inteligência destes. → temos uma voz passiva sintética, o sujeito paciente está no plural, logo o verbo deveria estar no plural: ocultam-se as diferenças (as diferenças são ocultadas).
D) Embora a ideia de que seríamos hedonistas e imediatistas esteja disseminada e chegue a despertar a indignação de alguns, o fato é que se valoriza, na nossa cultura, a renúncia ao prazer. → correta.
E) Acredita-se que hajam aqueles que perdem a coragem diante de uma frustração, ainda que possuam as mesmas habilidades dos que não desistem; estes, assim, não recuam diante dos reveses. → verbo "haver" com sentido de "existir" é impessoal e não deve ser flexionado, logo o correto seria: haja aqueles que...
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺
-
Visto que, em uma determinada escola, cada um dos estudantes apresentam diferentes talentos, a mesma aula pode ser percebida como fácil para alguns, enquanto a outros, parece intransponível.
Cada um dos participantes deverá (cada um – o verbo é no singular, mesmo que haja componente do sujeito no plural)
"Cada três livros custam 60 reais". (plural)
O comentário do colega Ramon não procede, conforme o ex-professor de Língua Latina José Maria da Costa explica em seu blog o uso de "cada um"
-
Marquei D também, mas não creio que a alternativa A esteja incorreta, pois "cada um dos estudantes apresentam diferentes talentos" é partitivo e, segundo a gramática tradicional, o verbo pode concordar tanto com "cada", quanto com "estudantes".
-
o verbo fica na 3 do singular quando o sujeito e formado por CADA UM/A/DE/DAS (cada um dos estudantes apresenta diferentes talentos)
-
A correlação dos tempos verbais na letra "D" está correta?
-
Pedro Barros também achei que a correlação dos verbos na "D" estava errada já que tem o "seríamos" pensei que o "esteja" ficaria "estivesse", marque A pq pensei que o verbo poderia concordar com estudantes.
-
Caí no '' cada um'' de novo PQP kkkkkkkkkk
Toda vez que vocês verem o ''cada um'' esqueçam que pode ser no plural ou no singular!
Será sempre no singular!
Cada um dos moradores solicitou um planejamento- CORRETO
Cada um dos moradores solicitaram um planejamento. ERRADO
-
uma observação sobre a letra B:
1) Grupo do CRÊ-DÊ-LÊ-VÊ:
Os verbos CRER, DAR, LER e VER são os únicos que na 3ª pessoa do plural terminam em –EEM. Não esqueça que perderam o acento circunflexo, segundo o novo acordo ortográfico
-
O correto não seria "...estivesse disseminada e chegasse a despertar..."? O verbo anterior está no futuro do pretérito...pela correlação deveria pedir um no pretérito imperfeito do subjuntivo....
se alguém souber explicar...
-
Assertiva D
Embora a ideia de que seríamos hedonistas e imediatistas esteja disseminada e chegue a despertar a indignação de alguns, o fato é que se valoriza, na nossa cultura, a renúncia ao prazer.
-
Ao utilizarmos a expressão “cada um de”, independentemente do que vier depois estar no singular ou plural, o verbo fica sempre no singular. Cabe lembrar que a palavra “cada um” designa uma unidade (FERREIRA, 1999).
Ex01. Cada um dos sujeitos assinou o termo.
Ex02. Cada um de nós trouxe uma flor.
Eu jurava que era expressão partitiva, porém, não é.
Fonte: Internet.