SóProvas


ID
3132595
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os princípios arquivísticos estão na base da teoria arquivística e constituem o marco principal da diferença entre a Arquivística e as outras ciências da Documentação. O princípio, segundo o qual os arquivos devem se organizar conforme a competência e as atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável por sua produção ou acumulação, é o da

Alternativas
Comentários
  • Gab.: D - Proveniência

    d) Proveniência (ordem original) / respeito aos fundos / método histórico: não se misturam documentos de origens diferentes.

  • LETRA D

    Princípio da Proveniência: princípio básico da Arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.

  • PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA

    –Está ligado à origem do documento, ou seja, mesmo com a mesma tipologia, tratando de um mesmo assunto, há que se respeitar a origem do documento – princípio intimamente ligado ao organograma da instituição.

    Gabarito ( D )

    Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.

  • A questão versa sobre os princípios arquivísticos. A alternativa correta é aquela que relacionar o princípio correto à definição de organização conforme as competências e atividades.
    a) Esse princípio também pode ser chamado de Princípio da Naturalidade e estabelece uma das principais características dos documentos arquivísticos: a sua origem e forma de estruturação. Como definição, o princípio diz que os documentos arquivísticos só são criados porque existe uma atividade a ser desenvolvida e que é justamente pela existência dessa atividade que temos uma acumulação natural de documentos, uma formação natural. Se os documentos não possuem essa forma de estruturação, ele não é arquivístico. Entretanto, esse não é o termo relacionado à definição dada pela questão. Errada.

    b) Esse princípio também pode ser chamado de Integridade. É um princípio protetor porque ele cuida dos documentos e evita que intervenções prejudiciais os atinjam. Essas intervenções podem ser em relação a estrutura física dos documentos ou a possíveis dispersões de seu conteúdo. O princípio da integridade não possui relação com a forma de organização dos documentos, que é o que a questão deseja. Errada.

    c) Organicidade é a característica que distingue um documento arquivístico de outro documento. Um documento orgânico é aquele que foi produzido ou recebido no decorrer das atividades da instituição. Se a forma de produção foi essa, temos um documento arquivístico, então, sim, um documento só é arquivístico se for orgânico. Entretanto, esse princípio não faz referência à forma de organização. Errada.

    d) De acordo com o Princípio da Proveniência, os documentos produzidos por uma instituição devem ser mantidos junto a ela. Ele não diz expressamente que os documentos devem ser organizados de acordo com o produtor, mas essa é com certeza uma consequência direta da aplicação do princípio da proveniência, pois a organização vai de acordo com as atividades institucionais. Certa.

    e) O princípio da unicidade preconiza que o documento arquivístico é único dentro do seu contexto de produção. Isso quer dizer que não existe nenhum documento arquivístico igual ao outro porque cada um foi produzido dentro de um contexto. Entretanto, a unicidade não está ligada à forma de organização. Errada.

    Gabarito do Professor: D
  • Princípios:

    a) Naturalidade-Cumulatividade: origem e forma de estruturação. Documentos arquivísticos só são criados porque existe uma atividade a ser desenvolvida e que é justamente pela existência dessa atividade que temos uma acumulação natural de documentos, uma formação natural.

    b) Indivisibilidade-Integridade: protetor porque ele cuida dos documentos e evita que intervenções prejudiciais os atinjam. Essas intervenções podem ser em relação a estrutura física dos documentos-possíveis dispersões de seu conteúdo.

    c) Organicidade: distingue um documento arquivístico de outro documento. Um documento orgânico é aquele que foi produzido-recebido no decorrer das atividades da instituição. Se a forma de produção foi essa, temos um documento arquivístico, então, sim, um documento só é arquivístico se for orgânico.

    d) Proveniência- ordem original / respeito aos fundos / método histórico: documentos produzidos por uma instituição devem ser mantidos junto a ela. Ele não diz expressamente que os documentos devem ser organizados de acordo com o produtor, mas essa é com certeza uma consequência direta da aplicação do princípio da proveniência, pois a organização vai de acordo com as atividades institucionais. Arquivos devem se organizar conforme a competência e as atividades da instituição-pessoa legitimamente responsável por sua produção-acumulação.

    e) Unicidade: documento é único dentro do seu contexto de produção = não existe nenhum documento arquivístico igual ao outro porque cada um foi produzido dentro de um contexto.

  • Questão

    Os princípios arquivísticos estão na base da teoria arquivística e constituem o marco principal da diferença entre a Arquivística e as outras ciências da Documentação. O princípio, segundo o qual os arquivos devem se organizar conforme a competência e as atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável por sua produção ou acumulação, é o da

    A ( ) umulatividade.

    B ( ) indivisibilidade.

    C ( ) organicidade.

    D (X) proveniência.

    E ( ) unicidade.

    Princípio da Proveniência ou Princípio do Respeito aos Fundos: o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.

    Para Heloisa Bellotto “o princípio da Proveniência fixa a identidade do documento relativamente ao seu produtor. Por esse princípio, os arquivos devem ser organizados obedecendo à competência e as atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável por sua produção, acumulação ou guarda de documentos".

  • Falou em competências e atividades da instituição = proveniência/ respeito aos fundos/ método histórico.

    Falou em relação natural entre os documentos = organicidade.