SóProvas


ID
3117445
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Fraiburgo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

O tema do combate à corrupção ocupa o papel de destaque na pauta de reivindicações sociais na atualidade, o que justifica a proliferação de normas internacionais e internas que consagram mecanismos relevantes, preventivos e repressivos, de garantia da moralidade administrativa.
A corrupção é inimiga da República, uma vez que significa o uso privado da coisa pública, quando a característica básica do republicanismo é a busca pelo “bem comum”, com a distinção entre os espaços público e privado.
Conforme destacamos em obra sobre o tema, o combate à corrupção depende de uma série de transformações culturais e institucionais. É preciso reforçar os instrumentos de controle da máquina administrativa, com incremento da transparência, da prestação de contas e do controle social.
Nesse contexto, a Lei nº 12.846/13 representa importante instrumento de combate à corrupção e de efetivação do republicanismo, com a preservação e restauração da moralidade administrativa.

OLIVEIRA, Rafael C. R.; AMORIM, Daniel A. das N. O sistema brasileiro de combate à corrupção e a Lei nº 12.846/2013 (Lei Anticorrupção). Disponível em: . Acesso em: 04 de set. 2019. [Fragmento adaptado].

Considerando o texto 1, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Todas outras alternativas extrapolam aqui que está no texto, trazem informações além;

    ? Justificativa da resposta: Conforme destacamos em obra (livro) sobre o tema, o combate à corrupção depende de uma série de transformações culturais e institucionais.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.

       

  • Por eliminação sim, mas daí a dizer que a obra em si é um livro isso sim é extrapolação. A obra pode ser uma dissertação, pode ser uma resenha, texto crítico... enfim. Mas nada deixa claro que é um livro. Eu tendo escrito esse comentário posso dizer que foi minha obra, mas não que tenha feito um livro sobre isso.

  • Concordo com o MacacoD.Luffy! Porém, as Bancas examinadoras são assim! FGV que o diga!

  • Obra = livro? Obra pode ser mil coisas e não só um livro. As bancas não deveriam ter essa autonomia toda de escrever como quiser, de tudo o o jeito, extrapolando os limites da língua portuguesa e ficar por isso mesmo com a justificativa de ser a banca "A", a banca "B" e tal.

  • Achei bem difícil.

    Socorro

  • A) O tema principal da Lei nº 12.846/13 é o reforço dos mecanismos de controle da moralidade pública.

    => Reforça os mecanismos de controle da moralidade administrativa (linha 2). (ERRADO)

    B) Entre as medidas reparadoras dos danos causados por atos de corrupção, a Lei nº 12.846/13 prevê o acordo de leniência.

    => " [...] a Lei nº 12.846/13 representa importante instrumento de combate à corrupção e de efetivação do republicanismo" (linha 7). Além do mais, em nenhuma parte do texto há menção a acordo de leniência. (ERRADO).

    C) Em um livro, os autores tratam das transformações culturais e institucionais necessárias para combater a corrupção.

    => Bora entender essa joça!

    Lembra, na escola, quando o professor passava um trabalho de pesquisa e dizia que queria bibliografia? Então, segundo o padrão ABNT, sempre que você citar uma obra, precisa cumprir alguns requisitos. Dentre eles: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação etc.

    Ao final do texto, linhas 9 e 10, é possível ver: nome dos autores (OLIVEIRA, Rafael C. R.; AMORIM, Daniel A. das N.); nome da obra (O sistema brasileiro de combate à corrupção e a Lei nº 12.846/2013 (Lei Anticorrupção)), acesso (Disponível em: . Acesso em: 04 de set. 2019).

    Desse modo, há, sim, menção clara de que os autores tratam desse assunto em uma obra literária, mas, para poder compreender, demanda prática de citação bibliográfica. Complexo, ainda assim, válido. Tendo em vista que a prova destina-se ao cargo de coordenador pedagógico (CORRETO)

    D) Dentre as sanções previstas no combate à corrupção, a mais radical é a dissolução compulsória da pessoa jurídica, daí a preocupação do legislador em prever as hipóteses específicas em que isso poderá ocorrer.

    => Não há, no texto, nenhuma menção que torne essa afirmação válida.(ERRADO).

    E) A lei também prevê que há espaço para a presença de pessoas físicas no polo passivo, inclusive os agentes públicos envolvidos no ato ilícito.

    => Mesmo problema da alternativa anterior. Não há, no texto, nenhuma menção que torne essa afirmação válida.(ERRADO).

    Resumindo:

    Quando o enunciado pede algo "de acordo com a texto", TEM que estar no texto. Do contrário, está errado. Desse modo, as alternativa D e E estão erradas por, sequer, constarem no texto. Já as alternativas A e B estão erradas porque estão em desacordo com o texto. Com isso, mesmo sem saber nada sobre padrão ABNT, é possível chegar a resposta correta por eliminação.

    Força, pessoal! :D

  • A palavra "livro" serve apenas ao contexto de quem mal formulou a questão.

  • Questão mal formulada. Por eliminação, a mais aceitável é a alternativa "C".

  • Só por eliminação pra responder essa. Poderia ser um artigo, uma dissertação, uma tese...

  • A nota de rodapé também faz parte do texto, ali você encontrará vestígios do que se trata, logo pode-se dizer ser um livro.

  • Obra é um livro necessariamente né.Çeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  • foi por eliminação...