SóProvas


ID
3126490
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Desde os primitivos rabiscos em uma placa de argila ou em peles de animais até a difusão maciça de aplicativos de localização e de navegação em smartphones, o uso de mapas é uma necessidade vital para o homem. Sobre esse assunto, considere as seguintes afirmativas:


I – Diferentemente dos meridianos, que possuem sempre o mesmo diâmetro, os círculos que representam os paralelos diminuem de tamanho à medida que se afastam do Equador em direção aos polos.

II – As escalas podem ser gráficas ou numéricas. As representações em escala pequena mostram áreas pequenas e com muitos detalhes.

III – A distorção (de áreas, de formas ou de distâncias) pode ser eliminada quando as projeções afiláticas são empregadas na confecção de um mapa.

IV – Anamorfose é uma forma de representação cartográfica utilizada em mapas temáticos na qual as áreas dos países, estados ou regiões são mostradas proporcionalmente à importância de sua participação no fenômeno representado.


Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

Alternativas
Comentários
  • 1- VERDADEIRA

    2- FALSA- escalas pequenas = muito reduzido, áreas grandes e poucos detalhes

    3- falsa - sempre vão existir deformações nas projeções...

    4- VERDADEIRA

  • gabarito letra C

    I – Diferentemente dos meridianos, que possuem sempre o mesmo diâmetro, os círculos que representam os paralelos diminuem de tamanho à medida que se afastam do Equador em direção aos polos. ➡ correto

    II – As escalas podem ser gráficas ou numéricas. As representações em escala pequena mostram áreas pequenas e com muitos detalhes. ➡ errado, trocou o conceito de escala pequena.

    Escala grande (estou dividindo a realidade menos vezes, portanto um numero menor)

    --Local, mais detalhes, menos abrangência. Ex: carta de um bairro

    Escala pequena (estou dividindo a realidade mais vezes, portanto um número menor)

    -- Mais amplo, menos detalhes, mais abrangência  EX: Mapa do brasil 

    III – A distorção (de áreas, de formas ou de distâncias) pode ser eliminada quando as projeções afiláticas são empregadas na confecção de um mapa. ➡ errado, os tipos de propriedades geométricas que caracterizam as projeções cartográficas, em suas relações entre a esfera (Terra) e

    um plano, que é o mapa, são:

    a) Conformes – os ângulos são mantidos idênticos (na esfera e no plano) e as áreas são deformadas.

    b) Equivalentes – quando as áreas apresentam-se idênticas e os ângulos deformados.

    c) Afiláticas – quando as áreas e os ângulos apresentam-se deformados.

    IV – Anamorfose é uma forma de representação cartográfica utilizada em mapas temáticos na qual as áreas dos países, estados ou regiões são mostradas proporcionalmente à importância de sua participação no fenômeno representado ➡ correto, utilizada para representar cartograficamente temas e visualizá-los de forma diferente da habitual. A superfície de cada espaço cartografado vai mudar proporcionalmente segundo uma determinada variável.

    bons estudos

  • Texto de apoio sobre a importância dos mapas para a humanidade e enunciado ordenando assinalar alternativa correta sobre o tema.

    Análise das alternativas:

    I. Paralelos variam de 0º até 90º nas direções Sul e Norte o que significa que os paralelos de latitude são de fato uma extensão territorial menor a medida que se aproximam dos polos. AFIRMATIVA CORRETA.



    II. Escala cartográfica é uma relação de proporção entre objeto gráfico (mapa) e espaço real (áreas retratadas). Desta forma, escala grande significa muitos detalhes e pouco espaço sendo utilizada para representar áreas menores como bairros, por exemplo, enquanto a escala pequena possui poucos detalhes e muito espaço sendo utilizada em mapas do país por exemplo. AFIRMATIVA ERRADA. 


    III. Projeção afilática são as projeções que não preservam forma, ângulo, distância ou área, ou seja, não há conservação das propriedades. AFIRMATIVA ERRADA.



    IV. Ao destacar pelo tamanho e forma a área na utilização da anamorfose ela é uma forma de projeção muito utilizada na confecção de mapas temáticos que possuem uma finalidade específica ou tema. Assim utilizando essa forma para produzir um mapa da concentração tecnológica mundial, países do hemisfério Norte apareceriam maiores do que os do Sul por exemplo. AFIRMATIVA CORRETA.


    C) I e IV 



    Considerações finais:

    Projeções, escala, temas, orientação, organização espacial e localização são apenas alguns dos temas relacionados ao estudo da cartografia uma das partes mais complexas e importantes dos estudos geográficos. Não devemos negligenciar esse tema e realizar o máximo possível de exercícios sobre o tema que é recorrente na maioria das provas. 

    Gabarito: C.
  • Texto de apoio sobre a importância dos mapas para a humanidade e enunciado ordenando assinalar alternativa correta sobre o tema.

