SóProvas


ID
3117448
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Fraiburgo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia as frases a seguir.

1. Na sala ao lado, alguns trabalhadores ficam à espera de clientes para serem contatados.
2. Afrânio querido, para que destino segues assim tão lesto, circunspecto e assaz atribulado?
3. Atualmente Vicente está bem diferente, pois já não sente tantas dores de dente quanto antigamente.
4. A questão é que o gerente foi apanhado com a mão na botija, apropriando-se indevidamente de uma vultuosa quantia de dinheiro.
5. Dei um rolê na área, ganhei a mina, mas acabei dançando: a mina estava a fim de outra parada.

De cima para baixo, as frases são exemplos dos seguintes vícios de linguagem:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? Objetividade novamente, acertamos pela mais fácil, "eco":

    ? 3. Atualmente Vicente está bem diferente, pois já não sente tantas dores de dente quanto antigamente.

    ? O eco caracteriza-se quando há palavras na frase com terminações iguais ou semelhantes, provocando dissonância.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.

       

  • 1. Na sala ao lado, alguns trabalhadores ficam à espera de clientes para serem contatados. Quem será contatado? Os clientes ou os trabalhadores? AMBIGUIDADE

    2. Afrânio querido, para que destino segues assim tão lesto, circunspecto e assaz atribulado? Requinte, perfeição ou elegância exagerada ao falar, ao escrever. Encontrei esses exemplos ótimos: "A formosa donzela, com os olhos marejados de lágrimas, lia febril a epístola de sua genitora”. Tradução em português: “A bela moça com lágrimas nos olhos, lia a carta de sua mãe”.

    Veja esta expressão oral, muito conhecida: “Não me venha com colóquio flácido para acalentar bovinos”. Tradução em português: “Não me venha com conversa mole para boi dormir”.

    Esta é dum executivo: “Infelizmente a locação de recursos em outras áreas de risco obstaculizou a realização do briefing do projeto no prazo crítico da missão". Tradução em português: “Relaxei e não consegui terminar meu relatório no prazo exigido".

    3. Atualmente Vicente está bem diferente, pois já não sente tantas dores de dente quanto antigamente. Sabendo esse dava ara acertar a questão! Eco é um vício de linguagem que consiste na terminação de duas ou mais palavras de um texto serem as mesmas. É considerado uma rima.

    4. A questão é que o gerente foi apanhado com a mão na botija, apropriando-se indevidamente de uma vultuosa quantia de dinheiro. Barbarismo é o erro de pronúncia, grafia ou uso de uma determinada palavra. Quando o erro é propositado, o barbarismo é uma figura de linguagem, que pode ter função estética em uma narrativa. O correto seria vultosa!

    5. Dei um rolê na área, ganhei a mina, mas acabei dançando: a mina estava a fim de outra parada. O plebeísmo é um vício de linguagem que consiste na utilização de termos coloquiais (gírias e palavras de baixo calão) ou de expressões informais, por exemplo:

  • Você sequer precisa saber as definições de todos os vícios de linguagem. A banca foi generosa ao não repetir as definições oferecidas à primeira construção:

     "Na sala ao lado, alguns trabalhadores ficam à espera de clientes para serem contatados."

    Na construção acima, não discernimos quem supostamente será contratado: clientes ou trabalhadores.

    Letra E