    Análise das alternativas:

    I Paralelos variam de 0º até 90º nas direções Sul e Norte o que significa que os paralelos de lata latitude são de fato uma extensão territorial menor a medida que se aproximam dos polos. AFIRMATIVA CORRETA



    II Escala cartográfica é uma relação de proporção entre objeto gráfico (mapa) e espaço real (áreas retratadas) desta forma escala grande significa muitos detalhes e pouco espaço sendo utilizada para representar áreas menores como bairros por exemplo enquanto a escala pequena possui poucos detalhes e muito espaço sendo utilizada em mapas do país por exemplo. AFIRMATIVA ERRADA 


    III Projeção afilática são as projeções que não preservam forma, ângulo, distância ou área, ou seja, não há conservação das propriedades. AFIRMATIVA ERRADA



    IV Ao destacar pelo tamanho e forma a área na utilização da anamorfose ela é uma forma de projeção muito utilizada na confecção de mapas temáticos que possuem uma finalidade específica ou tema. Assim utilizando essa forma para produzir um mapa da concentração tecnológica mundial países do hemisfério Norte apareceriam maiores do que os do Sul por exemplo. AFIRMATIVA CORRETA


    C) I e IV 



    Considerações finais:

    Projeções, escala, temas, orientação, organização espacial e localização são apenas alguns dos temas relacionados ao estudo da cartografia uma das partes mais complexas e importantes dos estudos geográficos. Não devemos negligenciar esse tema e realizar o máximo possível de exercícios sobre o tema que é recorrente na maioria das provas. 





  • PENSA ASSIM:

    ESCALA PEQUENA = POUCOS DETALHES

    ESCALA GRANDE = MUITOS DETALHES

  • I - Representa uma Projeção Azimutal.

    II - Falsa - Escalas menores detalham menos.

    III - Falsa - as distorções dos três são distorcidas nas Projeções Afiláticas.

    IV - Anamorfose é utilizada em várias áreas do conhecimento.

  • GABARITO LETRA C

    II – As escalas podem ser gráficas ou numéricas. As representações em escala pequena mostram áreas pequenas e com muitos detalhes.

    TAMANHO:  é bizu, não é técnica a explicação

    • Grande: quando você dá muito zoom no celular, a imagem fica com mais detalhes porque a área diminuiu (o número que representa isso é o que confunde, pois é o contrário do nome-1:100) 
    • Pequena: quando você dá menos zoom no celular, a área é ampliada, então ela fica mais desfocada (o número também é o contrário do nome-1:1000000) 

    -------------------------

    III – A distorção (de áreas, de formas ou de distâncias) pode ser eliminada quando as projeções afiláticas são empregadas na confecção de um mapa. errada, sempre haverá alguma distorção

    -PROJEÇÃO CARTOGRÁFICA:  

    • Projeções equiDISTANte: mantêm as DISTÂNcias. 
    • Projeções equivalente: mantêm a proporção/áreas e distorce as formas. (se x equivale a x, logo é proporcional). 
    • Projeção conFORMe: mantêm as FORMas e distorce as áreas.
    • Projeção afilática: não mantêm nada- Não conserva formas, áreas ou distâncias. 

    -----------------

    COMPLEMENTO DAS PROJEÇÕES

    • Note que a equivalente e a conforme são uma o inverso da outra
    • Caso você estude os cartógrafos como Peters e Mercator, perceba que eles usam essas duas
    • Peters: equivalente
    • Mercator: conforme
  •   Escala grande: denominador pequeno maior é sua riqueza de detalhes.

       Escala pequena: 1:1000000, com isso não há informações bem detalhadas de um lugar. 

    •  (E = D ≠ A) escala = detalhe ≠ da área

      A escala numérica é representada por esta grafia 1:1000000.

    Anamorfose é uma forma de representação cartográfica utilizada em mapas temáticos na qual as áreas dos países, estados ou regiões são mostradas proporcionalmente à importância de sua participação no fenômeno representado. 

  • Diferentemente dos meridianos, que possuem sempre o mesmo diâmetro, os círculos que representam os paralelos diminuem de tamanho à medida que se afastam do Equador em direção aos polos. De norte a sul, o tamanho das medidas dos paralelos diminuem.

    As escalas podem ser gráficas ou numéricas. As representações em escala pequena mostram áreas pequenas e com muitos detalhes. Escala pequena, área grande (mapas), escala grande, área pequena (plantas).

    A distorção (de áreas, de formas ou de distâncias) pode ser eliminada quando as projeções afiláticas são empregadas na confecção de um mapa. Nosso mundo não possui uma forma 100% redonda ou oval, ela mesma contém diversas deformações naturais que impossibilitam a existência de uma representação cartográfica perfeita.

    Anamorfose é uma forma de representação cartográfica utilizada em mapas temáticos na qual as áreas dos países, estados ou regiões são mostradas proporcionalmente à importância de sua participação no fenômeno representado.

  • I-  CORRETO;

    II- ERRADO; As escalas pequenas representam grandes áreas, é inversamente proporcional.

    III- ERRADO; A projeção alifática distorce todas as dimensões ( área, distância, forma )

    IV- CORRETO